Inteligência Artificial é o sistema que permite a computadores performar tarefas que apenas seres humanos podiam
Por Isadora Laviola – Equipe de Redação
Inteligência Artificial (IA) é o sistema que permite a computadores performar tarefas que antes apenas seres humanos podiam – como tomar decisões e resolver problemas.
Essa tecnologia está mais incorporada em nossa vida do que percebemos, por exemplo, como o algoritmo em plataformas de streaming, redes sociais e nas câmeras fotográficas de smartphones.
Os tipos de IA são classificados de duas maneiras – por suas capacidades e funcionalidades. A classificação por capacidades são definidas em três tipos, que busca compreender a inteligência e consciência por trás de cada máquina.
General AI e Super AI, que são inteligências artificiais hipotéticas, e Artificial Narrow Intelligence (ANI), que compreende todos os tipos de IA existentes.
A ANI, também conhecida como Weak AI, descreve máquinas que realizam apenas atividades para as quais são programadas. As competências desses dispositivos são limitadas a capacidades que se assemelham às humanas.
Dentro da ANI existem quatro tipos diferentes de IA classificados por suas funcionalidades, que são:
– Reativas: esse é o tipo mais básico de IA, projetada para observar padrões e tomar decisões a partir deles. Esse tipo de máquina não tem memória ou capacidade de aprendizado.
– Memória limitada: essas máquinas são treinadas com grande quantidade de dados. Elas constroem memórias de maneira limitada.
– Teoria da mente: essa IA se difere por sua capacidade de entender os seres humanos, seus comportamentos e emoções. O objetivo da máquina é antecipar reações de pessoas e de outras máquinas para facilitar interações.
– Autoconsciente: como o nome diz, esse tipo de máquina tem consciência sobre sua existência e capacidades. Hoje elas são capazes de tomar decisões, mas sua compreensão de si mesma ainda é rasa. O futuro da IA autoconsciente provoca debates acerca de ética e da definição de consciência.
Como dito anteriormente, a IA está muito presente em nosso cotidiano e isso se dá através de suas diferentes aplicações.
Essas aplicações se apresentam nos chatbots, robôs, filtros de spam, videogames, e muito mais. Você pode saber sobre as práticas de IA em uma categoria específica de nosso site.
A Inteligência Artificial Generativa (Gen AI) é uma aplicação de IA que se tornou muito popular nos últimos anos com o lançamento do ChatGPT em 2022.
A IA Generativa é capaz de aprender com padrões e reproduzi-los de maneira realista sem nunca repetir respostas. Também é capaz de produzir uma variedade de conteúdos em formato de imagens, vídeos, música, texto, códigos de software e produtos de design.
A IA generativa, ou GenIA, chama a atenção porque, diferente de tecnologias anteriores que impactavam majoritariamente trabalhos físicos, ela interfere em atividades que envolvem pensamentos e raciocínios.
A expectativa mundial é de que essa tecnologia se desenvolva cada vez mais e passe a fazer parte de cada vez mais espectros da vida humana – seja em carros que dirigem sozinhos, dispositivos wearable ou assistentes virtuais. O que consiste em um cenário ideal para alguns e assustador para outros.
Por Isadora Laviola – Equipe de Redação Crypto ID
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.
O que é Inteligência Artificial e sua aplicabilidade no dia a dia
Entenda o que é LGPD e como ela funciona
O que é ID Flash?
ID Flash é a coluna do Crypto ID dedicada a pessoas curiosas sobre o que está rolando no mundo digital nesse momento por meio de artigos rápidos e diretos.
No ID Flash falamos sobre: Criptografia, Identificação Digital, Certificação Digital, PKI, Biometria, Metaverso, Criptomoedas, Criptoativos, NFT, Blockchain, Tokenização, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e muito, muito mais.
Inscreva-se para receber nossa Newsletter, nos acompanhe sempre e compartilhe com seus amigos!
Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!