Últimas notícias

Fique informado

Senado vota pela vigência da LGPD a partir de amanhã dia 27/08/20

26 de agosto de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O Senado aprovou por unanimidade nesta quarta, 26 de agosto de 2020, a vigência imediata da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD

A MP havia sido aprovada na terça – 25 de agosto de 2020- pela Câmara dos Deputados, mas com vigência prevista para 31 de dezembro deste ano.

Com a decisão do Senado, a lei passa a valer já a partir desta quinta-feira 27/08/2020.

Os senadores derrubaram o artigo da MP 959/2020, que adiava o início da lei para 31 de dezembro de 2020

Atualizado em 27/08/2020 Como o adiamento não foi votado, segundo a Secretaria Geral do Senado, a Lei Geral de Proteção de Dados passa a valer assim que o texto final da MP, aprovado pelo Senado, for sancionado como lei pelo presidente Jair Bolsonaro. Após ser publicada matéria sobre a LGPD em seu site o próprio Senado alterou seu posicionamento e informou que a lei só entrará em vigor quando o projeto de lei de conversão, resultante da aprovação da medida provisória, for sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. Bolsonaro terá 15 dias úteis para sancionar o projeto, a partir do momento em que o texto for protocolado na presidência da República. Se a assinatura não for dada, acontece a “sanção tácita”: o texto se torna lei retorna ao Congresso Nacional para ser promulgado. Com isso, a LGPD deve entrar em vigor ainda no mês de setembro, quando esse processo for concluído.

Na votação ocorrida hoje – dia 26 de agosto de 2020 – último dia antes da MP perder seu efeito, os senadores derrubaram o artigo 4º com a justificativa do regimento interno da Casa, já que a matéria já havia sido votada meses atrás.

A lei terá vigência imediata, mas com as multas sendo aplicadas apenas a partir de 3 de agosto de 2021 – a data original de vigência era 14 de agosto de 2020.

O PL aprovado por unanimidade no Senado agora vai para a sanção do presidente da república

“A Lei Geral de Proteção de Dados já teve uma ampla discussão e ninguém está discutindo mais o prazo de validade. Não temos de votar em relação a isso. Já é coisa sancionada e resolvida. Seria fugir das nossas obrigações”, afirmou no começo da sessão o senador Major Olímpio (PSL-SP). 

Câmara vota pela MP 959 e a vigência da LGPD hoje!

Senado vota hoje início da vigência da LGPD