Últimas notícias

Fique informado

Wings: saiba como gerenciar o ciclo de vida dos Certificados Digitais na sua instituição

7 de fevereiro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O Wings é um portal de Gestão Corporativa desenvolvido para apoiar a gestão dos Certificados Digitais e Licenças nas instituições de Saúde

Por ser um ambiente complexo, o hospital reúne não apenas uma pluralidade de stakeholders, como profissionais de Saúde, pacientes e fornecedores, mas também enfrenta o desafio de concatenar processos diversos, possibilitando a gestão hospitalar estratégica, capaz de otimizar os resultados, gerar valor e diminuir os custos.

Somados a esses desafios, a instituição de Saúde precisa se atentar às prerrogativas próprias do setor, além da legislação, a exemplo da LGPD que prevê multas de até R$50 milhões em caso de descumprimento das normas no tratamento dos dados. É nesse cenário de múltiplos desafios que a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço.

Segundo pesquisa da Gartner, 3% do lucro de uma empresa é gasto com processos em papel. Nesse sentido, a adesão aos Certificados Digitais tem aumentado, enquanto uma alternativa segura para a digitalização dos processos e eliminação dos gastos com papel.

Mas, com essa solução, surge um novo ponto de atenção: como gerenciar o ciclo de vida do Certificado Digital em uma instituição com um grande volume de profissionais? Afinal, esse recurso precisa estar ativo para que o médico possa, por exemplo, atender por Telemedicina e prescrever remotamente.

Com foco não apenas na digitalização hospitalar, mas enquanto aliada do setor da Saúde na gestão estratégica e otimizada, a Soluti desenvolveu o Wings, plataforma que centraliza e oportuniza a gestão dos Certificados Digitais e Licenças de todo o corpo clínico, administrativo e diretivo. Continue a leitura e conheça a solução.

Por que digitalizar o hospital?

Impressão, logística, armazenamento, seguro dos documentos, redigitalização, aluguel de impressora e a aquisição do papel em si são apenas alguns dos custos ocasionados pelo ciclo analógico, altamente dependente do papel.

Por essa razão, em busca da eficiência operacional, cada vez mais o conceito de Saúde digital se destaca, com investimentos crescendo mais de 329% em um ano, conforme pesquisa da BenCorp.

Dessa forma, a digitalização hospitalar não é mais uma tendência. Trata-se de um fator crítico para a longevidade, sustentabilidade e competitividade da unidade hospitalar. De modo complementar, a migração para o ambiente virtual gera ganhos em eficiência para os profissionais que compõem o corpo clínico, além de propiciar uma melhor experiência para os pacientes.

Com processos virtuais, são gerados ganhos para o(s):

Hospital: redução dos custos operacionais e de glosas, aumento da rentabilidade e perenidade da instituição;

Profissionais: médicos, enfermeiros e profissionais administrativos ganham com processos integrados, que oportunizam o fluxo de informações e gestão completa dos dados.

– Pacientes: com uma jornada mais ágil, os pacientes reduzem pontos de fricção que poderiam impactar, inclusive, na adesão ao tratamento, como a perda da receita física.

Conforme levantamento da Accenture Digital Health Technology Vision 2021, 63% dos Hospitais melhoraram o atendimento aos pacientes, com o incremento de soluções digitais.

A essa informação, soma-se outro dado importante: 90% dos médicos acreditam que o uso da tecnologia contribui positivamente para o atendimento aos pacientes, conforme pesquisa realizada pela Associação Paulista de Medicina (APM).

Nesse sentido, a aplicação dos Certificados Digitais nas rotinas hospitalares acompanha a busca das organizações pela eficiência e conectividade. Afinal, 96% dos líderes da Saúde pretendem migrar para a infraestrutura de TI para a nuvem (Philips), uma aspiração traduzida em tecnologias como o Bird ID, Certificado em nuvem que dispensa o uso de mídia física como token.

Assim, o Hospital Digital é um conceito que se traduz na realidade atual das instituições, sendo fundamental para a evolução da Saúde enquanto ecossistema. Hoje, 83% da liderança do setor já investe em Prontuários Eletrônicos.

Como gerenciar os Certificados Digitais no hospital?

Digitalizar processos com segurança e eficiência, integrando sistemas para que os documentos sejam natos e assinados eletronicamente. Esse é um dos principais ganhos oportunizados pelos Certificados Digitais. 

Com eles, os processos podem migram para o ambiente online, contando com:

– Segurança;

– Validade jurídica;

– Proteção das informações, em consonância com a LGPD;

– Adesão ao princípio do não repúdio.

Assim, o médico pode prescrever remotamente. Por outro lado, a mesma tecnologia possibilita ao corpo administrativo a emissão da Nota Fiscal (NF) correspondente à contratação de um fornecedor. Já os membros da administração do hospital podem assinar remotamente a aprovação do orçamento, por exemplo. Assim, todo o ecossistema é galardoado.

Desse modo, a tecnologia se firma enquanto fulcral para o ambiente hospitalar, registrando números importantes como a redução dos custos operacionais em 55%, conforme pesquisa realizada pela Zebra Technologies. 

Wings: gestão e gerenciamento do ciclo de vida do Certificado Digital

Desenvolvido pela Soluti, o Wings é um portal de Gestão Corporativa, especialmente desenvolvido para apoiar a gestão dos Certificados Digitais e Licenças nas instituições de Saúde. Com a solução, as informações ficam sempre atualizadas, disponíveis e seguras, permitindo um melhor gerenciamento.

Com acesso garantido somente aos profissionais previamente autorizados pela organização, o Wings atende aos requisitos da LGPD na segurança das informações disponibilizadas.

Nessa perspectiva, a solução elimina riscos de vazamento de dados que poderiam ser gerados, por exemplo, com informações enviadas por e-mail.

O Wings é nativamente integrado ao Bird ID, consolidando com precisão e agilidade os dados do uso do Certificado em nuvem. Intuitiva e completa, a solução foi estruturada para contemplar as necessidades próprias das instituições de Saúde. 

Conheça, a seguir, a organização do Wings.

Dashboard 

Página inicial que reúne os seguintes dados:

– Os usuários ativos no sistema do hospital;

– Histórico completo de todos os usuários (ativos e inativos) que compuseram a instituição;

– Período com maior corpo clínico e, desse modo, é possível antever momentos de crescimento na equipe;

Já no que concerne propriamente à gestão da equipe com Certificado, o sistema reúne dados sobre:

  • A volumetria de assinaturas dos profissionais e, assim, a adesão deles à tecnologia;
  • Autenticações realizadas por período;
  • Movimentação consolidada.

Por meio dessa visão geral, a organização de Saúde acompanha a movimentação atual e antecipa períodos de maior demanda, conseguindo gerir melhor os recursos financeiros e humanos.

Corporações

Nessa seção é possível gerenciar as informações de Corporações distintas, mas que podem, por exemplo, compor a mesma rede. Como é o caso de grupos de hospitais. São disponibilizados dados como:

– Nome da instituição;

– CNPJ;

– Status da Licença de uso;

– Condição do Certificado Digital, ou seja, se ele está ativo, inativo ou mesmo bloqueado.

Usuários individuais  

Dedicada à centralização segura das informações dos profissionais da instituição que possuem Licenças e Certificados, essa aba agrega dados fundamentais para a gestão dos usuários que fazem parte do hospital.

Desse modo, é possível consultar quem está ativo, remover o acesso dos profissionais que não fazem parte mais do corpo hospitalar e observar a data de renovação. Nessa seção são consolidados:

– CPF;

– Nome;

– Data de ativação, isto é, o momento no qual o profissional começou a utilizar a solução;

– Data de expiração do acesso dele ao sistema. Sendo possível renovar automaticamente a Licença e/ou o Certificado de forma planejada e sem comprometer o andamento das atividades;

– Status do usuário (ativo, inativo, suspenso ou bloqueado).

Grupos de Usuários 

O Wings possibilita a organização dos usuários em grupos que podem ser personalizados pela própria instituição. Assim, é possível acompanhar separadamente informações sobre os profissionais de Saúde, administrativos e até mesmo dos gestores do hospital, como membros do Conselho de Administração.

– Organização dos grupos de colaboradores.

– Grupos individualizados no relatório.

– Possível personalizar as pessoas que vão constituir cada grupo.

Relatórios

Na plataforma é possível gerar relatórios por período, com detalhamento por profissionais e grupos de usuários. Assim, a organização tem sempre à disposição os dados consolidados sobre o uso, status e identificação dos usuários ativos.

Fonte: Soluti Responde

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.

Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.

Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.

Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!

Somos líderes no mercado de Certificação Digital, com 38% de market share. Acesse o vídeo e conheça mais um pouco sobre o Grupo Soluti. Sobre Soluti em vídeo.

Diretor de Negócios Internacionais da Soluti fala sobre oportunidades no Chile no 39º FIE

Matchfunding da Soluti dobra valor das doações destinadas à Associação Prato Cheio

Soluti é credenciada para fornecer certificado SPB

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!