Últimas notícias

Fique informado

Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira – LGPD começa a valer

18 de setembro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Após sanção do presidente Jair Bolsonaro nessa quinta-feira (17/9) a Medida Provisória 959/2020, que dispões do prazo da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), começa a valer nesta sexta 18 de setembro de 2020 conforme o texto aprovado pelo Senado que determinava a vigência imediata da lei assim que sancionada pela presidência da república.

Porém a data marcada para o início da aplicação das sanções previstas na lei para as empresas que desrespeitarem as regras — que vão desde uma advertência até a aplicação de multa de até R$ 50 milhões — continua a mesma do texto original da LGPD, ou seja, 1º de agosto do ano de 2021.

ANPD
Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão da Presidência da República que vai fiscalizar o cumprimento da LGPD terá 36 cargos, sendo 16 em comissão remanejados e 20 funções comissionadas do Poder Executivo. 

Entre outras tarefas, a agência vai fiscalizar o cumprimento da lei, elaborar as diretrizes do Plano Nacional de Proteção de Dados e aplicar as sanções administrativas nas empresas que não cumprirem a LGPD — as punições, porém, só começarão a ser colocadas em prática no dia 1º de agosto de 2021, conforme previsto no texto legal.

A autorregulamentação e um comitê gestor como solução à ANPD. Por Marcelo Buz

A LGPD vai entrar em vigor, e agora?

LGPD pode entrar em vigor a qualquer momento

Crimes cibernéticos e LGPD impulsionam mercado de cibersegurança e forçam executivos a se envolverem no processo decisório, diz relatório ISG

Crimes cibernéticos e LGPD impulsionam mercado de cibersegurança e forçam executivos a se envolverem no processo decisório, diz relatório ISG