Banco Luso Brasileiro amplia parque tecnológico, quintuplicando o número de servidores em funcionamento nos data centers
12 de julho de 2022O Banco Luso Brasileiro (BLB) que atualmente oferece produtos ao segmento de transporte público passou por uma reestruturação tecnológica
Instituição contou com o principal hub integrador do mercado financeiro no Brasil, a RTM, para realizar a reestruturação tecnológica e migrar colaboradores para o trabalho remoto.
O Banco Luso Brasileiro (BLB) que atualmente oferece financiamento e outros produtos voltados ao segmento de transporte público, passou por uma reestruturação tecnológica, com ampliação do número de data centers e servidores, ao mesmo tempo em que se adaptou ao trabalho remoto.
Com mais de 30 anos de atuação, a instituição realizou as mudanças com segurança e agilidade, essenciais para negócios que operam no mercado financeiro.
Os gastos dos bancos com tecnologia cresceram 8% em 2020, chegando a R$ 25,7 bilhões, de acordo com levantamento divulgado em janeiro deste ano pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
O movimento é uma forma de acompanhar a aceleração da digitalização dos serviços e do modo de trabalhar das instituições.
A nova infraestrutura foi elaborada pela RTM, uma empresa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), responsável por representar as instituições financeiras, e da bolsa de valores brasileira, B3.
Sendo o principal hub integrador desse setor no Brasil, a RTM já fornecia outros serviços de conectividade à instituição – como remessas ao exterior, acesso ao Sistema de Pagamentos Brasileiro e links de acesso à rede corporativa do mercado financeiro.
A tecnologia permitiu ao banco operar normalmente e ainda ampliar os serviços de acordo com o planejamento a longo prazo da companhia.
De um data center com nove servidores, o BLB passou a ter dois data centers e 45 servidores, contabilizando pré-produção, produção e recuperação de sistemas em caso de desastres.
A escolha por um fornecedor que é especialista no segmento financeiro e que consegue suprir praticamente todas as necessidades em infraestrutura do banco facilitou a reestruturação tecnológica.
“É muito importante lembrar que há pessoas por trás da tecnologia. O que faz diferença não é só a máquina, a estrutura ou o software, mas as pessoas qualificadas, bem treinadas que irão tirar o melhor daquela tecnologia. Nesse sentido, estamos bem atendidos com a RTM”, declarou o CIO do Banco Luso Brasileiro, Ricardo Arruda.
Ao longo do processo de implementação do novo data center veio a pandemia da Covid-19, que representou mais um desafio para a instituição.
“Diante da necessidade de adotar o home office a curto prazo, encontramos a solução de passar a infraestrutura do banco para a nuvem. Assim foi possível acessar as máquinas de qualquer lugar, com a segurança garantida pela cloud privada”, explica a diretora Comercial e de Produtos da RTM, Adriane Rêgo.
Para resguardar a segurança dos funcionários sem comprometer o funcionamento da instituição, parte da equipe foi remanejada para o trabalho remoto durante os períodos mais críticos da pandemia, e hoje o banco adota o trabalho híbrido.
Uma das principais preocupações das instituições do setor é a segurança das informações e a necessidade de sistemas que funcionem em alta disponibilidade.
Cerca de 10% dos gastos dos bancos com tecnologia em 2020 foram destinados à cibersegurança, ainda segundo o levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
“A gente sabia que a RTM tinha essa percepção de criticidade do mercado financeiro. Este foi um ponto importante que fez com que a gente se sentisse seguro quando decidimos migrar o nosso data center”, conta Guilherme Ramos Moura, responsável pela Infraestrutura no Banco Luso Brasileiro.
“A companhia entendia a necessidade que nós tínhamos de manter tudo funcionando e, em caso de algum incidente, ter uma resposta rápida”, ele complementa.
Sobre a RTM
A RTM é o principal hub integrador do mercado financeiro no país. As soluções em nuvem privada atendem com segurança os principais players do setor, reunindo mais de 700 instituições e provedores de informações e serviços. Uma empresa da ANBIMA e da B3, está presente em quase todo território nacional fornecendo também estrutura de gerenciamento da Rede do Sistema Financeiro Nacional. Site: https://www.rtm.net.br
Sobre o Banco Luso Brasileiro
O Banco Luso Brasileiro iniciou sua história em 1988. Em dezembro de 2011, o banco se reposicionou no mercado e passou a focar no financiamento de transporte público e ampliou sua atuação com novos produtos para o mercado financeiro, tais como: crédito para empresas, investimentos, câmbio e seguros.
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