Últimas notícias

Fique informado

No Brasil, risco de crime na internet é tão alto quanto na rua, revela estudo do MIT

9 de janeiro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Crimes na internet aumentam: saiba como se proteger dos ataques de phishing

Phishing é um golpe no qual os criminosos enviam links e anexos com malware para roubar dados, sendo a isca e-mails disfarçados

9 de março de 2022

Lei endurece penas para crimes eletrônicos, como clonagem do WhatsApp e outros golpes via internet

Golpes cometidos em meios eletrônicos terão penas que podem chegar até 8 anos de prisão, agravadas se os crimes forem praticados com o uso de servidor mantido fora do Brasil, ou ainda se a vítima for uma pessoa idosa ou vulnerável

28 de maio de 2021

Cibercrime: Perigo na Internet!

  Por Luiz Augusto Filizzola D’Urso* A Internet apresenta infinitos

27 de outubro de 2016

Brasil é o terceiro país com pior ambiente digital entre G20, com carência de investimentos e falta de regulamentações na internet brasileira

Um estudo elaborado pela MIT Technology Review avalia como 20 das principais economias do mundo adotam práticas tecnológicas para aumentar a resistência contra ataques cibernéticos.

Além disso, o relatório “The Cyber Defense Index 2022/23” analisa como as estruturas políticas de cada país promovem transações digitais seguras.

“A segurança cibernética se tornou uma preocupação geral e ganhou mais relevância nos últimos anos, especialmente por causa do aumento da complexidade do cenário de riscos com a aceleração do processo de digitalização, alavancado pela pandemia. Na internet, qualquer empresa, pessoa ou governo pode se transformar em um alvo potencial para ataques cibernéticos e as consequências podem tomar dimensões inimagináveis. Assim como a segurança pública, na rua, é um problema enorme no Brasil, no digital também”, disse André Miceli, CEO e editor-chefe da MIT Technology Review Brasil.

Para compor o estudo foram analisados os seguintes países: Austrália, Holanda, Coreia do Sul, Estados Unidos, Canadá, Polônia, Reino Unido, França, Japão, Suíça, Itália, China, Alemanha, Espanha, Arábia Saudita, México, Índia, Brasil, Peru e Indonésia.

As economias foram classificadas de acordo com suas medidas regulatórias relacionadas a questão da segurança cibernética.

Para esta classificação, a MIT Technology Review utilizou como base quatro pilares: Infraestrutura Crítica; Recursos de Segurança Cibernética; Capacidade Organizacional e Comprometimento com Políticas.

Atualmente, o Brasil ocupa o 18º lugar do ranking, mas aos poucos vem aprimorando suas práticas acerca do tema.

“Os governos de todos os países classificados no CDI deste ano estão trabalhando duro para adotar as melhores práticas regulatórias globais e impulsionar seus esforços de defesa cibernética, mesmo países como o Brasil que estão relativamente atrasados. O Brasil está classificado em 18º lugar geral. No entanto, em agosto de 2022, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) realizou sua primeira consulta pública para criar uma agenda regulatória que busca em grande parte emular o atual padrão-ouro do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, vigente na União Europeia”, destacou Laurel Ruma, editorial director da MIT Technology Review Insights.

Ainda é possível fazer um comparativo sobre como os países se posicionam mediante cada um dos aspectos analisados pelo estudo.

A Code42, empresa americana de software de segurança cibernética, é parceira da MIT Technology Review na pesquisa.

Sobre a MIT Technology Review Brasil: 

Lançada no país em outubro de 2020 com proposta inovadora no cenário editorial brasileiro, a MIT Technology Review é referência no Jornalismo de autoridade em tecnologia.

A reputação da MIT Technology Review deriva de seus 121 anos de tradição de relatórios sobre novas tecnologias e do seu relacionamento exclusivo com a principal universidade do mundo em pesquisa e inovação.

Crimes na internet aumentam: saiba como se proteger dos ataques de phishing

Lei endurece penas para crimes eletrônicos, como clonagem do WhatsApp e outros golpes via internet

Crimes na Internet: O que falta é preparação da Justiça, não legislação

27ago(ago 27)09:0028(ago 28)18:00CISO Forum 2024O encontro Premier para líderes visionários em Segurança da Informação e Cibersegurança09:00 - 18:00 (28)

Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.