Últimas notícias

Fique informado
Certificação Digital em Evidência: Resolução Cofen 754/2024 Traz Novas Regras para Enfermeiros

Certificação Digital em Evidência: Resolução Cofen 754/2024 Traz Novas Regras para Enfermeiros

31 de maio de 2024

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A Resolução Cofen 754/2024, publicada em 16 de maio de 2024, representa um marco na regulamentação do uso do prontuário eletrônico e plataformas digitais na Enfermagem.

Um dos destaques dessa resolução é o capítulo dedicado à certificação digital, que traz novas regras para os profissionais da área.

O que muda com a Resolução 754/2024?

Certificado digital obrigatório para alguns casos: A resolução exige que os profissionais de Enfermagem utilizem certificado digital para assinar documentos em prontuários eletrônicos em algumas situações.

Quando o prontuário for totalmente digital (paperless): A assinatura digital qualificada com certificado ICP-Brasil é obrigatória para garantir a validade jurídica dos documentos.

Em situações que exigem assinatura eletrônica: A assinatura eletrônica por meio de login e senha individual e intransferível é permitida, desde que atenda aos requisitos de segurança.

Para profissionais em atuação autônoma ou liberal: A responsabilidade pela obtenção do certificado digital é do próprio enfermeiro.

Instituições de saúde devem fornecer certificados: A resolução determina que as instituições de saúde que adotam prontuário eletrônico forneçam os certificados digitais para seus profissionais.

Exceção: A obrigatoriedade de fornecimento pela instituição não se aplica à atuação autônoma ou liberal.

Segurança das plataformas digitais: A resolução reforça a necessidade de segurança das plataformas digitais utilizadas na telessaúde, tanto do setor público quanto privado.

Níveis de acesso distintos: As plataformas devem ter níveis de acesso distintos para informações administrativas e pessoais do usuário.

Acesso restrito: As informações de saúde só podem ser acessadas pelos profissionais da equipe multiprofissional envolvidos no atendimento, pelo paciente ou representante legal.

Outras disposições importantes

A resolução também define regras para o registro das informações de Enfermagem no prontuário eletrônico, de acordo com a Resolução Cofen nº 736/2024.

Em caso de dúvidas, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) é responsável por dirimir as questões.

A Resolução Cofen 754/2024 entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União (DOU), revogando a Resolução Cofen nº 429/2012.

Acesse a íntegra da resolução acesse aqui.

A Resolução Cofen 754/2024 é um passo importante para modernizar e profissionalizar a atuação da Enfermagem no contexto digital.

A regulamentação do uso do prontuário eletrônico e das plataformas digitais, com ênfase na segurança das informações e na certificação digital, garante a qualidade do cuidado e a proteção dos dados dos pacientes.

Fique atento às novas regras e busque se atualizar!

Banner Saúde

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.