Últimas notícias

Fique informado

Como assinar doc do Word com Certificados Digitais

24 de novembro de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Valid marca presença no webinar Cidades Digitais 2021

Valid Cities, vertical de Smart Cities da multinacional brasileira Valid, participará do Webinar Cidades Digitais 2021.

21 de junho de 2021

Valid se une ao Programa para Fornecedores de Elementos Seguros do Google

A Valid, que já é uma empresa reconhecida globalmente nas indústrias de Identidade, Telecom e Pagamentos, reforça a sua estratégia

21 de junho de 2021

Valid lança nova marca e caminha para maior relevância digital

A multinacional brasileira Valid apresenta seu rebranding embasado em sua nova arquitetura de negócios.

17 de junho de 2021

Receita médica digital: entenda como validar, o funcionamento e as vantagens

A receita médica digital se tornou uma necessidade e uma grande aliada dos profissionais da área, que passaram a fazer prescrições aos pacientes à distância

27 de maio de 2021

Valid inicia operação de emissão de certificado digital na Colômbia. Ouça!

Após um processo de dois anos a Valid conquistou seu credenciamento junto ao Organismo de Acreditação da Colômbia (ONAC).

27 de abril de 2021

Um documento assinado no Word até pode ser alterado, entretanto, qualquer tipo de edição elimina imediatamente a assinatura eletrônica

Você sabe como fazer assinatura digital no Word? Essa é uma das possibilidades de uso de um certificado digital. Com ela, é possível incluir informações de segurança e finalização do seu documento.

Além disso, documentos assinados dessa forma são seguros e invioláveis. Ainda assim, esse doc permite que alterações sejam feitas, removendo a assinatura caso for necessário.

As vantagens dos documentos digitais

Antes de mostrarmos um passo a passo de como fazer assinatura digital no Word, é importante demonstrar as principais vantagens que esse processo pode proporcionar.

Custos reduzidos

A assinatura digital de documentos evita sua impressão. Um arquivo do Word assinado da forma em que mostraremos neste artigo se torna totalmente válido em termos jurídicos, logo, ele pode tramitar em meio digital sem que ocorra a impressão.

Além disso, ocorre uma economia de tempo gasto na emissão do documento para que pudesse ser assinado pelo responsável, proporcionando, assim, mais agilidade em alguns processos empresariais.

Aumento na segurança

Agora vamos falar sobre a segurança. Um documento assinado no Word até pode ser alterado, entretanto, qualquer tipo de edição elimina imediatamente a assinatura eletrônica. Dessa forma, entendemos que se trata de um documento de difícil violação, portanto, com altíssimo nível de proteção.

Impossibilidade de extravio

Seguindo na linha da segurança desse tipo de documento, as assinaturas eletrônicas, quando feitas por meio de certificado digital, dificultam e até impossibilitam o extravio de dados e informações da empresa.

Maior praticidade

Outro ponto que merece destaque é a praticidade. No Brasil, a maioria dos usuários de computadores utilizam o Microsoft e suas soluções, como o Word.

Logo, dificilmente uma pessoa terá dificuldades para abrir um arquivo enviado nesse formato.

A importância de saber como assinar documentos no Word

Afinal, qual é a importância de saber como fazer assinatura digital no Word? Essa é uma pergunta que muitas pessoas podem fazer, e a resposta é muito simples: primeiro, para obter todas as vantagens que mencionamos.

Em segundo lugar, é importante ter em mente que a maior parte dos processos empresariais está migrando para o ambiente online. Sendo assim, se o empresário não se adequar a essas mudanças — as quais são muito simples — ele tende a ficar para trás e, até mesmo, perder posicionamento no mercado.

Por isso, é essencial atentar a essas novidades tecnológicas e aprender a utilizar determinadas soluções que surgem — a funcionalidade de assinatura digital em documentos, por exemplo.

Um fator que pode ser classificado como extremamente importante para a utilização de assinatura em documentos do Word, é o fato de muitas pessoas físicas e empresas já utilizarem essa funcionalidade.

Nesse caso, se você não começar a utilizá-la, é possível ter dificuldade para realizar alguns processos com pessoas que já tenham nesse tipo de tecnologia algo comum e corriqueiro no seu dia a dia.

Passo a passo para assinatura com e-CPF

Agora que você já conheceu as vantagens dos documentos digitais e entendeu a importância de saber como assinar documentos no Word, é hora de fazer isso na prática!

Primeiro, abra o Word e escreva o seu documento. Em seguida, clique no menu Arquivo.

Agora, escolha a opção Proteger Documento (2) e depois Adicionar uma Assinatura Digital (3).

Caso você não tenha salvado o seu doc, neste instante o Word solicitará para que salve o documento para um formato que dê suporte à assinatura digital. Selecione SIM (4).

Adicione o seu documento na pasta desejada.

Dê um nome ao seu doc (5) e em seguida clique em Salvar.

A opção de detalhamento da sua assinatura digital do doc do Word será apresentada. Você pode escolher preencher cada um dos campos ou deixá-los na apresentação padrão.

No item 7 indicamos a opção criação e aprovação do documento do Word que será assinado com um Certificado Digital Valid.

Preencha os campos da janela Informações adicionais de assinatura como desejar. Eles aparecerão apenas no formato ou validação do documento eletrônico (8).

A parte mais importante vem agora. Depois de preencher o campo de objetivo da assinatura deste documento (9), você deverá escolher qual é o certificado digital que será utilizado para assinar esse doc.

Informe o seu código pessoal de uso do certificado digital (PIN) e pronto.

Assinatura digital inserida com sucesso no documento!

Para visualizar as assinaturas do documento (13), clique no texto em amarelo (12) para abrir e verificar. Essa ação também serve para os casos em que você recebeu um doc do Word assinado e deseja saber quem assinou.

Agora que você sabe como fazer assinatura digital no Word, não perca mais tempo e comece a identificar possibilidades de utilizar esse tipo de solução dentro do seu negócio. Assim, obterá toda a segurança, praticidade e comodidade que esse tipo de processo pode proporcionar, colocando sua empresa no rumo das mudanças e inovações tecnológicas.

Fonte: Blog Valid Certificadora

Sobre a V/Cert

A V/Cert é uma empresa especializada dentro do grupo Valid, dedicada especificamente à área de certificação digital.

A V/Cert faz parte da família Valid que tem mais de 65 anos de história: são mais de seis décadas de constante reinvenção, moldando e recriando soluções que contribuem para tornar o mundo mais dinâmico, interconectado, confiável e seguro.

A V/Cert faz parte da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é um conjunto de normas e procedimentos que regulamenta a emissão e o uso de certificados digitais no Brasil. Isso confere confiabilidade e validade legal aos certificados emitidos pela V/Cert.

Contato: Capital e regiões metropolitanas: 3004-3454 Demais localidades: 0800-725-4565

Acesse o Site da V/Cert e leia outros artigos publicados no Crypto ID aqui!

Valid Certificadora explica o que é blockchain e qual a sua relação com o certificado digital?

Entenda por que o certificado digital é indispensável para um contador

Passo a passo para a emissão de procuração eletrônica com certificado digital!

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!