Entenda o impacto da Cyber Security no Mercado Financeiro
3 de junho de 2022Sabendo da relevância da cyber security, o mercado financeiro precisa estar atento ao uso desse método
Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, o termo Cyber Security, também conhecido como Cibersegurança, se tornou um ponto de atenção em diversas áreas, incluindo o mercado financeiro.
Esse sistema surge pela necessidade de proteger dados e garantir a defesa contra crimes cibernéticos que se tornaram usuais e verdadeiramente perigosos para empresas, organizações governamentais e cidadãos.
Segundo informações apuradas pelo relatório global da McAfee, The Hidden Costs of Cybercrime, no ano de 2020 as perdas financeiras com cibercrimes e os custos com a segurança virtual somaram um prejuízo de 1 trilhão de dólares.
Usando a tecnologia a seu favor, a cibersegurança traz dispositivos que deixam o ambiente virtual mais seguro para o usuário e para corporações, já que o meio digital também se tornou uma importante ferramenta de trabalho.
O que é a Cyber Security?
A cibersegurança faz a proteção de ativos de informação contra ameaças cibernéticas, danos, ou roubos em sistemas, servidores, hardware e software. Existem vários níveis relacionados à segurança cibernética, eles englobam desde aplicativos até grandes redes.
A partir de um conjunto de estratégias, o campo da cyber security é capaz de advertir, prevenir e defender os sistemas contra tentativas de ataques no meio digital.
O Brasil é um dos países que mais sofre com ameaças de ataques cibernéticos. De acordo com levantamento realizado pela empresa de segurança virtual, Fortinet, somente no ano de 2020, foram 8,4 bilhões de tentativas de crimes.
Em decorrência desse fator alarmante, contar com a cibersegurança se tornou vital para as empresas no geral e, consequentemente, para o mercado financeiro que lida com uma série de dados e informações.
Segurança no mercado financeiro
Sabendo da relevância da cyber security, o mercado financeiro precisa estar atento ao uso desse método. Um guia, realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro (Anbima), aponta quais especificidades os programas escolhidos precisam seguir, para que consigam obter o resultado desejado.
A primeira etapa diz respeito ao chamado risk assessment, trata-se de um sistema que identifica e avalia riscos cibernéticos, além disso, é necessário pensar em programas que contenham ações de prevenção, proteção, monitoramento e testes. Medidas relacionadas a planos de resposta, reciclagem e revisão também são fundamentais.
Outra forma de garantir a segurança de dados é por meio da Certificação Digital, essa ferramenta permite que as transações realizadas no Sistema Financeiro Nacional (SFN) estejam ainda mais protegidas.
Fonte: Soluti Responde
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.
O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!
Somos líderes no mercado de Certificação Digital, com 38% de market share. Acesse o vídeo e conheça mais um pouco sobre o Grupo Soluti. Sobre Soluti em vídeo.
Soluti anuncia Gleysson Araújo como novo Diretor Executivo de Data Center
Conectados pelo Verde: Soluti lança campanha a favor do meio ambiente
Crypto ID entrevista: Daniel Nascimento – SSL/TLS e o novo posicionamento da Soluti