Últimas notícias

Fique informado

Topaz e IBM constroem solução inovadora de atendimento digital empático com IA generativa

5 de setembro de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Pagamentos com criptomoedas passam a ser aceitos pelo Banco do Brasil

Os pagamentos com criptoativos devem ser feitos dentro da plataforma

17 de fevereiro de 2023

Novo recurso ITP promete simplificar os pagamentos no e-commerce

Com o ITP o consumidor inicia uma transação fora do ambiente de sua instituição financeira e paga diretamente suas contas sem precisar de cartões de débito ou crédito. 

17 de novembro de 2022

A Topaz, empresa especializada em soluções financeiras digitais da América Latina, parte do Grupo Stefanini, está construindo a plataforma Topaz Open

Empathetic Banking: conceito novo na América Latina que faz leituras emocionais dos clientes, através de uma Plataforma de Conversational Banking que utiliza IBM watsonx – a plataforma da IBM para la IA generativa.

A Topaz, empresa especializada em soluções financeiras digitais da América Latina, parte do Grupo Stefanini, está construindo a plataforma Topaz Open – uma experiência inovadora personalizada e omnichannel, que foca em um atendimento adaptado às necessidades individuais dos clientes utilizando IBM Watson Virtual Assistant, IBM Watson Discovery, IBM watsonx.data e IBM watsonx.ai.

As instituições financeiras estão buscando canais de atendimento cada vez mais tecnológicos e diversificados, usando dados para personalizar o suporte ao cliente e de forma humanizada.

De acordo com a última pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, 72% das transações financeiras no Brasil são realizadas via canais digitais.

Soma-se a esse cenário o potencial do uso da IA generativa, como aponta o novo CEO Study 2023, do IBM Institute for Business Value (IBV), que mostra que metade dos líderes globais estão integrando IA generativa em produtos e serviços, e 75% acreditam que a vantagem competitiva dependerá de quem estiver mais avançado com essa tecnologia.

Para conectar esse atendimento personalizado, tecnológico e humanizado, a Topaz utiliza o conceito de Empathetic Banking – inédito na América Latina – e que relaciona um atendimento cognitivo que faz leituras emocionais dos clientes, permitindo ao banco sugerir serviços mais customizados com base nessas informações, por meio de chatbots, assistentes de voz e agentes por meio de chat ao vivo nos próprios aplicativos bancários.  

O atendimento por meio do Topaz Open pode ainda se tornar uma plataforma proativa capaz de notificar os clientes sobre saldo, extrato, além de recomendações e consultas de investimentos com base em transações anteriores, ou até mesmo respondendo perguntas como “Quanto gastei com aplicativos de transporte este mês?” como um consultor financeiro pessoal.

A solução também contará com recursos e estrutura para que os dados dos usuários e instituições estejam seguros, implementando um processo robusto de identificação e verificação, sem comprometer a experiência do cliente, com a autenticação de dois fatores e detecção de fraudes.

Topaz
Flávio Gaspar, CPO da Topaz

Entre as grandes possibilidades com esta forma de atendimento automatizado e empático, está em treinar a IA constantemente com dados comportamentais e de perfil, produtos bancários, histórico de interações para abertura de contas, como um exemplo de forma reativa, assim como gestão de alertas e recomendações como uma forma proativa de atendimento.

Este produto representa um novo paradigma na relação entre Bancos e clientes, humanizando o atendimento digital, apoiando na educação financeira dos correntistas e simplificando a relação com o dinheiro”, destaca Flávio Gaspar, CPO da Topaz.

A Topaz cocriou a solução com o IBM Build Lab (área que atua com parceiros IBM fornecendo recursos técnicos, especialistas e suporte para acelerar a cocriação de soluções e produtos IBM com tecnologia “embarcada”) une as tecnologias IBM com às soluções da Topaz para a conclusão do projeto que está sendo desenvolvido em fases com projeção de conclusão em outubro de 2023.

A inteligência artificial transformou a experiência do cliente nos últimos anos e a chegada a IA generativa traz avanços promissores neste sentido. Por meio dessa colaboração entre Topaz e IBM, pudemos cocriar uma solução que transforma o modo como os bancos se relacionam com seus clientes, usando inovação e tecnologia. Com IBM watsonx, unimos em uma mesma plataforma dados confiáveis, governança e velocidade, que é capaz de oferecer inovação sem precedentes a diversos setores econômicos em todo o mundo”, afirma Fabrício Lira, Diretor de Ecossistemas da IBM Brasil.

A Topaz é parceira de IBM Ecosystem, o que possibilita cocriação de maneira personalizada, do desenvolvimento de soluções para cada necessidade do parceiro de negócios.

O projeto é exemplo de como o ecossistema pode se integrar para oferecer uma solução robusta ao mercado, com parceiros de negócios estratégicos, para desenvolver soluções habilitadas pela tecnologia IBM e com o objetivo final de atender melhor o crescente número de finanças digitais e consumidores bancários na América Latina com tecnologias de ponta, o que destaca a relevância das parcerias nos ecossistemas de tecnologia para acelerar a inovação e a transformação digital das instituições financeiras da região.

Sobre a Stefanini

A Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 35 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios.

Com o propósito de “Cocriar soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados.

Atua nas seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility), Analytics & IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Manufatura (Indústria 4.0) e Marketing Digital.

Presente em 41 países e com mais de 30 mil funcionários, a Stefanini é apontada como a quinta empresa brasileira mais internacionalizada – a primeira no setor de tecnologia, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC). Para mais informações, clique aqui.

Grupo Stefanini e Topaz promovem palestras sobre soluções e tendências em seu estande no Febraban Tech

Na contramão do mercado de tecnologia, Grupo Stefanini amplia contratações no mundo inteiro

Aos 35 anos, Grupo Stefanini se consolida como robusto ecossistema de inovação e aposta em crescimento de 24%

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!

TAGS

IBM mercado