Últimas notícias

Fique informado

Ataques cibernéticos: a importância do monitoramento em uma central SOC

21 de dezembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Dicas da DigiCert para o Natal: como fazer compras online sem cair em golpes

Apesar do cenário problemático, existem maneiras simples de garantir segurança e tranquilidade ao realizar compras online nesse Natal

20 de dezembro de 2022

A importância da nuvem em um sistema de softwares de gestão

Mais segurança contra sinistros, proteção dos dados e informações, e mais agilidade são algumas das vantagens da nuvem

20 de dezembro de 2022

Brasileiros confiam mais no setor de tecnologia do que na média global, diz estudo da Edelman

Pesquisa feita em 15 países abordou diversos tópicos que apontam otimismo ou desconfiança no setor de tecnologia

19 de dezembro de 2022

ESET descobre ransomware dirigido à Ucrânia

Detectada nova campanha de ransomware direcionada a organizações ucranianas e que estaria relacionada ao grupo Sandworm

19 de dezembro de 2022

Uma das tarefas principais da SOC é o monitoramento de toda e qualquer atividade de rede, servidores, bancos de dados e antivírus

por Renato Mirabili Junior

Renato Mirabili Junior, consultor de Segurança da Informação da Protiviti

A modernidade avança a passos largos e na mesma velocidade se faz necessário que as organizações invistam em Segurança da Informação, o que inclui profissionais capacitados, ferramentas inovadoras, políticas de segurança adequadas, treinamentos e tudo que torne o ambiente corporativo cada dia mais seguro e insuscetível a falhas.

Apesar de todo esse cuidado, podem existir falhas de segurança, especialmente quando falamos de usuários descuidados, que fazem uso de senhas fracas ou compartilhadas, por exemplo, e que acessam sites com conteúdos maliciosos.

Nesta esteira também estão os usuários mal-intencionados, que usufruem de permissões as quais não deveria ter acesso. 

Uma saída para evitar tais ameaças em função do grande valor da informação que temos hoje em dia é investir em centrais de operações de segurança, as SOC (Security Operation Center), que são as responsáveis diretas por manter as organizações seguras contra qualquer evento, verificando todos os incidentes e garantindo sua identificação, análise, defesa, investigação e relato detalhado.

Uma das tarefas principais da SOC é o monitoramento de toda e qualquer atividade de rede, servidores, bancos de dados, antivírus, enfim, quaisquer atividades que possa identificar algum tipo de vulnerabilidade e dar “entrada” para eventos maliciosos.

Há diversas ferramentas disponíveis para essa finalidade. Algumas são gratuitas, como o Elasticsearch. Todas elas, porém, são similares, mantendo sempre um padrão de coleta, análise de logs e interfaces gráficas que facilitam a visualização e análise dos dados coletados.

E como funciona esse monitoramento? Por meio do recebimento dos logs, que possibilitam a análise em tempo real desses eventos e, consequentemente, a condução de ações para combater e evitar atividades maliciosas ou suspeitas em determinado ambiente.

À medida que cresce a importância de se garantir mais proteção de dados, confiabilidade e conformidade com órgãos reguladores, as empresas aumentam o investimento em Segurança da Informação. Um caminho para isso pode ser feito por meio do monitoramento de uma central de SOC a fim de prevenir futuros ataques cibernéticos.
 

Sobre a ICTS

A ICTS é uma empresa brasileira de consultoria, auditoria, tecnologia e serviços, estabelecida no Brasil desde 1995. Com o propósito de ajudar a criar um mundo onde as relações são construídas com confiança e sustentabilidade, atua no mercado com as marcas ICTS Security, ICTS Protiviti, Aliant e ForExperts, provendo expertise, soluções digitais e treinamentos especializados para gestão de riscos e performance, compliance, ESG, cibersegurança, privacidade, auditoria interna e investigação empresarial. Reconhecida com o selo Pró-Ética desde 2015, conta com cerca de 500 profissionais e serve a mais de 1.000 clientes, incluindo 58% dos 200 maiores grupos empresariais do Brasil1, a partir de seus escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Barueri. A ICTS é uma firma membro da Protiviti. A Protiviti Inc. é uma empresa global, com 85 escritórios em 25 países e mais de 7.000 profissionais que atendem a 60% das empresas da FORTUNE 1000®. Reconhecida como Great Place To Work e com faturamento anual superior a USD 1,5 bilhão, atua por meio de uma rede de subsidiárias e firmas-membro independentes.

Ataques cibernéticos devem continuar em 2023

Os principais tipos de ataques cibernéticos que não podem ignorados

Como as empresas podem impedir os ataques cibernéticos

Assinatura eletrônica não é sinônimo de assinatura digital. Por Regina Tupinambá

27ago(ago 27)09:0028(ago 28)18:00CISO Forum 2024O encontro Premier para líderes visionários em Segurança da Informação e Cibersegurança09:00 - 18:00 (28)

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.