Últimas notícias

Fique informado

Área de Recursos Humanos enfrenta grandes desafios para se adequar na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

12 de abril de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Techfin Moeda Semente anuncia presença no metaverso

Moeda Semente, primeira techfin a usar blockchain para o mundo alcancem o desenvolvimento sustentável, está investindo no metaverso

7 de março de 2022

Por que investir em segurança da informação e qual o seu retorno financeiro?

O principal ponto para decidir investir na segurança da informação nas empresas é para fortalecer a segurança dos dados

7 de março de 2022

Cidadão passa a ter acesso no GOV.BR a consulta e transferência dos valores ‘esquecidos’ em bancos

Nesta segunda-feira (7), serviço do Banco Central está disponível para usuários com contas nos níveis Prata e Ouro no GOV.BR

7 de março de 2022

LGPD: não basta ter, é preciso executar

Estar em conformidade com a LGPD é relevante para o contexto geral de mercado, como o ambiente de negócios ao qual a empresa está inserida

7 de março de 2022

Como a Inteligência Artificial e os Data Centers neutros apoiam a evolução dos negócios

O avanço da tecnologia vem estimulando cada vez mais o investimento em métodos inovadores e disruptivos para os negócios

7 de março de 2022

Um dos ambientes mais desafiadores para a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) encontra-se no setor de Recursos Humanos (RH)

Especialista comenta que a atenção ao ciclo de vida do dado nas empresas é fundamental e que os riscos e impactos nos setores de RH são grandes e devem ser mitigados.

Dentro das empresas, um dos ambientes mais desafiadores para um projeto de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) encontra-se, atualmente, no setor de Recursos Humanos (RH).

A área processa, rotineiramente, uma infinidade de informações e dados referentes não só dos colaboradores, mas também de seus familiares e dependentes, além de candidatos à vagas de emprego e dos trabalhadores que prestam serviços como terceirizados.

Naturalmente, os profissionais de recursos humanos vão se deparar com grandes desafios na jornada de adequação com as normas na LGPD, para uma correta proteção dos dados desse contingente de pessoas, uma vez que todos os dados referentes aos colaboradores – como remuneração, cargos e funções desenvolvidas, vale alimentação, plano de saúde – são consideradas informações pessoais, que devem ser protegidas. 

Ruy Rede: Engenheiro Eletrônico, especialista em Compliance, Inovação e automação. CEO da Beelegal soluções tecnológicas

Ruy Rede, especialista em compliance, inovação e automação e CEO da Beelegal soluções tecnológicas, concorda que a área representa um dos maioresdesafios das empresas, que além da tratativa de dados pessoais dos clientes e fornecedores, tem que adequar as informações que circulam na área de recursos humanos. 

Nesses setores, a quantidade de informações pessoais e muitas vezes sensíveis é muito grande e circula por muitos processos e pessoas envolvidas. É necessária ter uma política formalizada para garantir a privacidade destes dados e evitar GAPs em relação à LGPD”, aponta Ruy. 

Para o especialista, a atenção ao ciclo de vida do dado é fundamental, desde a entrada na empresa, passando pelo tratamento, armazenamento, compartilhamento e descarte dos dados.

Devem ser criados procedimentos como senha para acesso às informações, autorizações de gestores para liberação mais crítica, além de sistemas de prevenção de vazamento de Dados (DLP-Data Loss Protection). Como exemplo, podemos citar os arquivos de folhas de pagamento, que muitas empresas precisam compartilhar com contadores e empresas que processam os dados. Os riscos e impactos são grandes e a prevenção é a melhor alternativa para mitigá-los”, finaliza.

Entenda o que é LGPD e como ela funciona

Demanda por adequação à LGPD e Governança de Dados cresce 554% no mercado corporativo, aponta levantamento 

LGPD e Open Insurance: o futuro do compartilhamento de dados

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!