Últimas notícias

Fique informado

Um guia sobre Open Insurance: o que é, como funciona e quais suas vantagens

17 de junho de 2022

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O Open Insurance é um sistema pioneiro no mundo e está sendo implementado por meio de fases em solo nacional

Nos últimos anos, o uso da tecnologia em diferentes setores está em constante ascensão. Isso não foi diferente para o mercado de seguros, que cada vez mais usa ferramentas da era digital para otimizar e aumentar a proteção nos processos da área.

De acordo com o Índice Global de Potencial Segurador, divulgado em 2021, o Brasil é atualmente o oitavo país do mundo com maior potencial para crescimento do setor segurador.

E esses dados não ficam somente no papel, a área em questão está em constante progresso.  Recentemente, uma novidade vem chamando a atenção no setor, trata-se de um sistema nomeado de Open Insurance.

O objetivo do Open Insurance é transformar o acesso aos benefícios do mercado de seguros, com um sistema que reúne instituições da área em um ecossistema baseado em padrões e serviços de dados.

Neste artigo explicaremos tudo sobre esse assunto, para sanar todas as dúvidas. Confira!

O que é Open Insurance?

Em tradução literal para o português, o termo da língua inglesa significa “seguro aberto”. Na prática, esse novo modelo do mercado de seguros visa à simplificação das negociações, com o auxílio de tecnologias.

Inspirado no conceito de Open Banking, o Open Insurance veio para fortalecer o sistema de seguradoras, estabelecendo uma estratégia de inovação aberta entre instituições credenciadas pela SUSEP, o órgão regulador do setor de seguros privados.

Em suma, esse sistema busca padronizar dados e serviços por meio de compartilhamento. Com sua implementação, a comunicação entre seguradoras e clientes se tornará mais segura, prática e otimizada.

Isso acontece porque os dados e informações de instituições participantes do Open Insurance ficarão mantidos em um único lugar, o que melhora o acesso de todos os envolvidos. E,  ao mesmo tempo, traz mais segurança, já que as informações só podem ser acessadas com a permissão do cliente.

Open Insurance no Brasil

Open Insurance é um sistema pioneiro no mundo e está sendo implementado por meio de fases em solo nacional. A primeira teve início no final de 2021, com o  objetivo de cadastrar as empresas no sistema.

A segunda etapa vai até setembro de 2022 e cuida do compartilhamento de dados, ou seja, do cadastro dos clientes no sistema. Já, na terceira e última fase, os serviços de acessos são efetivados, a previsão é que ela acabe em dezembro deste ano.

Ao final desses passos, a ferramenta on-line poderá ser usada por clientes e empresas, oferecendo vantagens para ambos os lados. Abrindo possibilidade para comparação de produtos, serviços e preços, com fácil acesso à plataforma.

Open Insurance é seguro?

Apesar dos benefícios citados acima, ainda existem questões a respeito desse sistema, principalmente quando o assunto é a segurança dos dados.

Um levantamento realizado pela empresa de consultoria de gestão, Bain & Company, apontou que 41% dos participantes da pesquisa estão dispostos a compartilhar informações no Open Insurance.

No entanto, foi revelado que a maioria dos participantes irá levar em consideração a reputação da empresa envolvida e também como seus dados serão acessados, para decidir se querem ou não se cadastrar no sistema.

Essas informações evidenciam a importância de esclarecer como a segurança do Open Insurance funciona. De acordo com o site oficial da plataforma, para integrar a ferramenta, é preciso que as sociedades envolvidas sigam uma série de regras.

Uma das principais normas está relacionada à segurança das informações compartilhadas. Seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas, que participam do Open Insurance, precisam apresentar um sistema seguro e eficiente.

Relação entre Open Insurance e a Certificação Digital 

Pensando justamente em como reforçar a proteção de informações, surgiu o mercado de Certificado Digital que usa criptografias para garantir a preservação e integridade de dados. 

No caso do Open Insurance, a Certificação Digital funciona para garantir um meio seguro de comunicação entre as diretrizes do sistema e as assinaturas que são realizadas.

Além disso, essa ferramenta atua com interoperabilidade e, por consequência, a qualidade dos dados compartilhados é maior, o que também possibilita a transparência dos processos no segmento do Open Insurance. Nesse sentido, com a Certificação Digital a confiança dos clientes interessados aumenta. 

Fonte: Soluti Responde

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.

Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.

Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.

Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!

Somos líderes no mercado de Certificação Digital, com 38% de market share. Acesse o vídeo e conheça mais um pouco sobre o Grupo Soluti. Sobre Soluti em vídeo.

Soluti anuncia Gleysson Araújo como novo Diretor Executivo de Data Center

Luís Gustavo Kiatake, Presidente da SBIS estará no estande Soluti, durante a Hospitalar 2022 

Conectados pelo Verde: Soluti lança campanha a favor do meio ambiente