Últimas notícias

Fique informado

Prefeitura de Teresópolis é a primeira a adotar a proteção do GovShield

10 de junho de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Desenvolvida pelo Serpro, a plataforma de segurança em nuvem, GovShield, funciona como escudo contra ataques cibernéticos

A prefeitura de Teresópolis (RJ) iniciou, em maio, sua operação digital sob a proteção do GovShield. Trata-se da primeira contratação desta plataforma robusta de segurança em nuvem que é caracterizada como de rápida implementação e fácil gerenciamento, e que dispensa a necessidade de equipes de TI ou segurança dedicadas no cliente.

Para o secretário de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de Teresópolis, Vinicius Oberg Guedes, o que motivou a busca pelo GovShield foi a combinação do aumento no número de serviços digitais oferecidos pela Prefeitura de Teresópolis, que passou a exigir mais estabilidade e confiança do portal da prefeitura, com o crescente número de ataques de negação de serviço (DDoS) direcionados ao município.

Com essa contratação, esperamos obter mais disponibilidade e agilidade na navegação no portal e em todos os nossos sites”, destaca.

De acordo com Zilca Oliveira, analista do Serpro que atende a estados e municípios, o GovShield possui os recursos necessários para preencher as lacunas de segurança das prefeituras brasileiras, reunindo diversas funcionalidades em um mesmo lugar, inclusive com a oferta de Centro de Operações de Segurança do Serpro (SOC) dedicado exclusivamente para atendimento aos clientes.

Todos esses recursos retiram a sobrecarga dos times técnicos dos clientes, facilitando a gestão de segurança da informação nos órgãos públicos. E tudo isso pode ser adquirido por um preço abaixo da média oferecida pelo mercado, com contratação direta e facilitada junto ao Serpro, sem necessidade de licitação”, informa Zilca.

Recursos modernos

Segundo o gerente de Tecnologia e Gestão de Soluções de Tecnologia da Informação do Serpro, Ismael Tedesco, a solução foi projetada com os mais modernos recursos contra ataques cibernéticos.

Além disso, possui interface de autoatendimento amigável para configuração da proteção de sítios web de forma fácil, altamente escalável e sempre em dia com as ameaças recentes”, acrescenta.

De acordo com ele, o GovShield foi desenhado para realizar a mitigação de inúmeras ameaças de segurança a sites internet, como: botnets (ataques DDoS, roubo de dados e envio de spam); injeção de código malicioso via Javascript; ataques de Cross-Site Scripting; injeções de SQL e robôs.

A grande vantagem para os órgãos públicos interessados nos serviços de segurança do GovShield é a análise de todo o tráfego destinado a sites por meio de um WAF (Web Application Firewall) e proteção DDoS (Negação de Serviço Distribuída)“, acrescenta o supervisor de Serviços de Segurança da Informação do Serpro e gestor do produto, Marcelo Lobo.

Rápido e fácil

O gerente de Produtos de TI do Serpro, Felipe Lopes, destaca que a implantação da plataforma é rápida e sem complicações para os clientes.

Com apenas uma alteração de DNS (Sistema de Nomes de Domínio), o órgão consegue ativar a proteção de seu site e aplicativo. É muito fácil de gerenciar, já que a atualização é contínua e sem intervenção humana das regras de segurança, dispensando, ainda, a necessidade de instalação de hardware”, explica.

O GovShield permite, também, a monitoração e atuação do ambiente em tempo real, dispensando investimentos em infraestrutura para segurança ou treinamento de pessoal.

Com isso, oferecemos uma solução capaz de acelerar a transformação digital de outros entes públicos, com uso de identidades digitais e blindagem de sites”, completa o gerente.

Fonte: Serpro

Tecnologia desenvolvida pelo Serpro traz mais eficiência para a autorização do uso de agrotóxicos no país

Serpro apresenta case de validação de dados para a melhoria do ambiente de negócio

Serpro lança nova plataforma de segurança em nuvem