A FEBRABAN e os bancos colaboraram e apoiam o Banco Central para o desenho do sistema de pagamentos instantâneos batizado de PIX e lançado hoje pelo Bacen, que começará em novembro de 2020 no Brasil.
Com o PIX, será possível enviar e receber dinheiro durante 24 horas por dia, 7 dias por semana em transações entre pessoas, empresas e governo, de forma fácil, simples e instantânea.
A Federação é favorável a medidas que reduzam a necessidade de circulação de dinheiro em espécie, que somente de custo de logística totalizam cerca de R$ 10 bilhões ao ano em gastos. Também apoia a iniciativa que irá aumentar a inclusão financeira no país, estimular a competitividade e aprimorar a eficiência no mercado de pagamentos.
“A FEBRABAN vê o PIX como uma inovação que trará mais segurança e conveniência ao consumidor em suas transações financeiras”, afirma Leandro Vilain, diretor de Negócios e Operações da FEBRABAN. “Essa medida é condizente com os investimentos que o setor bancário vem fazendo em modernização tecnológica, de aproximadamente R$ 19,5 bilhões anuais.”
Para aderir ao PIX, os bancos brasileiros irão investir recursos adicionais em infraestrutura, tecnologia e segurança para padronizar e organizar um sistema dentro um ambiente de comodidade e confiabilidade para o cliente.
“Os provedores de serviços de pagamento estão trabalhando com o Banco Central para que as transações tenham o menor custo possível para o consumidor”, afirma Vilain. Cada instituição irá definir suas tarifas, de acordo com sua política de negócios.
Pix, o sistema do Banco Central que vai permitir pagamentos instantâneos 24 horas por dia
Banco Central adquire solução da DINAMO Networks para pagamento instantâneo
No dia 12 de março, estaremos em Brasília batendo um papo sobre os desafios e benefícios do pagamento instantâneo, novidades não param de chegar, então cabe a nós nos manter sempre conectados. Se inscreva em: contato@dinamonetworks.com, as vagas são limitadas, não perca tempo!