E-commerce no Brasil está crescendo a passos largos. Você está preparado para esse mercado durante a Black Friday?
10 de novembro de 2023Como as empresas podem se preparar para o crescimento do ecommerce no país e aproveitar a black friday?
Por Regina Tupinambá
O E-commerce no Brasil está crescendo a passos largos. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas on-line registraram um aumento de 2% em seu faturamento no primeiro semestre de 2023, atingindo a impressionante marca de R$ 80,4 bilhões.
Esse avanço é impulsionado por diversos fatores, incluindo a queda nos juros e a desaceleração da inflação, que têm contribuído para estimular o consumo pela internet.
Com esse crescimento, as empresas que atuam no e-commerce precisam estar preparadas para atender às necessidades dos consumidores. Isso inclui, principalmente, garantir a segurança dos dados dos visitantes, ser transparente e gerar confiança necessária para que eles concluam suas compras.
Experiência do cliente na Black Friday
Com o crescimento do e-commerce, o consumidor brasileiro está cada vez mais exigente em relação à experiência de compra. Para atender às expectativas dos consumidores, as empresas precisam oferecer uma experiência completa, que inclua:
Segurança: os consumidores precisam se sentir seguros ao fornecer suas informações pessoais e financeiras; Transparência: as empresas precisam ser claras sobre seus produtos, preços e políticas de entrega e Conveniência: as empresas precisam facilitar o processo de compra, desde a pesquisa até a entrega.
Ao seguir essas dicas, você pode ajudar a garantir que sua empresa ofereça uma experiência de compra positiva e memorável para os consumidores não só Black Friday, mas ser o norte para sediferenciar no mercado.
Apresentar a identificação da sua empresa
O primeiro passo para gerar confiança é apresentar sua identificação. Isso deve observar pelo menos três fatores
Exibir selos de segurança, como o TLS1 – Transport Layer Security, que garante que seu site é seguro e identificado. Esse é o maior símbolo de confiança da internet desde sempre.
Incluir um logotipo e informações de contato em seu site. Isso faz com que seus visitantes saibam quem você é e como podem entrar em contato com você.
Fornecer informações sobre sua política de privacidade e de reembolso. Isso mostra aos visitantes que você valoriza sua privacidade e que está comprometido em fornecer um bom atendimento ao cliente.
Garantir a segurança dos dados do seu e-commerce
Atualmente com tantos casos de roubo de informações, a segurança dos dados é uma das principais preocupações dos consumidores ao fazer compras on-line. Por isso, é essencial garantir que seu site esteja protegido contra fraudes e outros ataques cibernéticos, uma vez que um incidente que resulte em vazamento de dados pode lhe causar danos financeiros por conta das sanções da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.
Para isso, você pode adotar as seguintes medidas
Utilizar um certificado TLS para criptografar as informações transmitidas entre seu site e os navegadores dos visitantes. Se voC~e é um e-commerce você deve ter certificados OV – Validação de Organização ou EV – Validação Estendida. Só esse dois tipos de TLS/SSL garantem a identidade do seu site al´me de dar a seu site mais relevância nos buscadores.
Manter seu site atualizado com as últimas correções de segurança.
Implementar uma política de identificação com Multiplos fatores de autenticação.
Ser transparente no e-commerce
A transparência no e-commerce é essencial para construir confiança com os consumidores. Isso inclui ser claro sobre seus produtos e serviços, suas políticas de preços e de entrega, e seus termos e condições.
Você pode ser transparente de várias maneiras, como:
Fornecer informações detalhadas sobre seus produtos e serviços. Isso inclui fotos, vídeos, especificações e avaliações de clientes.
Exibir seus preços claramente, incluindo impostos e taxas.
Fornecer informações sobre seus métodos de entrega e seus prazos.
Escrever termos e condições claros e concisos.
Gerar confiança no e-commece
Além de atender às necessidades mencionadas acima, você também pode gerar confiança com os consumidores de outras maneiras, como:
Oferecer um bom atendimento ao cliente. Isso inclui responder às perguntas e solicitações dos visitantes de forma rápida e eficiente.
Oferecer uma política de reembolso justa. Isso mostra aos visitantes que você está comprometido em atender às suas necessidades.
Fornecer garantias ou políticas de satisfação garantida. Isso oferece aos visitantes uma camada extra de segurança.
O crescimento do e-commerce é uma oportunidade incrível para as empresas que estão dispostas a investir em segurança, transparência e confiança. Ao seguir as dicas mencionadas nesse artigo, você pode ajudar a garantir que sua empresa esteja preparada para aproveitar ao máximo essa oportunidade.
Aqui estão algumas outras dicas que podem ser úteis nessa Black Friday
Além desses fatores, as empresas também precisam ser inovadoras e oferecer experiências únicas para os consumidores. Por exemplo, algumas empresas oferecem frete grátis para compras acima de um determinado valor, ou permitem que os consumidores experimentem os produtos antes de comprá-los.
Aqui estão algumas dicas para as empresas que desejam oferecer uma experiência completa na Black Friday:
Faça um bom planejamento. Antes de começar a vender on-line, é importante fazer um planejamento cuidadoso, definindo seus objetivos, seu público-alvo e sua estratégia.
Crie um site profissional. Seu site é a sua vitrine on-line, por isso é importante que ele seja profissional e fácil de usar.
Promova sua loja on-line. Use as redes sociais, o marketing de conteúdo e outras estratégias para promover sua loja on-line e alcançar seu público-alvo.
Comece cedo: planeje sua estratégia de Black Friday com antecedência, para que você tenha tempo de implementar as melhorias necessárias.
Concentre-se na experiência do cliente: lembre-se que a Black Friday é uma oportunidade de construir relacionamentos com os clientes.
Seja inovador: ofereça experiências únicas que surpreendam e encantem os consumidores.
Com um bom planejamento e execução, você pode ter sucesso no e-commerce e aproveitar o crescimento desse mercado no Brasil.
- TLS – Transport Layer Security é como atualmente se denomina o antigo SSL. São diferentes porque o SSL- Secure Sockets Layer é uma versão desatualizada deste protocolo de segurança. Funcionalidades iguais, versão e nomenclatura diferentes ↩︎
Regina Tupinambá | CCO – Chief Content Officer – Crypto ID. Publicitária formada pela PUC Rio. Como publicitária atuou em empresas nacionais e internacionais atendendo marcas de grande renome. Em 1999, migrou sua atuação para empresas do universo de segurança digital onde passou ser a principal executiva das áreas comercial e marketing em uma Autoridade Certificadora Brasileira. Acompanhou a criação da AC Raiz da ICP-Brasil e participou diretamente da implementação e homologação de inúmeras Autoridades Certificadoras. Foi, também, responsável pelo desenvolvimento do mercado de SSL no Brasil. É CEO da Insania Publicidade e como CCO do Portal Crypto ID dirige a área de conteúdo do Portal desde 2014. Acesse seu LinkedIn.
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