LawTech utiliza machine learning para comprar ativos judiciais
25 de julho de 2023A Lawtech JusCash, especializada em antecipação de créditos judiciais para advogados, faz uso de machine learning para precificação de ativos judiciais
Por Gabriel Mancuso
A proposta da JusCash parece simples: antecipar créditos judiciais para advogados. Mas na prática, fazer a precificação do produto de forma justa aos clientes e mitigando riscos financeiros do negócio, é uma tarefa complexa.
O crédito judicial, na sua definição simplificada, pode ser descrito como o valor monetário que um advogado tem a receber oriundo do êxito de uma ação.
Este valor só é pago após uma série de etapas longas e complexas pelas quais um processo judicial precisa passar.
Mesmo quando o advogado já sabe que ganhou a causa, para o pagamento acontecer, é necessário esperar meses ou até anos para ter acesso ao dinheiro.
Durante esse período, o advogado precisa se manter financeiramente,. Pensando nessa dificuldade nasceu a JusCash, que desde a sua criação, em 2020, já antecipou R$ 15 milhões em créditos judiciais.
Ao antecipar seu crédito, o advogado recebe o valor bruto descontado de um montante calculado pela empresa, que é chamado de deságio.
Para ser realizada a precificação do ativo judicial, o processo precisa ser analisado em diferentes aspectos, sendo alguns deles: tribunal de tramitação, fase processual, se possui correção monetária ou não e tempo estimado para a liquidação.
A JusCash desenvolveu um robô que captura dados dos tribunais brasileiros (TJs e TRFs), com isso, usou um modelo de Machine Learning para identificar padrões nestes dados, principalmente no que tange a duração de cada fase processual, para então, utilizar de modelos estatísticos com o objetivo de predizer o tempo de duração total de um processo até seu efetivo pagamento.
Na prática, somente do aspecto tempo estimado para liquidação, um processo com a estimativa de 12 meses terá uma taxa de deságio superior a um processo com liquidação estimada em 6 meses.
Essa é uma das aplicações de machine learning que a empresa utiliza, devido ao crescimento acelerado e a necessidade de ganhar velocidade nas análises processuais, outras demandas estão surgindo e com elas, novas ferramentas de automação.
A JusCash é patrocinadora do Doc9 Summit, evento para profissionais do direito, que reunirá nomes de peso do mercado jurídico para discutir inovações e tendências da área.
Com o apoio da AB2L, Crypto ID e impulsionada pelo Linklei, o evento acontecerá no dia 06 de julho de forma híbrida, sendo o formato presencial aberto apenas para convidados, e o online com ingressos disponíveis na página do evento.
Sobre a empresa
A JusCash é uma lawtech especializada em antecipação de créditos judiciais, sendo reconhecida como uma solução financeira para advogados e escritórios de advocacia.
Sobre doc9
A Doc9 é uma das maiores startups de tecnologia jurídica do Brasil. Responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para a otimização da rotina jurídica, como o Whom, o primeiro gerenciador de certificados digitais do Brasil.
A Doc9 possui uma plataforma centralizada de serviços como audiências, cálculos e outras diligências, por meio da qual atende mais de 3 mil escritórios e departamentos jurídicos em todo o país.
Nossa missão é tornar a vida mais leve por meio de soluções inovadoras e tecnológicas.
Acompanhe a Doc9 no Site, no Blog nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook.
Leia outros artigos da doc9 publicados no Crypto ID aqui!
Direito e tecnologia: uma união indissociável para entregas de qualidade
Tendências para o setor de Advocacia e Tecnologia
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!