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Assembleia Digital: como melhorar os processos do backoffice e a experiência dos acionistas?

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A novidade é que, agora, é possível realizar Assembleia Digital, estruturando o processo de forma eficiente e segura

Faz parte da gestão de instituições como bancos, fundos de investimento e associações financeiras a realização periódica de Assembleias, reunindo acionistas, associados e sócios para deliberar sobre assuntos de interesse.

A novidade é que, agora, é possível realizar Assembleias Digitais, estruturando o processo de forma eficiente e segura. Em especial, em um contexto que pede o distanciamento social em atenção à saúde de todos os envolvidos.

Em linha com a crescente integração de tecnologias ao setor financeiro, plataformas para a realização virtual das assembleias se mostram estratégicas para as instituições.

Afinal, elas  melhoram os fluxos no backoffice, gerando uma redução nos custos, ganhos em produtividade e drástica redução do retrabalho.

Realizadas periodicamente, as Assembleias demandam do backoffice o tratamento de um grande volume de informações, produção de extensa documentação (como editais e atas) e maciça articulação com entidades de auditoria para validação dos balanços e relatórios contábeis.

Tudo isso, respeitando os prazos estipulados pela legislação nacional e prezando pelo sigilo e integridade dos dados.

De forma complementar, o backoffice precisa atentar-se também ao disposto na legislação brasileira (Medidas Provisórias e Leis), regulamentação do Banco Central e instruções de entidades como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Afinal, a Assembleia precisa ser conduzida de forma a ter validade jurídica, transparência e isonomia.

Integrando-se ao rol de desafios do backoffice financeiro, têm-se ainda a necessidade de engajar e possibilitar uma experiência de excelência aos acionistas para assegurar, inclusive, a validade legal da votação, observando o quorum necessário.

O acionista, por sua vez, precisa contar com uma plataforma intuitiva e transparente para registrar o seu voto e, assim, deliberar sobre o futuro da organização da qual faz parte. 

Para os desafios, soluções inteligentes. Quer saber como sua Assembleia pode ser mais assertiva e eficiente? Continue a leitura e confira.

Como funciona a Assembleia Digital?

Desenvolvida pela Soluti, a plataforma para a realização virtual das assembleias digitaliza os processos. Dessa forma, a solução possibilita ganho de tempo e eficiência, com foco na transparência e segurança.

Nativamente articulada e responsiva a outros sistemas, a plataforma de Assembleia Digital centraliza documentos como Editais de convocação, votos dos acionistas e Atas assembleares. Assim, o backoffice passa a dispor dos dados e históricos das Assembleias de forma sempre atualizada, segura e completa.

Vale destacar que a plataforma foi desenvolvida em atenção à regulamentação do Banco Central (Bacen) e o disposto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além de observar a legislação pertinente às instituições financeiras.

Assembleia Digital em 5 passos

Simplificando etapas para otimizar os resultados, a solução permite a realização dos eventos assembleares em 5 etapas.

1 – Cadastre a sua Assembleia.
2- Convoque os acionistas, integrando o evento à agenda e notificando-os via e-mail.
3 – Realize virtualmente a sua Assembleia.
4 – Registre e apure digitalmente os votos.
5 – Gere o mapa de votos e finalize o seu evento.

Vantagens da Assembleia Digital

Com a oportunidade de realização virtual, as Assembleias se tornam estrategicamente mais ágeis, fato esse que se alinha a um perfil de acionistas cada vez mais conectados e que prezam pela experiência virtual. 

Entre as principais vantagens da plataforma de Assembleia Digital da Soluti, destacam-se:

Flexibilidade: adaptável e em melhoria contínua, a solução consegue atender e adequar-se ao perfil de cada instituição.

Comunicação: propicia uma comunicação mais assertiva entre investidores e emissores.

Segurança: identificação segura dos acionistas, além de possibilitar um ambiente seguro para acesso às Assembleias e votações.

Confiabilidade: transparência em todas as fases do processo.

Equidade: igualdade no tratamento de todos os participantes da assembleia.

Fonte: Soluti Responde

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Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.

Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.

Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.

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