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Banco Luso Brasileiro amplia parque tecnológico, quintuplicando o número de servidores em funcionamento nos data centers

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O Banco Luso Brasileiro (BLB) que atualmente oferece produtos ao segmento de transporte público passou por uma reestruturação tecnológica

Instituição contou com o principal hub integrador do mercado financeiro no Brasil, a RTM, para realizar a reestruturação tecnológica e migrar colaboradores para o trabalho remoto.

O Banco Luso Brasileiro (BLB) que atualmente oferece financiamento e outros produtos voltados ao segmento de transporte público, passou por uma reestruturação tecnológica, com ampliação do número de data centers e servidores, ao mesmo tempo em que se adaptou ao trabalho remoto.

Com mais de 30 anos de atuação, a instituição realizou as mudanças com segurança e agilidade, essenciais para negócios que operam no mercado financeiro.

Os gastos dos bancos com tecnologia cresceram 8% em 2020, chegando a R$ 25,7 bilhões, de acordo com levantamento divulgado em janeiro deste ano pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O movimento é uma forma de acompanhar a aceleração da digitalização dos serviços e do modo de trabalhar das instituições.

A nova infraestrutura foi elaborada pela RTM, uma empresa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), responsável por representar as instituições financeiras, e da bolsa de valores brasileira, B3.

Sendo o principal hub integrador desse setor no Brasil, a RTM já fornecia outros serviços de conectividade à instituição – como remessas ao exterior, acesso ao Sistema de Pagamentos Brasileiro e links de acesso à rede corporativa do mercado financeiro.

A tecnologia permitiu ao banco operar normalmente e ainda ampliar os serviços de acordo com o planejamento a longo prazo da companhia.

De um data center com nove servidores, o BLB passou a ter dois data centers e 45 servidores, contabilizando pré-produção, produção e recuperação de sistemas em caso de desastres.

A escolha por um fornecedor que é especialista no segmento financeiro e que consegue suprir praticamente todas as necessidades em infraestrutura do banco facilitou a reestruturação tecnológica.

É muito importante lembrar que há pessoas por trás da tecnologia. O que faz diferença não é só a máquina, a estrutura ou o software, mas as pessoas qualificadas, bem treinadas que irão tirar o melhor daquela tecnologia. Nesse sentido, estamos bem atendidos com a RTM”, declarou o CIO do Banco Luso Brasileiro, Ricardo Arruda.

Ao longo do processo de implementação do novo data center veio a pandemia da Covid-19, que representou mais um desafio para a instituição.

Diante da necessidade de adotar o home office a curto prazo, encontramos a solução de passar a infraestrutura do banco para a nuvem. Assim foi possível acessar as máquinas de qualquer lugar, com a segurança garantida pela cloud privada”, explica a diretora Comercial e de Produtos da RTM, Adriane Rêgo.

Para resguardar a segurança dos funcionários sem comprometer o funcionamento da instituição, parte da equipe foi remanejada para o trabalho remoto durante os períodos mais críticos da pandemia, e hoje o banco adota o trabalho híbrido.

Uma das principais preocupações das instituições do setor é a segurança das informações e a necessidade de sistemas que funcionem em alta disponibilidade.

Guilherme Ramos Moura, Cordenador de TI do Banco Luso Brasileiro

Cerca de 10% dos gastos dos bancos com tecnologia em 2020 foram destinados à cibersegurança, ainda segundo o levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A gente sabia que a RTM tinha essa percepção de criticidade do mercado financeiro. Este foi um ponto importante que fez com que a gente se sentisse seguro quando decidimos migrar o nosso data center”, conta Guilherme Ramos Moura, responsável pela Infraestrutura no Banco Luso Brasileiro.

A companhia entendia a necessidade que nós tínhamos de manter tudo funcionando e, em caso de algum incidente, ter uma resposta rápida”, ele complementa.

Sobre a RTM

A RTM é o principal hub integrador do mercado financeiro no país. As soluções em nuvem privada atendem com segurança os principais players do setor, reunindo mais de 700 instituições e provedores de informações e serviços. Uma empresa da ANBIMA e da B3, está presente em quase todo território nacional fornecendo também estrutura de gerenciamento da Rede do Sistema Financeiro Nacional. Site: https://www.rtm.net.br

Sobre o Banco Luso Brasileiro

O Banco Luso Brasileiro iniciou sua história em 1988. Em dezembro de 2011, o banco se reposicionou no mercado e passou a focar no financiamento de transporte público e ampliou sua atuação com novos produtos para o mercado financeiro, tais como: crédito para empresas, investimentos, câmbio e seguros.

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