Últimas notícias

Fique informado

O mais recente Technology Radar da ThoughtWorks alerta para os perigos na seleção de ferramentas para o gerenciamento de desenvolvimento e implantações em nuvem

16 de abril de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O relatório semestral da consultoria global de software também destaca a ascensão dos “times de plataforma”, diz ThoughtWorks

A ThoughtWorks, uma consultoria global de software, lançou hoje o Volume 24 do Technology Radar , que incentiva as empresas a considerarem cuidadosamente suas escolhas de recursos de nuvem, em meio ao aumento da disponibilidade de conjuntos consolidados de ferramentas.

À medida que as plataformas de nuvem amadurecem, as provedoras estão oferecendo mais opções de pacotes de ferramentas para gerenciar o desenvolvimento e a implantação em nuvem – ferramentas projetadas para repositórios de artefatos, controle de versão, pipelines de integração e entrega contínua, wikis, entre outras.

Essa agregação de ferramentas, sem dúvida, oferece conveniência para pessoas desenvolvedoras e times responsáveis pela aquisição de ferramentas. No entanto, esses pacotes provavelmente não representam a melhor escolha para todos os casos.

Dra. Rebecca Parsons-CTO global da ThoughtWorks

“Definitivamente, há valor nesses conjuntos consolidados de ferramentas, que, teoricamente, devem funcionar bem juntas e se complementar”, afirma a Dra. Rebecca Parsons, CTO global da ThoughtWorks.

“No entanto, também há ocasiões em que uma abordagem de escolha da melhor opção de ferramenta é mais apropriada.”

“Por exemplo, se você deseja flexibilidade para trocar suas cargas de trabalho entre provedoras de nuvem, não se prender a um único conjunto de ferramentas ajuda.”

O Technology Radar Vol. 24 também destaca outros temas relevantes:

• Times de plataforma aumentam a velocidade de chegada ao mercado
Cada vez mais, as organizações vêm adotando um conceito de “times de plataforma”.

Estes normalmente consistem em um grupo dedicado a criar e dar suporte aos recursos de uma plataforma interna para acelerar o desenvolvimento de aplicações, reduzir a complexidade operacional e melhorar o tempo de chegada ao mercado.

• Permanentemente muito complexo para capturar em um blip
Muitos dos tópicos complexos considerados para inclusão no Radar acabam sendo classificados como “TCTB – too complex to blip” (muito complexo para capturar em um blip).

E muitas vezes, esses tópicos são permanentemente recorrentes, incluindo monorepos, diretrizes de orquestração para arquiteturas distribuídas e modelos de branching. Como muitos tópicos no desenvolvimento de software, são muitas as concessões necessárias para permitir recomendações claras e sem ambiguidade.

• Compreendendo o contexto para acoplamento arquitetural
O nível apropriado de acoplamento entre microsserviços, componentes, gateways de API, hubs de integração e front-ends na arquitetura de software é um tópico que sempre gera grande interesse.

Mas nunca há uma única resposta certa: as decisões devem ser tomadas caso a caso, em vez de se buscar uma solução genérica, mas inadequada.

Na quinta-feira, 15 de abril, a diretora de tecnologia do mercado distribuído da ThoughtWorks Brasil e co-autora do Technology Radar, Camilla Crispim, irá explorar os principais temas do relatório no webinar de lançamento do volume 21. Para participar, é só se inscrever gratuitamente pela página do evento: http://www.thoughtworks.com/technology-radar-webinar-br

Sobre a ThoughtWorks

Somos uma consultoria global de software e uma comunidade de indivíduos apaixonados por tecnologia, formada por mais de 8.000 pessoas, espalhadas por 48 escritórios em 17 países. Em nossos mais de 25 anos de história, ajudamos clientes a resolver problemas complexos de negócio, usando a tecnologia como diferencial. Quando a mudança é única constante, nós preparamos organizações para o imprevisível.

Escritório Virtual em Nuvem: para estar onde o servidor público estiver

Alta disponibilidade: como a Nuvem ajuda a sustentar as operações de maneira mais fácil e ágil

Transformação Digital: como solucionar o quebra cabeça na hora de fazer uma migração para a nuvem