TecBan reúne as melhores práticas de segurança para evitar golpes e fraudes em dispositivos móveis
12 de agosto de 2022Confira as recomendações de segurança para se prevenir de crimes virtuais
De acordo com o Relatório de Ameaças Cibernéticas da SonicWall, o Brasil foi o quinto país que mais sofreu ataques de vírus ransomware apenas no primeiro semestre de 2021.
De maneira geral, o sucesso dos criminosos pode estar relacionado à falta de conhecimentos básicos de segurança pelo cidadão sobre as medidas que podem ser tomadas.
Pensando nesse contexto, a TecBan preparou algumas dicas para ajudar a evitar golpes e fraudes em dispositivos móveis.
Crie uma senha forte para inicializar e/ou desbloquear seus dispositivos
Esta senha é extremamente importante, pois é utilizada para configurar (incluir ou alterar) diversos recursos de segurança dentro de seus dispositivos. Senhas fracas facilitam a vida dos fraudadores, pois conseguirão adicionar novas digitais, alterar a senha das suas contas e, assim, ter livre acesso a sua conta.
Efetue o log out de sites e apps após a realização de pagamentos, compras e/ou transações bancárias
Procure sempre efetuar o log out (função sair) após transações bancárias em apps. Em alguns casos, a sessão fica aberta no navegador/aplicativo e poderá se reutilizada indevidamente. Os golpistas podem adorar quando o usuário esquece de fazer isso.
Não anote ou guarde senhas nos dispositivos móveis ou envie/armazene senhas por SMS, e-mails ou aplicativos de mensagens
Essa prática pode garantir sucesso aos criminosos, já que estando de posse de seu aparelho, conseguirão acessar suas senhas e invadir suas contas.
Não configure/mantenha seu e-mail de recuperação de senhas (reset) no mesmo aparelho que você está utilizando
Em caso de perda, furto ou roubo do dispositivo móvel, o criminoso estará com seu dispositivo em mãos e terá acesso aos códigos para realizar as substituições de senhas das suas contas, aplicativos, etc.
Ative o duplo fator de autenticação para acessar suas contas bancárias, e-mails e aplicativos (redes sociais etc)
Configure/habilite a autenticação em duas etapas em todas as suas contas bancárias, aplicativos, e-mails, entre outros.
Revise as permissões de acesso dos aplicativos
Muitos aplicativos solicitam senhas para acessar seus contatos, e-mails, fotos, entre outras informações pessoais que não são imprescindíveis para o funcionamento do serviço. Cuidado com essas permissões.
Não clique em URLs enviadas por e-mails, SMS ou abra/baixe arquivos de desconhecidos ou suspeitos
Saiba que mensagens de fontes desconhecidas que contenham links (URLs) ou arquivos devem ser consideradas como maliciosas e, consequentemente, devem ser deletadas, sem abrir.
Não utilize o recurso de salvamento automático de senhas
As senhas salvas ficam no histórico e podem ser facilmente acessadas por criminosos.
Fique atento ao digitar suas credenciais e senhas, proteja a digitação e evite que alguém tente visualizar os códigos
Fique atento a pessoas próximas olhando a digitação de senha nos dispositivos móveis. Uma boa dica é quando for digitar sua senha, utilizar uma de suas mãos para cobrir (parcial) o teclado durante a digitação.
Configure/habilite o reconhecimento biométrico (Touch ID ou Face ID) apenas para desbloquear seus dispositivos
Não habilite esse recurso para acessar aplicativos bancários, pois em caso de perda, furto ou roubo, é possível que um terceiro cadastre novas biometrias no celular que darão acesso automático à sua conta. O mais seguro é acessar estes aplicativos somente com seus dados de agência/conta e senha do seu banco.
Sobre a TecBan
Com mais de 39 anos de experiência, a TecBan é uma empresa de soluções que integram o físico e o digital para tornar o ecossistema econômico do País mais eficiente e ampliar a inclusão financeira das pessoas. Somente na última década, investiu mais de R$ 4 bilhões em produtos e serviços que impactam todas as classes sociais e perfis de público, por todo o Brasil.
Líder mundial em rede independente de caixas eletrônicos, é dona e gestora do Banco24Horas, somando mais de 2,1 bilhões de transações ao ano em seus mais de 24 mil caixas eletrônicos distribuídos em mais de 1 mil cidades do País. A marca está presente na vida de 152 milhões de brasileiros e proporciona acesso a mais de 90 serviços financeiros e não financeiros aos clientes de mais de 150 instituições, levando desenvolvimento econômico e movimentando 5% do PIB. O Banco24Horas oferece também soluções móveis e business to business, focados em gerar valor para os mercados varejista e publicitário com os produtos +Varejo Banco24Horas e Mídia Banco24Horas, além de parcerias com fintechs, bancos digitais e sociais, por meio do HubDigital, e opções de cash-in em seus caixas eletrônicos recicladores.
Visionária, a TecBan foi a primeira empresa brasileira a colocar a sua plataforma de Open Finance em produção, iniciando a integração com o Open Insurance em 2022. Também atua na monitoração, operacionalização e gerenciamento de redes de autoatendimento e serviços complementares das cooperativas, com o ATMManager. Nos segmentos de telecomunicações e transporte de valores, está presente por meio da TBNet e da TBForte. Já com a Serviços Integrados TecBan compõe um vasto portfólio com mais de 15 soluções para atendimento de setores variados entregando experiência e capilaridade nacional em projetos especiais.
Para conhecer mais, acesse o site da TecBan ou visite nossas redes sociais.