MP afirma que vazamento de dados de clientes Nubank é Fake News
26 de abril de 2019Após análise o Ministério Público descartou a possibilidade de vazamento de dados dos clientes Nubank
Dados vazados de clientes Nubank é Fake News afirmou nesta quarta-feira (24) o MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Território). De acordo com a análise preliminar não existe incidente de segurança.
A Espec (Unidade Especial de Proteção de Dados e Inteligência Artificial) efetuou a inspeção dos arquivos com supostas informações de clientes do banco digital Nubank. E após isso o MP concluiu que não houve vazamento de dados.
Segundo o órgão os arquivos recebidos parecem ser forjados pelo número de inconsistências de informações.
O caso ocorreu na última terça-feira (23), quando informações de clientes da fintech foram divulgadas, inclusive números de cartão de crédito. Esses dados teriam sido postados no site pastebin.com por um perfil anônimo.
O Nubank divulgou nota no mesmo dia negando esse vazamento. O Ministério Público conseguiu acesso ao arquivo e iniciou a apuração das informações de imediato.
O promotor de Justiça, Frederico Meinberg, comentou que esse tipo de prática de espalhar Fake News sobre vazamento de informações tem como objetivo extorquir e prejudicar empresas. Ainda de acordo com o promotor isso é crime e a pena pode chegar a 10 anos de prisão e aplicação de multa.
Com base nas informações o Ministério Público definiu que não será necessária a instauração de procedimento contra o banco Nubank.
Fonte: Credicar Vantagens