Visa e Kobold se unem para criar produto para pagamentos entre empresas
9 de abril de 2024Batizado de Kob, o produto utiliza tecnologias de pagamento Visa e pretende impulsionar vendas no B2B e eliminar riscos de inadimplência
A Visa, líder mundial em pagamentos digitais, e a Kobold, empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado de crédito, anunciam um produto pioneiro para pagamentos voltado para transações entre empresas, o Kob. Criado pela Kobold utilizando tecnologia Visa, o Kob é um novo meio de pagamento que nasce 100% digital e com o objetivo de transformar o mercado e impulsionar as vendas,eliminando o risco de inadimplência nas transações B2B (business to business).
O Kob tem o objetivo de resolver um problema comum em empresas de todos os portes: melhorar e otimizar processos entre as áreas comerciais e financeiras. Enquanto a primeira busca aumentar as vendas, a segunda se dedica a reduzir exposição a risco e inadimplência.
Com a solução, existe um alinhamento desses objetivos entre as áreas, abrindo caminho para mais receita e menos risco. O Kob oferece para o B2B a mesma experiência fluida e os benefícios de segurança que os pagamentos digitais oferecem para o varejo.
“A expertise de risco da Kobold permite trazer ao universo das empresas a mesma transformação que o cartão de crédito promoveu no mercado B2C algumas décadas atrás. Ao tirar o risco, o cartão permitiu que os estabelecimentos vendessem mais e com segurança, movimentando a economia como um todo“, avalia Fernando Ribeiro, fundador da Kobold e CEO da Kob. “Assim como vimos no varejo, estamos ajudando as empresas a vender mais e com menos risco.”
Para se ter uma ideia do potencial desse novo mercado, no ano passado, o comércio entre empresas movimentou mais de 120 trilhões de dólares no mundo, 10 vezes o volume de negócios do mercado B2C, segundo a Goldman Sachs.
“Os cartões de crédito, que representam atualmente menos de 1% das transações entre as empresas, são utilizados geralmente para despesas periféricas, como gastos com viagens e restaurantes, o que não atende às necessidades desse mercado corporativo”, conta Ribeiro.
A abordagem do Kob inova ao oferecer a solução diretamente às empresas vendedoras, com uma precificação que respeita a realidade de margens do mercado B2B. Além disso, o Kob não interfere no processo comercial já estabelecido, pois concede limites pré-aprovados para que seus clientes realizem compras frequentes de suprimentos e mercadorias, atuando apenas como meio de pagamento das operações.
“Nos unir à Kobold na construção de uma solução de pagamentos voltada exclusivamente para empresas é um passo importantíssimo para que possamos criar um ambiente de negócios no qualcompradores e vendedores das cadeias de suprimentos tenham uma experiência de pagamentos mais fluida e aderente às suas necessidades”, afirma Marcela Pinori,diretora executiva da Visa.
“Essa é uma solução pioneira, que inverte a lógica do mercado, porque começa no vendedor – ao contrário do modelo a que estamos acostumados, que é feito pelo o comprador.”
Como funciona?
Esse é um produto simples e de fácil utilização tanto para quem vende quanto para quem compra. O vendedor é quem habilita seus compradores a realizarem transações com Kob Visa, no equivalente a uma “maquininha” online.
A partir disso, o comprador simplesmente acessa a plataforma com seu login e senha para aprovar suas compras. Para mais informações sobre o produto, acesse kob܂tech.
Tendências e Oportunidades em Criptomoedas com Catalina Tobar, LAC Crypto Solutions at Visa
Solução da Visa aumenta taxa de autorização de transações no e-commerce
Visão de futuro: os benefícios de migrar sistemas para operações na “nuvem”
Temos excelentes artigos na coluna Mercado Financeiro relacionado à segurança da informação, soluções antifraude, autenticação forte, moedas digitais, CDCD, estudos e recomendações FIDO e muitos outros artigos sobre os meios de pagamentos no Brasil e no Mundo. E somos, historicamente, a maior cobertura do Febraban Tech. Siga a gente e fique por dentro do que vai rolar no #FEBRABANTECH2024!
Você também pode se interessar por Criptomoedas e Tokenização. Dá uma olhadinha!