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Fraude com cartão não presente: quais as consequências e como evitá-la?

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20 de maio de 2024

“É fundamental que empresas e consumidores se mantenham constantemente informados sobre a gama de ferramentas utilizadas pelos fraudadores”, aponta especialista em fraudes digitais da Nethone

Um estudo da NordVPN, especialista em segurança cibernética, revelou que 144 mil cartões de pagamento foram roubados no Brasil em 2023. Com isso, o país ocupa o quinto lugar mundial entre os mais afetados pelo crime e o primeiro na América do Sul.

A pesquisa analisou 6 milhões de unidades encontradas na dark web e descobriu que dois em cada três cartões vêm com pelo menos alguma informação privada, como endereço das vítimas, número de telefone, endereço de e-mail ou número de telefone.

“As vendas online proporcionam facilidade aos consumidores e oportunidades de crescimento para o comércio eletrônico e o varejo. Porém, esse tipo de operação exige maior atenção na análise dos riscos de fraude. E quanto maior o uso da tecnologia, maior será a gama de possíveis golpes digitais encontrados pelos fraudadores”, afirma Thiago Bertacchini, Desenvolvimento de Negócios Sênior da Nethone, empresa que possui softwares de prevenção de fraudes digitais para empresas.

Quando se trata de fraude com cartão não presente, por exemplo, os cartões encontrados não são o maior problema, mas sim as informações vendidas junto com eles.

A expressão “cartão não presente” se refere a uma situação em que uma transação é realizada com um cartão de crédito ou débito sem a presença física do cartão ou do titular do cartão. Isso geralmente acontece em compras online, onde apenas os dados do cartão são necessários para concluir a operação. Essa forma de pagamento é muito prática e conveniente, mas também apresenta alguns riscos, como fraudes, roubos de dados e cobranças indevidas. Por isso, é importante que os comerciantes e os consumidores tomem medidas de segurança para proteger suas informações e seus direitos. 

O golpe representa uma área de crescente inteligência operacional entre os fraudadores e utiliza engenharia social e automação para adquirir informações confidenciais dos consumidores, online ou por telefone. “Esse tipo de golpe é tão comum que o setor já o divide em níveis de complexidade: iniciante, especialista e mestre”, detalha Thiago Bertacchini.

O novato envolve transações de valor inferior a 50 euros (cerca de 300 reais), como contas de restaurantes, passeios em aplicativos de mobilidade ou pedidos de comida.

O esforço também é baixo, pois são necessários poucos dados. O nível especializado visa serviços com preços moderados nos quais os fraudadores precisarão de mais dados: número do cartão, data de validade, código, nome do titular do cartão e endereço de cobrança. “Consequentemente, a coleta de todas essas informações pode representar um obstáculo maior para transações não autorizadas”, analisa Bertacchini. Por último, no nível mais alto, o mestre envolve compras de itens de luxo ou de alto valor e exige que os fraudadores saibam como contornar etapas extras de autenticação e verificação.

Na prática, o fraudador rouba os dados do cartão de crédito e dados pessoais necessários do titular do cartão, identifica um site ou empresa alvo para realizar transações e utiliza as informações adquiridas para realizar compras fraudulentas. Portanto, sites que não possuem autenticação multifatorial ou requisitos adicionais de dados tornam-se um veículo para os fraudadores atingirem os consumidores, que já estão menos protegidos.

Consequências e como combater

Existem algumas consequências do golpe para os consumidores e para as empresas como um todo. Para as lojas, significa perda financeira causada por estornos, essencialmente perda de estoque e menor número de clientes recorrentes. O cliente simplesmente não confiará na loja envolvida na atividade fraudulenta, mesmo sem saber. Os riscos para os consumidores são menores, uma vez que os emissores de cartões de crédito geralmente ficam do lado dos titulares dos cartões e emitem um estorno imediato. Nessas situações, o comerciante geralmente não pode contestar o estorno porque a loja permitiu cobranças fraudulentas sem verificar de forma alguma a pessoa que utilizou o cartão.

“É sempre importante que empresas e consumidores se mantenham constantemente informados sobre a gama de golpes e ferramentas utilizadas pelos fraudadores e que investiguem e não forneçam dados online ou por telefone quando solicitado”, analisa o especialista.

Isto também impacta a experiência do cliente: embora seja essencial ter ferramentas de detecção de fraude, elas precisam ser eficientes e rápidas. Quanto mais etapas e processos forem implementados, maior será a probabilidade de alguns usuários não concluírem a transação de compra, pois processos complexos também podem impactar os resultados financeiros de uma empresa.

Soluções de autenticação, contas seguras e serviços de verificação de endereços são medidas importantes, mas precisam estar em constante evolução.

“Contar com soluções que não se adaptam ou evoluem com o mercado também apresenta um risco para as empresas, como falsos positivos. Por exemplo, um cliente recorrente que compra um telefone novo ou um local diferente também pode ser um criminoso que usa dados roubados. Por isso é fundamental detectar riscos e avaliar o nível de cada transação observando indicadores específicos como o comportamento do usuário”, finaliza Bertacchini.

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Sobre a Nethone

A Nethone oferece um produto de detecção de riscos projetado para proteger toda a jornada do usuário, desde a integração até o pós-pagamento, ao mesmo tempo em que ajuda os lojistas a entender holisticamente seus usuários finais. Com o prêmio- tecnologia de criação de perfis Know Your User (KYU) vencedora e ferramentas baseadas em IA, Nethone bloqueia todos os usuários arriscados sem atrito para os bons, exaustivamente triagem de cada um.

Desde 2022, a Nethone faz parte do Mangopay Group, um provedor pan-europeu de pagamento de plataforma e infraestrutura de carteira. Em 2023, foi reconhecida como uma das As empresas que mais crescem na Europa, segundo o jornal The Financial Times e dados provedor Statista. Foi também a empresa polonesa mais bem classificada no Fintech categoria.

Temos excelentes artigos na coluna Mercado Financeiro relacionado à segurança da informação, soluções antifraude, autenticação forte, moedas digitais, CDCD, estudos e recomendações FIDO e muitos outros artigos sobre os meios de pagamentos no Brasil e no Mundo. E somos, historicamente, a maior cobertura do Febraban Tech. Siga a gente e fique por dentro do que vai rolar no #FEBRABANTECH2024!

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