Certificação Digital no Brasil: qual o cenário em 2022?
25 de janeiro de 2022O mercado de Certificação Digital no Brasil está em um dos seus melhores momentos, com crescimento recorde em 2021
Conforme dados apresentados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), mais de 3,5 milhões de Certificados Digitais foram emitidos apenas no primeiro semestre de 2021. Isso equivale a 60% de todas as emissões em 2020.
Em 2022, mais de 8.579.874 de Certificados Digitais devem ser emitidos.
O comportamento do consumidor está mudando e acompanha a velocidade do desenvolvimento tecnológico. A regularização da telemedicina, por exemplo, ampliou muito a demanda por Certificados Digitais no Brasil.
Conheça as tendências desse mercado e oportunidades de negócio para 2022, conferindo o conteúdo a seguir. Quer saber a lista dos setores mais lucrativos desse ano? Baixe o nosso e-book gratuitamente:
Certificação Digital no Brasil: panorama atual
Em um contexto de pandemia, as empresas brasileiras precisaram realizar uma transição rápida para o meio virtual. A ação foi necessária para manter suas vendas e o relacionamento com o consumidor.
Com isso, o setor de tecnologia da informação apresentou um crescimento exponencial. A partir do desenvolvimento de e-commerces, sites, aplicativos, sistemas de logística e gerenciamento empresarial, por exemplo.
É nesse cenário que o mercado de Certificação Digital no Brasil também cresceu, acompanhando a alta demanda, motivada pela valorização da segurança, integridade e validade jurídica dos documentos e transações eletrônicas, ganhos oportunizados pelos Certificados Digitais.
Demanda
O Certificado Digital padrão ICP-Brasil é exigido para gerar notas fiscais eletrônicas, assinar declarações contábeis e fiscais eletrônica. Também para permitir acesso aos sistemas judiciais eletrônicos.
Devido à exigência do e-Social, todas as empresas com colaboradores precisam ter o Certificado Digital. Diversos serviços oferecidos pelo governo, também são acessados apenas com essa tecnologia.
Muitos empreendedores perceberam que a boa experiência do usuário deve ser o foco das plataformas digitais. Isso inclui seguir as regras da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e desburocratizar processos, a partir do uso da assinatura digital, por exemplo.
Regulamentação
O mercado de Certificação Digital no Brasil é regulado pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil. Este que, ainda em 2019, aprovou normativa para que usuários cadastrados e identificados na base ICP-Brasil pudessem ser atendidos por videoconferência.
Essa prerrogativa facilitou a atuação e adaptação das Autoridades de Registro no país durante a fase de isolamento social da pandemia. Assim se manteve a curva de crescimento do setor, em especial, porque essa atividade foi considerada de necessidade básica, pelo Governo Federal.
Certificado Digital em nuvem: principal tendência para 2022
Além da alta de crescimento nos últimos anos, o mercado de Certificação Digital no Brasil conta como principal tendência para 2022 a popularização do Certificado Digital em nuvem. A ferramenta é adequada para uso em aplicativos e dispositivos móveis.
O Certificado Digital em nuvem fica armazenado na internet. Assim, pode ser acessado diretamente de um computador ou smartphone. Dessa forma, não é necessário um suporte físico, como tokens ou smartcards, para guardar e/ou transportá-lo. O armazenamento em nuvem garante assim maior praticidade e mobilidade.
A partir de aplicativos hospitalares, médicos podem assinar prontuários, atestados e receitas. Os advogados passam a assinar petições, recursos e acessar o sistema dos tribunais. Tudo isso, a partir de seus smartphones.
Pesquisa da agência App Annie Intelligence, tendo os quatro primeiros meses de 2021 como referência, aponta um aumento de 75% dos downloads de aplicativos médicos. O tempo de uso deles aumentou em 35%.
Estudo realizado pela Gympass (plataforma de bem-estar) apresenta crescimento de 130% do uso de aplicativos voltados para saúde mental e emocional durante o primeiro trimestre de 2021.
Durante os dois primeiros meses de 2021, mais de US$90 milhões foram investidos em healthtechs (startups da área da saúde), conforme edição de março/21 do Inside Healthtech Report.
Fonte: Soluti Responde
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.
O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!
Somos líderes no mercado de Certificação Digital, com 38% de market share. Acesse o vídeo e conheça mais um pouco sobre o Grupo Soluti. Sobre Soluti em vídeo.
Matchfunding da Soluti dobra valor das doações destinadas à Associação Prato Cheio
Soluti é credenciada para fornecer certificado SPB
Soluti lança campanha de Natal para apoio a instituições que cuidam de crianças e adolescentes