Últimas notícias

Fique informado

O que é e como funciona o Conectividade Social ICP?

10 de janeiro de 2019

Conectividade Social ICP é o novo sistema desenvolvido pela Caixa Econômica Federal para reduzir a burocracia e agilizar o trabalho do empresário ou contador, já que um dos grandes problemas de um negócio é a falta de comunicação com a Caixa na hora de fazer o acerto para o saque do fundo de garantia.

Artigo produzido por: Soluti Responde

No primeiro sistema, era preciso instalar o software em um computador e as informações ficavam restritas a apenas aquele local.

Se fosse preciso acessar em outro lugar, o usuário teria que baixar esse programa novamente, dificultando e atrasando todo o trabalho.

Agora, com a nova plataforma, é possível acessar os dados em qualquer máquina com acesso à internet.

Com um sistema totalmente online, as atualizações são mais rápidas e o acesso a essas informações fica mais fácil. Ainda no antigo programa, havia a necessidade de atualizar o software para conseguir enviar os dados para a Caixa. Hoje, isso pode ser feito em qualquer hora pelo responsável por esse cadastro.

No post de hoje, você vai conferir quais são as vantagens de contar com o Conectividade Social ICP no seu negócio. Continue a leitura e conheça as vantagens e benefícios desse sistema.

O que é Conectividade Social ICP?

O Conectividade Social ICP é o portal de relacionamento da Caixa Econômica Federal com o empreendedor, para envio, consultas e compartilhamento de informações do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da Previdência Social.

Ele tem como objetivo facilitar o trabalho do empresário ou contador e tornar os órgãos de fiscalização mais práticos.

Além disso, o sistema consegue também, com todas as suas funcionalidades, regularizar uma empresa.

A plataforma surgiu com o intuito de substituir o antigo Conectividade Social e não é preciso instalar nenhum programa para fazer o envio dos dados. Como já destacamos, é possível fazer a consulta de qualquer lugar com acesso à internet.

A exigência para acessar o sistema é a utilização de um Certificado Digital, o que deixa a plataforma ainda mais segura. Esse Certificado é emitido de acordo com as regras da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), instituída em 2001 pela Medida Provisória 2.200.

As vantagens de ter um Certificado Digital é que ele é útil para outras tantas funções, como assinatura de contratos, emissão de notas fiscais eletrônicas, realização de transações bancárias e outras ações que podem ser feitas de forma eletrônica.

Com Conectividade Social ICP você consegue ter acesso aos dados do FGTS dos trabalhadores que estão vinculados à sua empresa.

Assim, é possível fazer alterações no cadastro e comunicar afastamentos, o que otimiza o tempo do usuário e fornece as informações importantes e atualizadas de forma clara e direta.

O desligamento de funcionários também ficou mais fácil com o novo sistema. O trabalhador só precisa ir até uma agência para fazer o saque do FGTS, eliminando, assim, alguns passos burocráticos que prejudicavam e atrasavam o trabalhador na hora do acerto.

Como acessar?

Como destacamos anteriormente, a facilidade para acessar esse sistema é uma das vantagens do novo Conectividade Social.

Para utilizar os benefícios do portal, basta entrar no site do sistema da Caixa e, em seguida, clicar em “acessar o Conectividade Social ICP.” Importante também ficar atento aos requisitos para utilizar a plataforma:

  • ter em mãos o Certificado Digital;
  • utilizar a versão mais recente do Internet Explorer ou Mozilla Firefox;
  • ter o programa do seu Certificado Digital instalado (para o cadastro do novo documento);
  • ter o Java instalado na máquina.

No seu primeiro acesso, é necessário autenticar o Certificado. Isso também acontece toda vez que for feita a entrada de um novo documento, para que um novo registro seja criado. Se você já usava o antigo Conectividade Social, será preciso refazer seu cadastro.

Somente os participantes do Simples Nacional e que contam com até 10 funcionários não precisam de um Certificado Digital para acessar a plataforma.

Após ser registrado, o sistema vai captar as informações do titular. Nessa hora, é preciso também informar alguns dados importantes que vão permitir que a plataforma gere seu perfil. Após essa etapa, o usuário pode cadastrar quantos Certificados quiser.

O acesso só será imediato se o usuário cadastrado como Pessoa Física for considerado Amplo. Ou seja, aqueles perfis que são autorizados a fazer uma transação por uma empresa. Caso contrário, será preciso validar o acesso em uma unidade da CAIXA.

Erro comum do sistema

Apesar de todas as funcionalidades, alguns erros podem acontecer nesse novo sistema. Felizmente, são todos fáceis de resolver, e não exigem conhecimento aprofundado de informática. De modo geral, quase todos os erros são causados pela desatualização do programa Java.

Tenha atenção à versão que está instalada no seu computador e atualize, se for preciso. Se o problema persistir, entre em contato com a CAIXA.

Quais são suas funcionalidades?

Após a liberação e o acesso, o próprio site vai informar o passo a passo para que você use todas as funcionalidades do sistema.  Podem ser feitas de forma segura e ágil operações disponíveis como:

  • recolhimento do FGTS;
  • obtenção da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF);
  • transmissão de informações à Previdência Social;
  • consulta a extratos do trabalhador;
  • desligamento de funcionários;
  • recebimento de comunicados da Caixa.

Como vimos ao longo do post, por exigir o uso do Certificado Digital, o sistema de Conectividade Social ICP se tornou o meio mais seguro de acessar as informações da sua empresa, no que se refere aos direitos dos funcionários. Também é considerado o mais simples, já que pode ser acessado de qualquer lugar e facilita a troca de informações entre seu negócio e a CAIXA.

Dessa forma, todos os processos que dependem dessa interação ficam mais eficientes, sem contar que o sistema de Conectividade Social ICP é um ótimo aliado para diminuir os custos das operações, a burocracia e as reclamações na hora de resolver alguma pendência relacionada ao seu empregado.

Fonte: Soluti Responde