Área de Recursos Humanos enfrenta grandes desafios para se adequar na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
12 de abril de 2022Um dos ambientes mais desafiadores para a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) encontra-se no setor de Recursos Humanos (RH)
Especialista comenta que a atenção ao ciclo de vida do dado nas empresas é fundamental e que os riscos e impactos nos setores de RH são grandes e devem ser mitigados.
Dentro das empresas, um dos ambientes mais desafiadores para um projeto de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) encontra-se, atualmente, no setor de Recursos Humanos (RH).
A área processa, rotineiramente, uma infinidade de informações e dados referentes não só dos colaboradores, mas também de seus familiares e dependentes, além de candidatos à vagas de emprego e dos trabalhadores que prestam serviços como terceirizados.
Naturalmente, os profissionais de recursos humanos vão se deparar com grandes desafios na jornada de adequação com as normas na LGPD, para uma correta proteção dos dados desse contingente de pessoas, uma vez que todos os dados referentes aos colaboradores – como remuneração, cargos e funções desenvolvidas, vale alimentação, plano de saúde – são consideradas informações pessoais, que devem ser protegidas.
Ruy Rede, especialista em compliance, inovação e automação e CEO da Beelegal soluções tecnológicas, concorda que a área representa um dos maioresdesafios das empresas, que além da tratativa de dados pessoais dos clientes e fornecedores, tem que adequar as informações que circulam na área de recursos humanos.
“Nesses setores, a quantidade de informações pessoais e muitas vezes sensíveis é muito grande e circula por muitos processos e pessoas envolvidas. É necessária ter uma política formalizada para garantir a privacidade destes dados e evitar GAPs em relação à LGPD”, aponta Ruy.
Para o especialista, a atenção ao ciclo de vida do dado é fundamental, desde a entrada na empresa, passando pelo tratamento, armazenamento, compartilhamento e descarte dos dados.
“Devem ser criados procedimentos como senha para acesso às informações, autorizações de gestores para liberação mais crítica, além de sistemas de prevenção de vazamento de Dados (DLP-Data Loss Protection). Como exemplo, podemos citar os arquivos de folhas de pagamento, que muitas empresas precisam compartilhar com contadores e empresas que processam os dados. Os riscos e impactos são grandes e a prevenção é a melhor alternativa para mitigá-los”, finaliza.
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