Dia de Proteção de Dados: 6 dicas simples para atualizar sua privacidade no universo online
27 de janeiro de 2021Com a chegada do Dia Internacional de Proteção de Dados nesta quinta-feira, 28 de janeiro, a Avast, líder global em segurança digital e produtos de privacidade, alerta os brasileiros para que retomem sua privacidade de seu estilo de vida digital.
O objetivo do Dia de Proteção de Dados é aumentar a conscientização e promover as melhores práticas de privacidade e proteção de dados.
“É importante não ser apático, quando se trata de privacidade online e observar regularmente como você pode manter o controle sobre sua privacidade e os dados pessoais que você compartilha no mundo digital, incluindo as redes sociais e os aplicativos que muitos brasileiros usam todos os dias“, comenta Shane McNamee, Diretor de Privacidade da Avast.
“Na próxima semana, em 4 de fevereiro, serão 17 anos desde o lançamento do Facebook e, embora ela não tenha sido a primeira rede social, houve uma mudança na forma como compartilhamos voluntariamente os dados pessoais sobre nós mesmos no universo online. Plataformas como Facebook e Google desenvolveram redes de publicidade complexas que dependem de dados pessoais para anúncios direcionados, os quais às vezes podem parecer estar sempre presentes. No entanto, há maneiras de retomar o controle e limitar o acesso de sites, plataformas de mídias sociais e aplicativos com relação aos seus dados sigilosos. Você tem mais controle do que pensa, quando se trata de decidir quem pode ver as suas informações e o que essas pessoas podem fazer com elas”, destaca.
Aqui estão seis etapas simples que você pode seguir, para recuperar um pouco da sua privacidade em aplicativos e redes sociais.
Gerencie a publicidade
Você pode restringir quais dados os anunciantes usam para direcioná-lo em diferentes plataformas de mídias sociais. Dê uma boa olhada em suas configurações de privacidade e publicidade, e certifique-se de remover interesses que a plataforma pode usar para atingir você, o que você pode fazer, por exemplo, no Facebook e no Twitter. Sempre que possível, desative ou remova quaisquer dados pessoais que também possam ser usados para segmentação de anúncios. Você pode ainda limitar o rastreamento e a segmentação de anúncios feitos por essas plataformas com base na sua navegação fora da mídia social, como desabilitar a “Atividade fora do Twitter”, no Twitter e remover “Anúncios exibidos fora do Facebook”, no Facebook.
Desabilite o rastreamento de localização
O rastreamento e histórico de localização, até mesmo metadados de localização em suas fotos, podem permitir que plataformas de mídias sociais e aplicativos rastreiem e cataloguem suas localizações com precisão e, então, exibam anúncios personalizados. Uma boa medida para proteger a privacidade é desabilitar os Serviços de Localização no telefone para todos os aplicativos de mídias sociais e de sua câmera. Se você tem um iPhone, pode encontrá-lo em “Ajustes, Privacidade e Serviços de Localização”. No Android, acesse “Configurações”, depois “Local” para desativar o “Compartilhamento de Localização, Histórico de Localização”, e ajuste o acesso da localização para os aplicativos.
Não faça login
Em certas plataformas de mídias sociais, como Twitter e TikTok, você não precisa fazer login para visualizar o conteúdo. Ao optar por não fazer o login, elas deixam de exibir uma grande quantidade de dados que poderiam potencialmente ser coletados, como a jornada do usuário pela rede, incluindo o conteúdo que você pesquisa e interage com os anúncios nos quais você clica.
Revogue permissões de apps e jogos
Se você for como a maioria das pessoas, provavelmente já fez login em outros aplicativos e sites com os seus detalhes de login do Facebook ou Google. Embora seja muito conveniente, também dá a esses sites o acesso aos seus dados e à plataforma que você usa, realizando login com informações adicionais sobre você. Por meio das configurações do Facebook, você pode revogar as permissões ou pode escolher quais dados os aplicativos e jogos que você ainda usa têm acesso. Da mesma forma, você pode gerenciar o acesso de terceiros à sua conta do Google, por meio das configurações de segurança.
Não clique nos anúncios
Muitos aplicativos e plataformas de mídias sociais rastreiam não apenas quais anúncios você clica, mas também quanto tempo você passa olhando para eles ou passando por eles. Se você não quer que as plataformas de mídias sociais ou aplicativos tenham informações sobre os seus interesses, adquira o hábito de realmente ignorar todos os anúncios juntos e não use o recurso “Loja”, que pode ser encontrado no Instagram e no Google, por exemplo. Se você ver algo que gosta, pode procurá-lo por meio do seu navegador enquanto usa uma VPN, como o Avast SecureLine VPN, que torna mais difícil para terceiros rastrear suas atividades online.
Crie um e-mail alternativo
Se você realmente deseja recuperar um pouco da sua privacidade, pode começar do zero criando um endereço de e-mail alternativo. Um e-mail alternativo – que é um endereço de e-mail que você usa apenas para coisas específicas e que não está vinculado a você em outro lugar -, torna muito mais difícil para as empresas rastreá-lo. Você pode criá-lo de forma fácil e gratuita no Gmail, porém certifique-se de não vinculá-lo à sua conta principal. Melhor ainda, use um serviço de e-mail diferente do que você costuma usar, para não vinculá-lo acidentalmente.
Mais dicas sobre proteção de privacidade online
Para mais dicas sobre como proteger sua privacidade no mundo online, confira os blogs sobre atualização de privacidade da Avast para Facebook, Instagram, TikTok e Twitter.
Sobre a Avast
A Avast (LSE: AVST), uma empresa FTSE 100, é líder global em produtos de segurança e privacidade digital. Com mais de 400 milhões de usuários online, a Avast oferece produtos das marcas Avast e AVG que protegem as pessoas contra ameaças na internet e o cenário de ameaças da IoT em evolução. A rede de detecção de ameaças da companhia está entre as mais avançadas do mundo, usando tecnologias de aprendizado de máquina e inteligência artificial para detectar e impedir ameaças em tempo real. Os produtos de segurança digital da Avast para dispositivos móveis, PC ou Mac são os mais bem classificados e certificados pela VB100, AV-Comparatives, AV-Test, SE Labs e outros. Visite: www.avast.com/pt-br.
- Gartner prevê que gastos mundiais de usuários finais com Nuvem Pública irão ultrapassar US$ 675 bilhões em 2024
- Bombardeio MFA: Nova Técnica de Phishing Mirando Usuários de Dispositivos Apple
- Everymind e Salesforce abrem inscrições para evento de RGM para mercado de varejo e consumo
- CoopsParty 2024 é oportunidade para desmitificar a inovação e aproximar jovens do cooperativismo
- 3C Gaming anuncia Renato Paiva como novo Vice-Presidente de Operações