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Telemedicina, telessaúde e teleconsulta: qual a diferença entre elas?

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O avanço da tecnologia impactou diversos setores da sociedade nos últimos anos, o que não foi diferente na Saúde, já que várias atualizações, envolvendo a transformação digital impulsionaram o setor.

Um artigo escrito por Soluti

Justamente pelo surgimento de novas soluções, às vezes, as funções podem se confundir, como é o caso da telemedicina, telessaúde e teleconsulta. Apesar de serem termos parecidos, os conceitos funcionam de maneira diferente. 

Sabe-se que com a pandemia da COVID-19 e com as normas de distanciamento social, a área da Saúde precisou se adaptar às novas ferramentas tecnológicas e com o aumento do cuidado realizado de forma remota, muitas dessas práticas vieram para ficar, mas ainda podem gerar dúvidas. 

Por esse motivo, explicamos neste artigo como a telemedicina, telessaúde e teleconsulta funcionam, além de revelar como esses conceitos se diferenciam e se complementam. Boa leitura! 

Telessaúde e telemedicina

Nos últimos anos, as ferramentas de telemedicina e telessaúde foram responsáveis por uma grande transformação no setor da Saúde, impactando principalmente no cuidado com o paciente em um momento crítico não só no Brasil, mas também no mundo. 

Por serem parecidas, elas podem se confundir. No entanto, na prática os conceitos são diferentes. 

Segundo a definição do Ministério da Saúde, a telessaúde faz parte da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil. Seu objetivo é aperfeiçoar os serviços médicos que contam com mecanismos de tecnologia e comunicação. 

Neste sentido, a prática de telemedicina está dentro do leque da telessaúde. Mas, como isso é aplicado? É o que vamos ver a seguir. 

Qual é a diferença entre teleconsulta e telemedicina?

telemedicina – regulamentada no Brasil em maio deste ano – é o exercício da medicina por meio da tecnologia, de acordo com a definição do Conselho Federal de Medicina (CFM). Basicamente, o conceito abrange toda a prática médica que é feita remotamente. 

Desta forma, ela inclui a prestação de outros serviços, é aí que entra a teleconsulta. De maneira prática, esse conceito refere-se ao atendimento médico por intermédio de ferramentas tecnológicas, conectadas à internet, a exemplo das chamadas de vídeo. 

Ou seja, a teleconsulta é um dos serviços que está dentro da área da telemedicina que, por sua vez, está dentro da telessaúde. 

Portanto, fica evidente que ambas as ferramentas usam da tecnologia para ampliar as práticas do setor. Mas, ainda que pareçam, as propostas se diferem.

Visto isso, é importante frisar que com a regulamentação, as ações de telemedicina devem contar com o uso do Certificado Digital, para que as emissões de receitas e atestados sejam assinadas digitalmente e possuam validade jurídica. 

Para saber o que mudou com a regulamentação da telemedicina no Brasil, confira este artigo.

Como a telemedicina agiliza o atendimento?

Apesar de não substituírem o contato presencial, na prática, os elementos da telessaúde e os serviços oferecidos dentro da telemedicina oferecem várias vantagens para a área. 

Inicialmente, essas ferramentas colaboraram para desafogar os atendimentos nos hospitais. Porém, com o passar do tempo, notou-se sua relevância também para a produtividade, organização e um melhor acesso à Saúde.

Isso pôde ser observado no dia a dia, como apontou uma pesquisa da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge).

O estudo constatou que 90% dos pacientes, que usaram de teleconsultas e acompanhamento a distância, conseguiram resolver seus problemas durante a pandemia. 

Tais benefícios também foram sentidos na opinião dos próprios profissionais da Saúde. De acordo com a pesquisa Telemedicina no Brasil, realizada pela plataforma Conexa Saúde, em parceria com o instituto Datafolha, 68% dos médicos afirmaram que a telemedicina colabora para um melhor acesso às práticas da medicina. 

Por fim, vale destacar que de acordo com a Portaria nº 467, do Ministério da Saúde, a emissão de receitas e prontuários de forma online exige a assinatura do profissional de Saúde realizada com o Certificado Digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.

Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.

Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.

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