Últimas notícias

Fique informado

Nuvem híbrida: por que sua empresa está atrasada caso não tenha aderido a ela 

17 de fevereiro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Ciente de que, para alguns líderes de negócio, de TI e SI, a decisão de migrar para a nuvem híbrida pode não ser tão fácil

Os ambientes híbridos, multicloud e de borda estão crescendo e preparando o terreno para novos modelos de nuvem distribuída. Além disso, novos avanços nas comunicações sem fio, como 5G R16 e R17, levarão a adoção da nuvem a um novo nível de uso mais amplo, profundo e onipresente.

A percepção, citada pelos especialistas do Gartner, é um motivo relevante para que as organizações comecem a considerar ingressar na jornada para um ambiente híbrido.

“A nuvem híbrida é a solução mais eficiente e estratégica para organizações interessadas em potencializar os benefícios dos ambientes de nuvem pública e privada em prol do negócio e da eficiência, flexibilidade e disponibilidade computacional. Quando bem configurado, é nesse ambiente que se tem mais controle sobre dados sigilosos e sensíveis”, destaca Fábio Lucinari, CEO da Nublify. 

Ciente de que, para alguns líderes de negócio, de TI e SI, a decisão de migrar para a nuvem híbrida pode não ser tão fácil, o especialista lista a seguir quatro motivos para adotar a hybrid cloud:

Flexibilidade – A flexibilidade é, de fato, um dos principais benefícios que a nuvem híbrida promove. Nesse ambiente, as nuvens privadas e públicas compartilham dados entre si com segurança.

Dessa forma, garante-se aos processos otimização da performance para os processos, melhora na capacidade de resposta aos clientes e mais disponibilidade, tendo em vista que, na falha de uma a outra pode ser usada em substituição.

Escalabilidade – Trata-se de uma solução com capacidade de acompanhar os movimentos do seu negócio. Na prática, isso quer dizer ter a possibilidade de ampliar os recursos e serviços de computação quando a companhia está em pico de crescimento ou prevendo aumento de demanda. É útil, ainda, quando os recursos estão em excesso.

Para aplicar a escalabilidade de modo programado, tenha atenção aos planos oferecidos pelos provedores de nuvem híbrida, com atenção especial à sua infraestrutura de TI para que você adote as melhores alternativas de armazenamento e inovação com mais eficiência.

– Segurança – Quando se fala em nuvem, as maiores aflições dos líderes dizem respeito aos critérios de segurança, privacidade e governança. Porém, os provedores de nuvem estão muito atentos a isso.

Só é preciso atenção é um ponto-chave, que está previsto em contrato: as responsabilidades com relação a segurança, privacidade e governança são compartilhadas entre quem oferece o serviço e quem usufrui dele. Mas, com boas práticas, é possível migrar para o ambiente tranquilamente.

– Mobilidade – Não há como negar que a computação em nuvem passou de tendência para necessidade, ainda mais com o trabalho remoto em alta. Mas, no cenário que estamos vivendo, as limitações impostas por distâncias geográficas não podem fazer os negócios pararem de funcionar.

Nesse sentido, a nuvem híbrida permite que você escolha, entre nuvem pública e privada, qual é o ambiente mais adequado para cada. Existe, ainda, a possibilidade de filtrar os acessos.

Nos Estados Unidos, 86% dos empresários planejam aumentar investimentos em nuvem híbrida e multicloud

Quatro pontos de atenção ao adotar nuvem híbrida

Alta demanda de gerenciamento remoto impulsionou mercado de nuvem híbrida, diz novo relatório ISG