Últimas notícias

Fique informado

Seguro-Desemprego com Certificado Digital: tire suas dúvidas! – Ouça

10 de fevereiro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Extinção do eSocial: o que mudará a partir de 2020? – Ouça

O Governo pretende simplificar o cumprimento de obrigações junto ao Fisco e outros órgãos. Para tanto, as mudanças a serem implementadas a partir de 2020 se fundam em algumas premissas.

24 de janeiro de 2020

Autenticidade digital, como garantir? – Ouça

Vivemos um momento de transição do meio físico para o digital, e nesse aspecto a Estonia é hype!

19 de janeiro de 2020

Desde abril de 2015, todos os empregadores, ao informarem ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) a dispensa de um funcionário, devem fazer a solicitação do Seguro-Desemprego com Certificado Digital

Por Soluti

O procedimento está em conformidade com a Resolução 736/2014, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). A norma em questão torna obrigatório o uso do Portal Mais Emprego para o preenchimento e envio do Requerimento do Seguro-Desemprego (RSD) e do Comunicado de Dispensa (CD) ao Ministério do Trabalho, tornando mais simples essa tarefa dentro das empresas.


Embora a solicitação do Seguro-Desemprego com Certificado Digital não seja algo tão recente, ainda é comum haver dúvidas sobre o funcionamento desse sistema. Por essa razão, preparamos este artigo para esclarecer os pontos mais importantes. Continue a leitura e saiba mais!

A utilização do Empregador Web

O Sistema Empregador Web foi desenvolvido pelo MTE com o objetivo de facilitar o processo de envio de requerimentos de Seguro-Desemprego pelos próprios empregadores. O sistema digitalizou esse serviço, possibilitando a sua execução via internet, de forma rápida, segura e simplificada.

Dessa forma, o Empregador Web conferiu mais agilidade e modernidade ao processo, substituindo expedientes manuais e burocráticos por uma solução interativa e muito mais objetiva. Em tempos de carteira de trabalho digital, o uso de soluções informatizadas é uma tendência cada vez mais presente na realidade das empresas e profissionais.

Na prática, o sistema do MTE trouxe uma série de possibilidades e vantagens, como:

•envio de informações em lote, a partir dos arquivos gerados pelo sistema de folha de pagamento;

•substituição dos tradicionais formulários de requerimento adquiridos em papelarias;

•agilidade na prestação de informações aos órgãos responsáveis;

•redução de gastos com papel e formulários;

•total garantia de autenticidade das informações prestadas, graças ao uso do Certificado Digital;

•possibilidade de delegação do processo a um procurador, que representa o empregador nas ações realizadas pelo sistema.

O Certificado Digital mais indicados para o Seguro-Desemprego

Como dito, atualmente é possível realizar a solicitação do Seguro-Desemprego com Certificado Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil). Ou seja, o procedimento foi digitalizado, passando a depender da tecnologia de Certificação para alcançar um funcionamento mais dinâmico, seguro e condizente com a realidade tecnológica atual.

Nesse sentido, uma questão que pode acabar gerando dúvidas é em relação ao tipo de Certificado Digital mais indicado para utilizar o Empregador Web e proceder com a solicitação de Seguro-Desemprego. Para essa finalidade, os Certificados Digitais recomendados são o e-CPF e o e-CNPJ, isto é, os padrões mais comuns do mercado.

e-CPF

É a versão eletrônica do CPF, indicado para pessoas físicas e profissionais liberais, como contadores. Esse modelo de Certificado garante acesso a uma ampla gama de serviços e ambientes seguros de órgãos públicos e privados, identificando o seu portador com total confiabilidade, além de ser indispensável para a assinatura eletrônica de atos praticados em ambientes digitais.

Vale mencionar que, na realidade do profissional da contabilidade, o e-CPF é o documento responsável por permitir que o contador realize, em nome do empregador, ações junto ao sistema do MPT, sempre que esse não disponha de um Certificado próprio.

e-CNPJ

De maneira resumida, essa é a versão eletrônica do CNPJ, cuja finalidade básica é identificar empresas, corporações e instituições em atos praticados em meio digital, conferindo validade jurídica às transações efetivadas eletronicamente.

É por meio do e-CNPJ que o empregador, pessoa jurídica, poderá acessar o Empregador Web e proceder com o envio de dados relativos ao vínculo dos seus trabalhadores e, ainda, comunicar eventuais desligamentos e fazer o requerimento do Seguro-Desemprego.

Vale lembrar que antes do Empregador Web, o requerimento era feito pessoalmente pelo Contador ou representante legal da empresa. Dessa forma, era indispensável que se reunisse todos os dados e documentos comprobatórios do tempo de trabalho do funcionário, levando-os até uma agência do Sine (Sistema Nacional de Emprego).

No entanto, com a implementação do Empregador Web esse processo passou a ser digitalizado e hoje todos os dados podem ser retirados diretamente do sistema da empresa e encaminhado ao portal do governo, mediante Certificação Digital.

Demais vantagens do Certificado Digital

No contexto atual, cada vez mais se percebe o empenho dos Poderes Públicos e das instituições privadas em difundir o uso da Certificação Digital. A tecnologia — que no passado era restrita às grandes organizações e a uma quantidade limitada de possibilidades — hoje é amplamente utilizada, estando acessível a profissionais, empresas e cidadãos comuns sem qualquer dificuldade.

Essa realidade, sem dúvida, está intimamente relacionada com a transformação digital e com o uso crescente das plataformas online para a realização dos mais diferentes serviços. No entanto, ela também é fruto de uma série de vantagens que o Certificado Digital foi capaz de gerar, encurtando distâncias, simplificando relações e aumentando a segurança na transmissão de dados via internet.

A seguir, reunimos algumas das vantagens mais latentes do Certificado Digital e que justificam o uso crescente dessa tecnologia na atualidade. Confira!

Remoção das barreiras físicas

Um dos maiores avanços trazidos pelo Certificado Digital foi o rompimento de barreiras físicas para a execução de certos processos. No passado, o papel e os serviços postais eram a base para a troca de informações, gerando um alto custo para empresas e pessoas físicas, além de uma grande demora na conclusão de tarefas simples.

Hoje, graças ao Certificado Digital, é possível assinar um contrato em poucos minutos, compartilhando vias e assinaturas de forma totalmente segura e válida. Da mesma forma, é possível transmitir documentos e informações eletronicamente às bases de dados do Governo, o que permite cumprir obrigações de forma ágil e simplificada, abrir uma empresa, realizar a alteração contratual e muito mais.

Redução dos custos e da burocracia (digital) 

A burocracia durante muito tempo foi a tônica para a execução de atividades mais sensíveis dentro das empresas, principalmente. Trocar informações e integrar as operações de diferentes filiais, por exemplo, era algo desgastante e altamente custoso.

A Certificação Digital também trouxe grandes avanços nesse sentido. Hoje, além de ter reforçado o comércio digital, criando mecanismos de segurança para as transações online, a Certificação também contribui para modernização das operações de empresas físicas, viabilizando a troca de dados, documentos e informações praticamente em tempo real.

Com isso, um dos maiores benefícios foi a redução dos custos com papel e com serviços de autenticação mecânicos — como os realizados em cartório —, além, claro, da redução dos gastos com serviços postais. No mais, a diminuição do tempo na conclusão de tarefas se mostrou muito positiva para os contadores, que tiveram um incremento na produtividade.

Sem dúvida, essa tecnologia modernizou fortemente a rotina dos profissionais da contabilidade, que puderam expandir suas atividades para outras localidades, se apoiando na internet, e para outros padrões, como é o caso da contabilidade consultiva, que vai além da simples execução de tarefas operacionais.

A solicitação do Seguro-Desemprego com Certificado Digital é apenas uma das muitas vantagens e possibilidades que a tecnologia de Certificação trouxe para a realidade dos negócios e, principalmente, dos contadores. Certamente, a tendência é que muitas outras atividades recebam esse reforço ao longo dos anos, confirmando a necessidade de se aderir ao novo formato.

Agora que você já está mais bem informado sobre o Seguro-Desemprego com Certificado Digital, aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais e difundir esse conhecimento!

Fonte: Soluti Responde

94% das solitações do seguro desemprego são feitas com Certificado Digital

A partir de hoje, certificado digital é necessário para o seguro desemprego

Soluti é uma das melhores empresas de TI em ranking do GPTW – Ouça

Navegue mais em nosso portal, você com certeza vai gostar! (digital)

  Explore outros artigos!