Case: Conhecimento sobre clientes impulsiona negócios em fintech
11 de janeiro de 2019Creditas ganha agilidade e escalabilidade nos negócios com solução TransUnion
A contratação da TransUnion permitiu que a Fintech impulsionasse seus negócios a partir da compreensão do comportamento de seus possíveis clientes e na oferta de soluções customizadas para concessão de crédito
Desafio a ser superado
O principal desafio da Creditas era integrar fontes de dados de forma mais parametrizada e organizada, para agilizar seu processo de decisão de concessão de crédito. O fluxo de informação otimizada substitui o modelo manual de coleta de dados e qualificação de potenciais clientes, liberando tempo dos profissionais da companhia para atuação em atividades mais estratégicas do negócio.
Focada em oferecer um produto de maior qualidade – o crédito com garantia -, com mais eficiência e para diversos perfis de pessoas, a Creditas buscou nas iniciativas inovadoras da TransUnion um meio de ganhar escala e agilidade na abordagem de clientes qualificados, encurtando o ciclo de sua jornada em busca de crédito.
Solução adotada e funcionalidades
Em busca de ganhar mais escala nos negócios e compreender melhor o comportamento dos seus clientes em potencial, a Creditas, uma das principais fintechs brasileiras e especializada em oferta on-line de crédito com garantia, implementou a solução ZipOnline da TransUnion, companhia global de soluções de informação, para auxiliar seus processos de negócio e aumentar sua receita. A solução ajudou a startup a captar novos clientes e impulsionar sua presença no mercado.
Com a popularização dos dispositivos móveis – smartphones, tablets etc. – e o avanço da adesão dos brasileiros às plataformas digitais, o relacionamento entre o cliente e as instituições financeiras se dinamizou, aguçando a competitividade no mercado. A digitalização e modernização dos bancos tradicionais foi uma resposta a esse cenário, aumentando sua concorrência com as Fintechs, que ainda contam com o diferencial competitivo: o processo completamente on-line.
Resultados
“Uma Fintech, como qualquer outra startup, possui diversos desafios para sobreviver no mercado, como oferecer um serviço diferenciado, preços mais acessíveis e escalabilidade nos negócios”, explica Juarez Zortea, presidente da TransUnion.
“Por meio da nossa experiência com o mercado de Fintechs e nossa visão consumer first – consumidor em primeiro lugar, conseguimos ajudar a Creditas a segmentar e aplicar seu modelo de negócios de maneira mais eficaz, gerando agilidade e melhor compreensão do público de interesse da empresa, tornando a operação mais assertiva”.
Além de velocidade operacional, era preciso também que a solução oferecesse à Creditas uma abrangência mais rápida e uma perspectiva global do potencial cliente por meio dos dados fornecidos. Com apenas uma informação apresentada – como o CPF, por exemplo -, a companhia obtém mais referências do perfil desse consumidor, incluindo estado civil, profissão, geolocalização, entre outras. E, a partir do perfil delineado desses prospects, a Creditas passou a realizar ofertas de crédito aderentes e customizadas às necessidades de cada um, de forma rápida e estruturada. Outro benefício desse projeto que levou a Creditas a estabelecer seu próprio processo de decisão foi a integração das fontes de informações da TransUnion para enriquecimento da base de dados da Creditas, otimizando etapas como a consolidação de certidões e documentos.
“A TransUnion se apresentou como uma empresa que poderia tornar nossos processos mais rápidos, otimizando a solução que a Creditas oferece para o mercado diante da qualidade desafiadora que encontramos em opções e condições de empréstimo no país”, comenta Sergio Furio, CEO e Fundador da Creditas. “A partir da parceria com TransUnion, em que passamos a acessar os dados acurados do ZipOnline, conseguimos criar conexões em tempo recorde e encontrar os clientes certos de uma maneira mais eficiente”.