Últimas notícias

Fique informado

Nova carteira de identidade começa a ser emitida para crianças e jovens até 18 anos

28 de abril de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Documento, que tem o CPF como único número de identificação em todo o país, ainda não está sendo emitido em casos de segunda vi

O Detran.RJ começou a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que tem o CPF como número único de identificação, para crianças e jovens até 18 anos.

No Estado do Rio, o novo documento já estava sendo emitido, desde janeiro deste ano, para as crianças de 0 a 11 anos.

A nova CIN estará disponível para crianças e adolescentes que pedirem a primeira via do RG em qualquer posto de identificação civil do Detran.RJ. Neste momento, ainda não está sendo emitida a segunda via.

Para emitir o documento, é preciso ter a certidão de nascimento original da criança com o CPF ou a certidão original e mais o documento de inscrição no CPF. Nos casos em que a criança não tiver o CPF já emitido, receberá o modelo antigo de identidade.

Trazendo mais segurança, a nova CNI tem um QR Code para verificar a autenticidade do documento, por onde também é possível saber se foi furtado ou extraviado.

Também foi incorporado o MRZ, um código internacional usado em passaportes, e facilita o uso do RG como documento de viagem, podendo ser lido em terminais de autoatendimento de aeroportos brasileiros.

— A Carteira de Identidade Nacional evita a duplicidade de registros e dificulta fraudes. Hoje, a pessoa pode tirar um RG diferente em cada estado da federação.

Com a CIN isso vai acabar — explica o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

O prazo de validade da nova CNI varia. É de cinco anos para crianças até 11 anos e de dez anos para quem tem entre 12 e 59 anos. Para a população a partir de 60 anos, o prazo é indeterminado.

Segundo o diretor de Identificação Civil do Detran.RJ, Pedro Paulo Thompson, o Detran.RJ tem até dezembro de 2023 para concluir a implementação da CIN para cidadãos de outras faixas etárias.

Pelo decreto federal que instituiu a CIN, o documento no formato anterior será válido no país até 28 de fevereiro de 2032, permitindo uma transição gradual para o novo modelo.

Pessoas com 60 anos ou mais terão a opção de não mudar o documento.

Fonte: O Globo

Identidade digital e privacidade serão destaques nas discussões do Web Summit Rio 2023

Cinco maneiras para impulsionar os negócios com observabilidade e ​​​ inteligência artificial

Sobre a Valid

Vivemos na economia da confiança. Nessa economia, a moeda é a identidade, e identificação é o que dá valor a ela. Para a Valid (B³: VLID3 – ON), identificação é reconhecer algo ou alguém como verdadeiro.

Estamos no seu RG, nos seus cartões de banco, nas transações que faz pelo celular e em todos esses lugares, usamos tecnologia de ponta. Somos 6,000 colaboradores em 16 países levando em consideração as particularidades culturais e regionais, para entregar soluções personalizadas e integradas.

No Brasil somos a maior empresa em emissão de documentos de identificação, no mundo ocupamos a 5ª posição na produção de SIM Cards e estamos entre os 10 maiores fabricantes de cartão do planeta. Identificação é nossa razão de ser. Para saber mais, acesse www.valid.com

Acesse o Site da Valid Certificadora Digital e para ler outros artigos do Crypto ID acesse aqui!

O Crypto ID reúne as principais notícias e artigos sobre as diversas tecnologias que identificam, no meio eletrônico, pessoas, empresas, equipamentos, aplicações e softwares. São artigos do Brasil e do Mundo, afinal, identidade digital é parte do nosso nome! Confira a coluna Identidade Civil e Digital.