Proteção de dados e cibersegurança são prioridades para 89% dos líderes de CX brasileiros
8 de março de 2024É neste contexto que os líderes de CX aparecem, pela primeira vez na história, como detentores da estratégia de segurança de dados nas empresas
Por Renato Cohen
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No dinâmico mundo da Experiência do Cliente (CX), uma tendência surge como destaque neste ano: os líderes responsáveis por essa atividade estão emergindo como os guardiões da privacidade de dados em um cenário onde a Inteligência Artificial e a personalização ganham cada vez mais protagonismo.
À medida que a coleta de dados se torna mais comum entre as empresas, justamente para entregar experiências mais personalizadas de atendimento, os clientes estão proporcionalmente mais zelosos em relação ao tratamento ético e seguro de suas informações.
Confiança e transparência se tornaram preocupações centrais e, mais do que isso, passaram a ser decisórias na hora de escolher uma marca a outra.
É neste contexto que os líderes de CX aparecem, pela primeira vez na história, como detentores da estratégia de segurança de dados nas empresas. Ao mesmo tempo em que aprendem e se adaptam às regulamentações e padrões de segurança, de forma diligente e proativa.
O recente estudo CX Trends 2024 da Zendesk aponta que 83% dos líderes de CX no Brasil se veem como responsáveis por assegurar a integridade dos dados dos clientes. Essa mudança de percepção não é por acaso; ao contrário, reflete uma evolução na mentalidade dos gestores sobre a importância de cuidar da privacidade dos consumidores.
Ainda segundo o estudo, 89% dos líderes brasileiros de CX identificam a proteção de dados e cibersegurança como uma das principais prioridades em sua estratégia de atendimento ao cliente em 2024. Este número, acima da média global (83%), destaca a necessidade em enfrentar os desafios de segurança em um mundo digitalmente conectado.
Também é importante ressaltar que apenas 21% desses gestores consideram que o seu departamento está preparado para tratar o tema nos dias de hoje. Embora este número aponte para uma oportunidade de melhoria, também ressalta uma lacuna significativa que precisa ser fechada para garantir a proteção adequada dos dados do cliente.
Assim, os desafios atuais da digitalização da sociedade exigem novas soluções e olhares. E os gestores de CX têm surgido como uma alternativa de liderança capaz de endereçar esses problemas, principalmente dentro das organizações mais focadas no cliente.
A função tem evoluído para além de fornecer experiências excepcionais, mas também em prover tranquilidade e segurança ao cliente. E esse é um desafio constante, que requer uma combinação de habilidades técnicas, visão estratégica e um compromisso firme com os valores éticos no tratamento das informações.
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