Últimas notícias

Fique informado

Como a Transformação Digital pode ajudar a impulsionar a Indústria no Brasil

21 de dezembro de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

83% das empresas adotam nuvem híbrida para potencializar transformação digital

Percentual é superior à média global e de outros países como Japão e EUA; entretanto, gerenciamento do ambiente de nuvem no País ainda tem deficiências, criando pontos cegos e colocando dados em risco.

19 de dezembro de 2022

Transformação Digital e a Importância do parceiro de TI em seu processo

É neste cenário que o outsourcing de serviços de TI vem se mostrando uma estratégia bastante eficaz para apoiar a Transformação Digital nas empresas

31 de outubro de 2022

Para mais de 50% das empresas no mundo, sonho de transformação digital se torna pesadelo

Não há oportunidade de Transformação Digital se todos dentro da organização não sentirem as vantagens do desenvolvimento.

1 de outubro de 2022

Os impulsos da pandemia para a transformação digital na saúde

Quando o assunto é implementação de tecnologias, mais do que uma adaptação pontual, o momento impulsionou uma tendência de transformação digital na saúde

30 de setembro de 2022

Para avançar nesse ponto, contudo, é preciso deixar claro que a Transformação Digital não precisa ser uma disrupção completa e futurística

Por Alexandre Martinez

Transformação Digital
Alexandre Martinez, CEO da IT-ONE

Seja qual for seu ramo de atuação, uma coisa é certa: todo mundo já ouviu alguém reclamando por ter de fazer alguma tarefa repetitiva.

Pode ser conferir ou organizar arquivos, montar planilhas, analisar números sem fim ou, por que não, o seu próprio exemplo de trabalho manual que demanda atenção, concentração e uma boa dose de checagem – afinal de contas, quase sempre, são esses os processos que menos admitem erros.

A boa notícia, porém, é que essas demandas rotineiras podem estar perto de encontrar suas soluções, graças à Transformação Digital e à ascensão de conceitos como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (Aprendizado de Máquina), Internet das Coisas (IoT – de Internet of Things, em inglês) e por aí vai.

Para avançar nesse ponto, contudo, é preciso deixar claro que a Transformação Digital não precisa ser uma disrupção completa e futurística.

Costumo dizer que a verdadeira Transformação Digital não é nem o mundo dos Jetsons nem o contexto hipnótico de Black Mirror.

A inovação prática está (e precisa estar) mais perto da vida real, resolvendo os desafios que as pessoas e empresas têm no dia a dia.

O grande ponto, portanto, é esse: as novas tecnologias devem ser pensadas a partir da realidade para propor as aplicações mais úteis.

É com este pensamento em mente que podemos iniciar um novo momento para a indústria brasileira, simplificando as rotinas e potencializando os diferenciais de cada companhia e segmento.

É isso o que mostram as previsões, inclusive.

Segundo estudos feitos pela consultoria Frontier View, a maior adoção de recursos de Inteligência Artificial pode ajudar a elevar o PIB do Brasil em cerca de 4,2% até 2030.

Imagine-se, então, esse potencial somado a outras tendências importantes, como Internet das Coisas, Big DataDeep Learning e outros.

Podemos dizer, sem dúvidas, de que o uso das inovações é um caminho chave para o crescimento da indústria no Brasil, bem como a adequação dos negócios frente às questões do mundo pós-pandemia.

É preciso ponderar, todavia, que, apesar de serem verdadeiros oceano de oportunidades para as operações, a digitalização (por meio de recursos como Inteligência Artificial e Nuvem) não faz a transformação sozinha.

Em outras palavras, de nada adianta colocar tecnologia se a adoção for feita sem razão ou aderência com as demandas reais das empresas.

Temos de olhar a inovação como parte estratégica dos negócios, fornecendo o suporte para que as transformações aconteçam e elevem, de fato, os resultados.

Exemplo disso é a própria utilização dessas tecnologias em nossa vida. De serviços médicos ao pedido de uma refeição via App, há mil momentos em que a Inteligência Artificial, ou outra solução, é utilizada. Isso, porém, não é nada.

A adoção dessas ferramentas só faz sentido se esses serviços (de médicos ou do delivery, no caso) ficarem melhores.

Sem dúvida, esse deve ser o grande ponto ao se utilizar algoritmos e ferramentas inteligentes de aprendizagem de máquina.

Temos de tornar o trabalho das pessoas mais simples e a vida dos clientes mais práticas. A partir desse ponto, claro, temos mil possibilidades.

O primeiro ganho é a possibilidade de automatizar as linhas de produção e as operações, colocando as máquinas na linha de frente para a execução de trabalhos repetitivos – a sua planilha, por exemplo.

Com isso, podemos acelerar as tarefas diárias (menos estratégicas) e diminuir os erros em processos que demandariam alta capacidade de checagem e qualidade – da produção automotiva à conferência de documentos na área financeira.

Outros potenciais benefícios da inovação pragmática nas empresas são a capacidade de escalar operações complexas com menor custo, por meio de um ecossistema digital e com enorme capacidade de evolução, e a chance de otimizar o trabalho e o tempo de entrega, mitigando falhas de todos os tipos e reduzindo os retrabalhos de todas as ordens.

Ganhos como estes, por si só, dizem muito. Ainda mais em um cenário sempre tão competitivo em que margens e tempo valem mais do que ouro.

Os ganhos da Transformação Digital são enormes, mas repito: não se trata apenas de ter a tecnologia em si; antes disso, é imprescindível que as companhias busquem parceiros e talentos que ajudem a definir o que faz mais sentido para as etapas e estágios da operação, e o que realmente pode ser melhorado a partir do uso dessas ferramentas.

Ter recursos de ponta é apenas parte do que a digitalização inteligente pode oferecer.

Menos aparente que isso – e tão importante quanto – é poder contar com a ferramenta mais efetiva para se alcançar ou entregar o resultado esperado pelos consumidores.          

A inovação não é a invenção da tecnologia, mas como ela muda nossa vida na prática. E se cada organização é única, é bastante importante que cada uma tenha planos específicos, feitos sob medida também. 

É exatamente por esse motivo que cada vez mais as companhias precisam estar atentas ao que acontece, sem querer abraçar o mundo.

Nesse universo tão dinâmico, reunir parceiros e vozes de diferentes áreas é um caminho indispensável para encontrar as respostas certas (e com rapidez).

A tecnologia é uma resposta estratégica às necessidades.

Afinal, TI, organizações e negócios andam cada vez mais juntos e os novos tempos digitais certamente estão fazendo com que esse entrelaçamento aconteça de forma muito mais preeminente e forte. Construir o futuro digital é, hoje, investir em inteligência.

E resta apenas saber como a indústria brasileira entenderá esse chamado para buscar as oportunidades nesse mundo mais móvel, descentralizado e único.

83% das empresas adotam nuvem híbrida para potencializar transformação digital

Transformação Digital e a Importância do parceiro de TI em seu processo

O setor financeiro à frente da transformação digital. Por Ana Viani

Transformação digital governamental requer cuidados com a segurança da informação

O CRYPTO ID TRILHOU UM CAMINHO INCRÍVEL NESSES 10 ANOS!!

Em novembro desse ano completaremos uma década dessa jornada. Levamos à cerca de dois milhões de leitores ano as melhores e mais atualizadas informações do mercado brasileiro e internacional sobre segurança digital e tecnologias que viabilizam a identificação de pessoas, empresas, aplicações e equipamentos em meio digital, recursos de assinatura eletrônica e controle de acesso para garantir transações seguras e confiáveis.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!