Últimas notícias

Fique informado

Mercado financeiro no Brasil: conheça os principais órgãos reguladores

19 de janeiro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A principal função do mercado financeiro no Brasil, e no mundo, é aproximar os tomadores de recursos e os investidores

O mercado financeiro no Brasil e no mundo é um ambiente que une um conjunto de instituições. Entre elas, há tomadores de recursos e investidores. Por meio desse ambiente é possível a negociação de ativos, como fundos de investimentos, ações, títulos públicos, entre outros.

A estrutura do mercado financeiro é complexa e abrangente. Ele conta com diversas instituições financeiras e é subdividido em diversas áreas. Algumas delas são: mercados de capitais, de crédito, monetário e de câmbio.

Entenda neste artigo o que é o mercado financeiro, como ele funciona e seus principais órgãos reguladores. Boa leitura!

O que é o mercado financeiro?

O mercado financeiro é o ambiente no qual acontecem as negociações de ativos. Como, por exemplo, de commodities, mercadorias, derivativos, ações, moedas, títulos e outros bens e ativos com valor financeiro.

Cada país, inclusive, possui seu próprio ambiente financeiro. No entanto, isso não significa, por exemplo, que o mercado financeiro no Brasil fica restrito somente às negociações de valores que são oriundas do seu mercado interno. Pelo contrário.

Um dos maiores representantes dos mercados financeiros do planeta é a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) em conjunto com mercado cambiais. Nesse ambiente são negociados trilhões de dólares diariamente.

No mercado financeiro no Brasil, o mesmo papel da NYSE é desempenhado pela B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. O seu principal índice é o Ibovespa.

Qual a função do mercado financeiro?

A principal função do mercado financeiro no Brasil, e no mundo, é aproximar os tomadores de recursos e os investidores. Ou seja, ele reúne compradores e vendedores.

Podemos explicar, de maneira prática, que o mercado financeiro funciona como uma grande loja. Ele disponibiliza os produtos certos para quem tem interesse em comprá-los.

Como funciona o mercado financeiro?

O mercado financeiro funciona de uma maneira organizada, concatenada e sempre em movimento. Por exemplo, um investidor entra em contato com o banco no qual é correntista e investe parte do seu dinheiro em CDB. Do outro lado, o tomador busca pelo mesmo banco e solicita por um empréstimo.

O banco, que participa das duas transações, empresta o dinheiro para o tomador e cobra uma taxa maior à taxa de remuneração do investidor. As operações são feitas de maneira segura e os intermediários, no caso, os bancos, são os responsáveis pela realização das transações.

Quais são os principais agentes financeiros no Brasil?

O mercado financeiro possui uma estrutura institucional que tem por objetivo garantir o cumprimento das regras. São essas instituições, seus agentes e suas regulamentações que asseguram a segurança das operações.

As instituições que regulam o mercado financeiro no Brasil estão definidas nas leis 4.595, de 1964, 4.728, de 1965, e 6.385, de 1966. A lei 4.595 determina o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e as duas instituições que atuam o regulando: o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional. A lei 4.728 define o mercado de capitais. E, por último, a 6.385 criou a Comissão de Valores Mobiliários.

Banco Central

O Banco Central do Brasil é a instituição responsável por realizar o controle da política monetária e regular o Sistema Financeiro Nacional. Com isso, ele regula as taxas de juros, o mercado de câmbio e as ofertas de moeda. 

Tudo isso, sem deixar de cuidar do funcionamento das instituições financeiras. Ou seja, toda corretora, fintech, banco ou arranjo de pagamentos fica sujeito às regras do Banco Central.

Conselho Monetário Nacional

O Conselho Monetário Nacional, também conhecido pela sigla CMN, é o principal órgão do Sistema Financeiro Nacional. Por meio dele, são estabelecidas as diretrizes para a atuação do Banco Central, como a meta da inflação.

O CMN é composto pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e pelo presidente do Banco Central. Os responsáveis se reúnem uma vez por mês para alinhamento.

Comissão de Valores Mobiliários

A Comissão de Valores Mobiliários, também chamada de CVM, é responsável por regulamentar tudo que esteja relacionado ao mercado de capitais. Com isso, toda instituição que não for financeira, mas que atua no mercado de capitais, está sujeita às regras da CVM.

As instituições financeiras são reguladas pelo Banco Central, como dito anteriormente. Porém, suas atuações relacionadas ao mercado de capitais seguem as regras da Comissão de Valores Mobiliários.

ANBIMA

A ANBIMA é a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Ela é uma entidade privada que representa os operadores do mercado. A instituição administra conflitos, atuando como instância de autorregulação do mercado.

Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores é a instituição onde ocorrem as transações do mercado de capitais. A B3 é a responsável por essa atuação no Brasil.

Ela é resultado da fusão de diferentes bolsas e instituições de custódia no Brasil. É na B3 que operam os agentes de mercado.

Quais são os principais órgãos reguladores do mercado financeiro?

Os órgãos reguladores são um conjunto de instituições e entidades que compõem o Sistema Financeiro Nacional (SFN). É por meio dele que o governo, as empresas e as pessoas conseguem movimentar dinheiro, quitar dívidas e realizar investimentos.

Com isso, a principal atribuição desse conjunto de órgãos é garantir que o ambiente de negociação seja seguro dentro do Brasil. Entretanto, para poder fazer todas as tarefas e permitir que o mercado financeiro do Brasil atue em conformidade, os órgãos são divididos em ramos.

Órgãos normativos. Possuem como função desenvolver as normas e as políticas que regem o Sistema Financeiro Nacional.

Entidades supervisoras. São responsáveis por fiscalizar o mercado financeiro e garantem que as regras estão sendo cumpridas. Elas têm o objetivo de preservar a segurança de investidores, emissores e intermediários.

– Operadores financeiros. São as instituições bancárias, que atuam prestando serviços ao público como intermediários financeiros.

Qual a importância do SFN?

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) engloba todas as instituições que atuam com intermediação financeira no Brasil. Ou seja, fazem parte do SFN as entidades que realizam a ponte entre quem precisa de recursos financeiros e os que têm para emprestar.

O SFN atua na organização, fiscalização e execução de todas as atividades relacionadas às transações financeiras. Sendo assim, sua responsabilidade está relacionada com atuar para que o desenvolvimento do Brasil aconteça de forma equilibrada.

Assim, o mercado financeiro no Brasil engloba um conjunto de instituições que permitem a negociação de produtos financeiros. Sua estrutura é ampla e complexa, além de envolver os mercados de câmbio, monetário, de crédito e de capitais.

Fonte: Soluti Responde

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.

Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.

Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.

Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!

Somos líderes no mercado de Certificação Digital, com 38% de market share. Acesse o vídeo e conheça mais um pouco sobre o Grupo Soluti. Sobre Soluti em vídeo.

Soluti é credenciada para fornecer certificado SPB

Soluti investe R$ 25 milhões em aquisições e mapeia mercado em busca de novas oportunidades

Soluti aborda como os processos digitais aumentam a eficiência dos serviços hospitalares