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Como resolver assinatura inválida no Adobe?

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Tal erro é bastante comum e é causado no Adobe quando um usuário tenta assinar digitalmente o documento com um Certificado Digital

Se você é um profissional liberal e trabalha com advocacia, contabilidade, engenharia, entre outros, então é provável que tenha se deparado com erros, como a assinatura inválida no Adobe. Entretanto, essa falha pode ser resolvida facilmente, sem a ajuda de terceiros.

Para conseguir solucioná-la e evitar que ele ocorra no futuro, é importante entender melhor o que é o erro de assinatura inválida, o motivo dele acontecer, como solucioná-lo e quem pode assinar o Adobe. Confira e aprenda!

O que é o erro de assinatura inválida no Adobe?

É uma espécie de barra azul que aparece no topo de uma página do Adobe Acrobat Reader com um ‘X’ vermelho acima de uma caligrafia, a mensagem “Ao menos [ou ‘Pelo menos’] uma assinatura apresenta problemas” e um botão para acessar o Painel de Assinaturas.

Tal erro é bastante comum e é causado no Adobe quando um usuário tenta assinar digitalmente o documento com um Certificado Digital, mas o processo não é finalizado de maneira correta.

Isso não deve ser ignorado tanto pelo usuário que recebe o documento quanto aquele que o assina, porque compromete a segurança e validade da assinatura digital, prejudicando a realização das atividades do profissional.

Por que esse erro acontece?

Há falha no reconhecimento da cadeia de certificados no Acrobat Reader, impedindo o programa de validar a assinatura. Apesar de um certificado da AC-Raiz da ICP-Brasil fazer parte da Adobe Approved Trust List (AATL ou lista de confiança aprovada pela Adobe), o software apenas aceita certificados dos tipos A2, A3 e A4.

Assim, os certificados A1 serão considerados inválidos pelo Adobe, mesmo estando validada conforme os critérios da ICP-Brasil. O problema ocorre mesmo que o usuário ajuste o software para que ele aceite as cadeias do Windows, pois a AATL sobrepõe qualquer outra configuração.

Também é possível que o Adobe invalide todas as assinaturas quando o usuário trocar de Autoridade Certificadora (AC) — portabilidade —, entidade responsável por emitir, distribuir, revogar, gerenciar e renovar Certificados Digitais de seus clientes. Esse entrave apenas é solucionado quando há nova atualização da cadeia de confiança do software.

Como resolver o problema de assinatura inválida no Adobe?

Saiba que as correções devem ser feitas diretamente pelo usuário do certificado digital e no seu computador pessoal. Mas não se preocupe, pois não é necessário ser um técnico da informática para corrigir o erro.

Antes de mostrar a solução, tenha certeza que você baixou e instalou os certificados de Cadeia de Certificação — adquiridos com a VALID. Se preferir, é possível automatizar todo o processo com o programa Instalador de CadeiaS VALID .

Após fazer as instalações básicas, veja as possíveis soluções para o problema abaixo.

Solução 1: importação dos certificados

Baixar os certificados

Faça o download dos arquivos AC RAIZ, 1ª Intermediária e 2ª Intermediária, que estão disponíveis na página própria da VALID Certificadora: Hierarquia de Certificação.

É importante baixar a versão adequada para o seu certificado digital, pois os downloads são divididos entre e-CPF/e-CNPJ e NF-e/e-PF. Além disso, caso ela tenha sido emitido até o dia 31/12/2011, deve-se fazer o download das opções que estão no final da página.

Se você tem dúvidas sobre qual versão exatamente deve ser baixada para o seu certificado, entre em contato com os atendentes da VALID.

Abrir as configurações

Depois, abra o documento do Adobe Reader que apresente a assinatura inválida no Adobe. Selecione a opção “Editar” no menu acima — ou em “Acrobar Reader” se estiver usando MacOS — e depois em “Preferências”.

Encontrar a aba correta

Será aberta uma janela com várias opções. Aqui, clique em “Assinaturas” no menu à esquerda. Procure pela seção “Certificado confiável e de identidade” e clique em “Mais…”.

Acessar o menu de importação

Uma nova janela chamada “Configuração de ID digital e certificados confiáveis” aparecerá. Selecione “Certificados Confiáveis” à esquerda e clique em “Importar” no menu acima (ícone de seta azul).

Importar os arquivos

Nessa janela “Escolha contatos a serem importador” e acesse a opção “Procurar”. Você deve selecionar a AC RAIZ que baixou no portal da VALID e clicar em “Abrir”.

Confiar os certificados

Agora o arquivo escolhido está na aba “Contatos”. Clique nele para enviá-lo à seção de “certificados”, clique-o novamente e, após, em “Confiar…”. Marque as seguintes opções nessa janela:

  • “Usar este certificado como raiz confiável”;
  • “Documentos Certificados”.

Repetir passos

Repita os passos 5 e 6 para os outros dois arquivos “1ª Intermediária e 2ª Intermediária”. Depois, confirme em “Ok”, “Importar”, “Ok” novamente e feche todas as opções.

Checar o documento

Encerre o documento do Adobe para aplicar as mudanças e abra seu arquivo para verificar se o problema foi corrigido. A mensagem que o software deve apresentar agora na barra azul é “Assinado e todas as assinaturas são válidas”.

Dessa forma, o seu computador estará pronto para validar documentos que serão assinados com um certificado, A1 ou A3.

Solução 2: edição de confiança

Editar confiança

Realize o passo 4 da solução explicada anteriormente. Mas em vez de acessar “Importar”, clique em “Autoridade Certificadora Raiz Brasileira” e depois em “Editar confiança” (ícone de lápis).

Remover restrições

Clique na aba “Restrições de política” e apague qualquer texto que estiver em “Política de certificação” e “descrição”. Aperte em “Ok”, feche as configurações, reinicie o programa e veja se o erro desapareceu.

Solução 3: validação da assinatura

Abertura das propriedades

Abra o documento no qual foi feita a assinatura com o Certificado Digital e clique no símbolo de caneta no menu à direita. Aperte com o botão direito do mouse no nome do assinante e escolha “Mostrar propriedades da assinatura…”.

Configuração de confiança

Depois acesse “Mostrar certificado do assinante…”, vá na aba “Confiança” e escolha “Adicionar a certificados confiáveis”. Aperte “Ok” e marque a caixa “Usar este certificado como raiz confiável”.

Selecione “Ok” duas vezes, depois “Validar assinatura” e confira se o problema foi resolvido.

Quem pode assinar o Adobe e como fazê-lo?

Qualquer profissional com um certificado digital pode assinar digitalmente em ambas as versões do Adobe e aproveitar as vantagens da assinatura digital, como segurança, facilidade, economia, entre outras.

Adobe Acrobat DC

É preciso abrir o documento e clicar na seguinte sequência de opções: “Mais ferramentas” (à direita) “Certificados” e “Assinar digitalmente”. Defina o local em que será feita a assinatura, escolha o certificado digital e clique em “Assinar”.

Adobe Reader XI

Nessa versão, basta abrir o arquivo e selecionar “Assinar” no meu superior. Na nova janela, clique em “Assinar” novamente e crie um retângulo no qual será feita a assinatura. Escolha o certificado digital e, mais uma vez, “Assinar”.

Muitas pessoas se deparam com a assinatura inválida no Adobe. Neste post, você conheceu as diferentes possibilidades para solucionar o erro, bem como aprendeu a fazer a assinatura digital nas versões do software.

Profissional liberal e trabalha com advocacia, contabilidade, engenharia, entre outros, então é provável que tenha se deparado com erros, como a assinatura inválida no Adobe. Entretanto, essa falha pode ser resolvida facilmente, sem a ajuda de terceiros.

Para conseguir solucioná-la e evitar que ele ocorra no futuro, é importante entender melhor o que é o erro de assinatura inválida, o motivo dele acontecer, como solucioná-lo e quem pode assinar o Adobe. Confira e aprenda!

Fonte: Blog Valid Certificadora

Sobre a V/Cert

A V/Cert é uma empresa especializada dentro do grupo Valid, dedicada especificamente à área de certificação digital.

A V/Cert faz parte da família Valid que tem mais de 65 anos de história: são mais de seis décadas de constante reinvenção, moldando e recriando soluções que contribuem para tornar o mundo mais dinâmico, interconectado, confiável e seguro.

A V/Cert faz parte da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é um conjunto de normas e procedimentos que regulamenta a emissão e o uso de certificados digitais no Brasil. Isso confere confiabilidade e validade legal aos certificados emitidos pela V/Cert.

Contato: Capital e regiões metropolitanas: 3004-3454 Demais localidades: 0800-725-4565

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