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Kantar aponta e-sports, 5G e áudio como algumas das tendências para 2020

16 de janeiro de 2020

Estudo global Tendências & Previsões de Mídia da Kantar apresenta os desafios que a indústria e os profissionais de mídia terão pela frente, assim como as tendências que despontam e as que se consolidam neste ano

Com a chegada do novo ano, as agências e anunciantes preparam suas estratégias de mídia com foco no que virá pela frente no setor. Para antecipar as tendências e apresentar os principais desafios que terão pela frente, a Kantar lança o estudo global Tendências & Previsões de Mídia.

A mensagem principal da pesquisa da Kantar é o ‘paradoxo digital’ que o novo ano reserva. Assim como nos anos anteriores, a tecnologia continuará a redefinir o cenário da mídia em 2020, criando oportunidades e desafios para os profissionais de marketing. À medida que os gastos com anúncios em plataformas sociais e tecnológicas continuam aumentando, as inovações tecnológicas também permitirão um renascimento do envolvimento no mundo real.

De acordo com o Tendências & Previsões de Mídia da Kantar, os profissionais de marketing e veículos de mídia serão desafiados a desenvolver habilidades, modelos de engajamento e recursos de medição para engajar os consumidores em um cenário cada vez mais concorrido.

A Kantar acredita que, embora os novos canais de mídia em evolução criem oportunidades, o dilúvio de pontos de contato digitais tornará mais difícil a conexão com os consumidores. Os profissionais de marketing também precisarão navegar no “dilema dos dados”, atendendo à demanda do consumidor por conteúdo relevante e personalizado, sem quebrar a confiança e a privacidade.

O material está dividido em três principais temas: As tendências tecnológicas que transformam o cenário de mídia; Os espaços que as marcas podem ocupar com confiança; e O contexto e os catalisadores da mudança. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:

1) As tendências tecnológicas que transformam o cenário de mídia

O 5G finalmente se torna real

O setor de marketing será um dos principais beneficiários da era 5G, multiplicando exponencialmente o alcance e o engajamento com os consumidores. Apesar disso, aproveitar a oportunidade do 5G exigirá uma transformação significativa dos profissionais de marketing.

A batalha das plataformas de streaming

Novos players de mercado agitam o setor, mas é preciso ficar atento à um mercado cada vez mais desordenado, que trará fadiga de assinatura entre os consumidores.

Aumentando o volume

As marcas aumentam o volume e acham sua voz quando entramos em uma nova era da publicidade em áudio. Novos canais de áudio estão prontos para ganhar destaque.

O conteúdo se alia ao comércio

O conteúdo e o comércio convergirão à medida que o ‘anúncio publicitário’ evolui de social para compra em diversos meios, resultando em uma contração do ciclo de marketing.

2) Os espaços que as marcas podem ocupar com confiança:

As marcas voltam à realidade

As marcas equilibrarão sua presença digital com mais experiências do mundo real, o que significa que poderemos ver uma desaceleração no ritmo do crescimento da publicidade digital.

As marcas assumem uma posição

Assumindo a liderança dos consumidores, as marcas se tornarão mais radicais em 2020. Apesar disso, é preciso garantir que a estratégia de mídia esteja alinhada com os valores e propósitos das organizações.

Apenas cresça

O marketing de influenciadores deve medir o que importa e amadurecerá à medida que as marcas começarem a colaborar mais profundamente, levando a aferição de métricas mais a sério em 2020.

Prepare-se para jogar

O e-sports se tornará mais popular nos próximos 12 meses, apresentando oportunidades lucrativas para os proprietários de mídia e anunciantes que melhor aproveitarem as regras do jogo.

3) O contexto e os catalisadores da mudança

Encare a mudança

A tendência de internalizar o setor de mídia das empresas continuará à medida que mais marcas criarem suas próprias equipes de especialistas digitais, empurrando agências e anunciantes para fora de suas zonas de conforto tradicionais, em uma nova forma de colaboração.

Sem biscoitagem

O fim dos cookies pode deixar muitos profissionais de marketing no escuro. Os anunciantes precisam se preparar agora para a nova “economia mista”. As integrações diretas entre publishers e parceiros de mensuração vão mudar a forma de analisar métricas.

O dilema dos dados

Diante de uma legislação mais robusta, a ética da privacidade virá à tona e os profissionais de marketing projetarão iniciativas de personalização com a mentalidade de colocar a pessoa em primeiro lugar, em detrimento da máquina ou do tecnológico.

Campanha 2020

A publicidade política criará aglomeração e desordem em 2020, especialmente no cenário da mídia nos EUA. Os anunciantes precisarão repensar suas estratégias durante a temporada da campanha.

Expectativas da Kantar

Jane Ostler – Global Head of Media Effectiveness da divisão de Insights da Kantar

Para Jane Ostler, Global Head of Media Effectiveness da divisão de Insights da Kantar, 2020 será um ano emocionante para os profissionais de marketing: “Mais possibilidades de publicidade e conteúdo, juntamente com os dados gerados, criam uma infinidade de oportunidades para profissionais de marketing e veículos de mídia. Com novas oportunidades, surgem novos desafios”, declarou.

“As tecnologias fundamentais emergentes podem transformar o uso da mídia, e outras mudanças no setor, como o desaparecimento de cookies de terceiros, forçarão os profissionais de marketing a evoluir a forma como medem a audiência em telas e a eficácia das campanhas”, afirma.

“Outras plataformas, como o marketing de influenciadores e os novos canais de áudio, enfrentarão um momento de improviso; sua credibilidade pode estar em risco, a menos que evoluam e cumpram suas promessas. Os profissionais de marketing precisarão melhorar sua compreensão de como diferentes pontos de contato funcionam efetivamente para suas marcas, on-line e off-line”, completa Ostler.

Andy Brown – CEO da Divisão de Mídia da Kantar

Andy Brown, CEO da Divisão de Mídia da Kantar acrescentou: “Estamos lançando o Tendências & Previsões de Mídia em um momento crítico para a indústria. Reunindo conhecimentos e dados de toda a Kantar, esta coleção fornece uma janela para as forças que estão moldando o cenário da mídia e esperamos continuar essas discussões importantes com nossos clientes e parceiros ao longo de 2020 e além”, finalizou Brown.

Para mais informações, faça o download do estudo na íntegra pelo link!

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