Após lançamento de Shakira, contas falsas da CASIO surgem no Twitter e enganam usuários
21 de janeiro de 2023ESET analisa a velocidade com que os agentes mal-intencionados se apropriam de assuntos de destaque para aplicar golpes com contas falsas
O lançamento e repercussão da nova música da cantora Shakira, deu grande destaque à marca de relógios CASIO nos últimos dias.
A referência da artista colombiana à marca em tom de ironia e a consequente reação de seu ex-companheiro fizeram com que grande parte das pessoas comentassem sobre o assunto, após a divulgação da canção.
“Cambiaste un Rolex por un Casio”: o trecho da música que impulsionou contas falsas
No entanto, algumas horas após a publicação do videoclipe, várias contas falsas surgiram se passando pela marca CASIO, enganando usuários e até mesmo, alguns meios de comunicação.
A ESET, empresa especializada em detecção proativa de ameaças, analisa o fenômeno do aumento de contas não oficiais da marca CASIO nas redes sociais como um exemplo claro do oportunismo de golpistas que se aproveitam de tópicos de interesse de massa para enganar as pessoas.
“Pode parecer inofensivo, mas o exemplo nos ajuda a tomar consciência da velocidade com que as notícias falsas se espalham e de como o oportunismo de alguns atores pode ser usado para enganar as pessoas, seja espalhando notícias falsas ou realizando alguma outra ação maliciosa”, explica Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório da ESET América Latina.
No Twitter, a única conta verificada vinculada à empresa é CASIOedu. Em seu perfil oficial, o qual é possível verificar a identificação de Divisão Educacional e o selo de verificação de identidade, foi feito um alerta sobre a existência de perfis falsos que se apresentam como oficiais.
Com essa declaração, a marca garante que nenhuma comunicação publicada em outra conta seja considerada legítima.
Após analisar essas contas, a ESET observou que algumas delas foram criadas em janeiro de 2023. Outras, em 2022, mas com a primeira publicação é de 13 de janeiro de 2023. Isso mostra a intenção de capitalizar o interesse que o lançamento da música despertou e as reações que isso causou.
Embora tenha sido verificado o número de declarações falsas em nome da marca, nenhuma tentativa de fraude vinculada a essas contas foi relatada.
Por isso, os usuários devem ter cuidado ao comprar um produto ou disponibilizar dados pessoais para contas que fingem ser legítimas.
Cibercrime que se aproveita da emoção por meio de contas falsas
A ESET também alerta sobre fraudes por meio de redes sociais, WhatsApp ou por e-mail, destacando o oportunismo e a velocidade dos cibercriminosos como parte de suas estratégias de engenharia social.
Embora neste episódio as contas fakes não tenham sido denunciadas por falsidade ou fraude, e sim, por notícias falsas, o exemplo dá a oportunidade de tomar consciência do oportunismo e da velocidade com que os golpistas trabalham.
Nesse sentido, vimos isso claramente com a pandemia da COVID-19, onde o cibercrime usou o medo e a preocupação para distribuir todo tipo de fraude.
“Hoje, o exemplo das contas falsas da Casio no Twitter não representa algo grave até agora. No entanto, se em vez de uma música fosse um problema de saúde que despertasse interesse em massa, os riscos de espalhar notícias falsas poderiam ser outros”, acrescenta Gutierrez Amaya, da ESET.
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