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Correntistas do Itaú Unibanco passaram a acessar nesta semana serviços públicos digitais usando login e senha de suas contas bancárias

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Maiores bancos do país já estão integrados à plataforma GOV.BR

Correntistas do Itaú Unibanco, além do Agibank, passaram a acessar nesta semana serviços públicos digitais usando login e senha de suas contas bancárias. Ao todo, 9 instituições financeiras estão agora integradas à plataforma de relacionamento do cidadão com o governo federal

As maiores instituições financeiras do país já estão integradas à plataforma de relacionamento do cidadão com o governo brasileiro, o GOV.BR. Nesta semana, correntistas do Itaú Unibanco e do Agibank passaram a acessar serviços públicos federais usando login e senha do seu banco.

A medida facilita o acesso, pois o cidadão não precisa mais memorizar novas senhas, e permite que o usuário do GOV.BR já ingresse na plataforma com nível de segurança prata. Esse é um nível que dá acesso aos 4,9 mil serviços públicos disponíveis no GOV.BR, inclusive aos que exigem maior segurança na identificação das pessoas, como, por exemplo, a Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, da Receita Federal, o Valores a Receber, do Banco Central, e os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ao todo, agora há nove instituições financeiras integradas ao GOV.BR – além de Itaú e Agibank, o Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Banrisul, BRB, Santander e Bradesco. O procedimento do correntista nesses diferentes bancos é basicamente o mesmo: ao entrar na conta no GOV.BR [acesso.gov.br], o usuário já visualiza ‘Outras opções de identificação’ e, na sequência, clica em ‘Login com seu banco’. A próxima tela é a da logo dos bancos integrados, na qual o cidadão escolhe o seu banco. Não é necessário fazer a validação facial para obter a conta prata no GOV.BR, basta a validação bancária [https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br].

“Cada vez mais órgãos do governo federal exigem nível alto de segurança na identificação do cidadão, inclusive para evitar pagar recursos ou benefícios de alguém à pessoa errada. A validação bancária no GOV.BR é totalmente segura: nem o banco obtém informações que o governo disponha sobre o cidadão, nem vice-versa. Ao mesmo tempo, nos certificarmos que a pessoa é mesmo quem ela diz ser, que sua identificação é a mesma que o seu banco já dispõe”, ressalta o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.

Todos os correntistas do Itaú e do Agibank – este último pagador de benefícios do INSS e focado no público 50+ – agora têm como entrar no GOV.BR e clicar na logo do banco para acessar os serviços públicos. O acesso à validação bancária para todas essas instituições integradas ao GOV.BR ocorre tanto no formato web quanto pelo aplicativo GOV.BR.

Por que ter conta no GOV.BR

Facilidade, agilidade e comodidade são alguns dos principais benefícios que os usuários obtêm ao se cadastrar no GOV.BR. Já há 128 milhões de pessoas cadastradas, com acesso simplificado aos serviços públicos do governo – 74% deles hoje totalmente digitais. Ao abrir no GOV.BR sua conta, que é gratuita, o usuário já é no mínimo nível bronze, que permite acesso a uma boa quantidade de serviços. Mas os serviços considerados mais sensíveis, exigem conta prata ou ouro.

Confira como aumentar o nível de segurança sua conta com validação bancária no Youtube Digital GOVBR

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