Últimas notícias

Fique informado

Real Digital deve ser fenômeno mais rápido que o pix, diz especialista

27 de março de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Mercado financeiro: como a tecnologia impacta a comunicação crítica?

A tendência no mercado é a de que o uso massivo da tecnologia gere conexões mais diretas, dispensando infraestruturas complexas

15 de dezembro de 2022

Tecnologia ICP-Brasil no mercado financeiro brasileiro

Muitas formas de cadastramento das assinaturas manuscritas dos correntistas e do reconhecimento dessas assinaturas foram evoluindo ao longo do tempo. 

26 de setembro de 2022

Entrevista com André Richter da HID Global sobre a biometria aplicada ao mercado financeiro

Richter da HID Global falou sobre pagamentos com a biometria facial em lojas físicas e o futuro das autenticações nos caixas eletrônicos.

19 de setembro de 2022

Como a utilização do Data Science pode impactar o mercado financeiro brasileiro

Data Science tornou-se um aliado indispensável para as instituições bancárias por conta da funcionalidade e do total apoio ao mapear tendências, comportamento do consumidor e o desempenho dos negócios.

13 de setembro de 2022

Moeda digital, desenvolvida pelo Banco Central, deve ter aceitação ainda mais rápida do que o sistema de pagamentos instantâneo Pix no Brasil

Em desenvolvimento e com lançamento previsto para 2024, o Real Digital, nova moeda eletrônica emitida pelo Banco Central, deve ter aceitação ainda mais rápida do que o sistema de pagamentos instantâneo Pix no Brasil.

É o que afirma o especialista em tecnologia para mercado financeiro, Luiz Fernando Maluf, diretor de Banking, Financial Services & Insurance (BFSI) da dataRain, empresa brasileira 100% orientada à computação em nuvem, e o mais certificado parceiro da Amazon Web Services (AWS) na América Latina.

De acordo com o especialista, com o desenvolvimento da moeda no modelo de CBDC, (sigla em inglês para Central Bank Digital Currency – Moeda Digital do Banco Central), o Brasil se une a uma tendência mundial, já que mais de 80 bancos centrais ao redor do planeta estão desenvolvendo moedas digitais.

“Há fortes indícios de que a adoção do Real Digital ocorrerá numa velocidade ainda maior que aquela verificada quando da implementação do Pix, e resultará em novos modelos de negócios para as instituições financeiras e para os consumidores em vários segmentos da economia”, disse Maluf.

Já consolidado como o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros, o pix, quando completou dois anos de existência, em novembro do ano passado, já totalizava 26 bilhões de transações, que movimentaram R$ 12,9 trilhões.

“Esta é uma tendência cada vez mais forte. Podemos dizer que o Brasil vive uma nova fase de digitalização financeira e o brasileiro está cada vez mais habituado a realizar transações imediatas e sem pagar taxas por isso. Além disso, outro indicador é o registro de queda vertiginosa do uso de papel-moeda. Hoje, este tipo de operação representa apenas 3% de todas as realizadas no País”, ressaltou.

Maluf esclarece que o Real Digital não é uma criptomoeda, mas uma moeda soberana digital que vai substituir o Real em sua forma tradicional, cédula impressa ou moeda.

“É um processo que requer a harmonização e padronização, pois são criadas CBDCs em diversos países ao redor do mundo. A China, por exemplo, é o país que reporta o maior avanço, com este tipo de moeda, já em uso em quatro províncias”.

Desenvolvido para ser implantado no ambiente de depósito à vista (M1) das instituições financeiras, o Real Digital irá proporcionar total rastreabilidade das operações financeiras, dificultando ao máximo a lavagem de dinheiro e com total caracterização da origem e natureza das operações.

Tecnologia envolvida

Para Maluf, a atuação do Banco Central do Brasil nesta área merece destaque pelo envolvimento de inúmeras instituições financeiras e empresas de tecnologia no desenvolvimento do projeto-piloto do Real Digital.

Até o momento, 15 bancos brasileiros já anunciaram que atuarão em conjunto para testagem de pontos importantes, como nível de segurança e escalabilidade da moeda digital.

“Houve habilidade e capacidade de liderança por parte do corpo técnico do BC, que rapidamente desenvolveu um ambiente para o Sandbox desta nova tecnologia”, comentou.

O especialista destaca que o projeto teve início com a criação do Laboratório de Inovação em Finanças e Tecnologia (LIFT) em 2018, para definição de diretrizes, desenvolvendo um MVP (Minimum Viable Project) seguido por um Challenge publicado no final de 2021, convidando empresas de tecnologia e instituições financeiras a apresentarem protótipos para operações com o Real Digital. “Na ocasião, foram 42 propostas para protótipos, das quais nove foram selecionadas”, disse.

As operações compreendem quatro áreas: DvP (entrega versus pagamento, para transações com o Real Digital para ativos tokenizados nativos ou não, associados à smart contracts); PvP (pagamento versus pagamento, para operações cambiais); IoT (sigla em inglês para Internet of Things, utilizado para a liquidação das operações em Real Digital no ambiente Machine-to-Machine), e Defi (sigla em inglês para Distributed Finance, para operações via cartão com suporte regulatório).

A adoção da nuvem computacional e de plataformas blockchain como Hyperledger resultará em baixo custo e elevada segurança para as operações de liquidação em Real Digital, em regime de transação quase instantâneo.

Sobre a dataRain
A dataRain, membro premiado da AWS Partner Network (APN), é uma empresa 100% orientada à computação em nuvem com experiência real, com foco em inovação e transformação digital.

Atua fortemente nos setores de Serviços Financeiros, Saúde, Farma, Biotecnologia, Educação e Pesquisa, Governo, Energia e Utilities e Agronegócio.

Ostenta cerca de 200 certificações oficiais AWS entre os membros da equipe. Com segurança, confiabilidade, inovação, agilidade e escalabilidade, a dataRain é reconhecida por seu compromisso com o sucesso e o crescimento dos seus clientes e pela excelência técnica de seus serviços.

Moeda digital surge como ferramenta numa economia rumo à digitalização, por Carlos Netto

Setor financeiro se prepara para a nova moeda digital brasileira

5 dúvidas sobre moeda digital e meios de pagamento