Últimas notícias

Fique informado

Banco Central adquire solução da DINAMO Networks para pagamento instantâneo – Ouça

14 de janeiro de 2020

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Dinamo Networks realiza evento sobre Pagamentos Instantâneos e anuncia treinamento sobre segurança dos HSMs para o SPI – Ouça

Foi realizado ontem em São Paulo no Hotel Renaissance um evento organizado pela Dinamo Networks com o apoio do nosso canal sobre Pagamentos Instantâneos

7 de fevereiro de 2020

Hoje foi dia de discutir pagamentos instantâneos – Ouça

Luiz Gustavo Dutra, presidente da LogBank palestrou hoje – 6 de fevereiro

6 de fevereiro de 2020

Depois de inovar há anos com o Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB) no mercado mundial, Banco Central trabalha no lançamento do Sistema de Pagamento Instantâneo utilizando os HSMs da DINAMO para segurança e performance de transações.

A substituição do pagamento com papel moeda e cartão de débito através do sistema de transferência instantânea está cada vez mais próxima. Os pagamentos instantâneos garantirão que a transmissão da mensagem de pagamento e a disponibilização dos recursos para o usuário final sejam realizadas em tempo real ou quase em tempo real (aproximadamente 20 segundos), disponíveis 24 horas, 7 dias por semana.

A solução de Hardware Security Module (HSM) da DINAMO garantirá a segurança e a melhoria de performance dos processamentos das operações criptográficas dessas operações. Testes realizados pelo Banco Central comprovaram um ganho de performance significativamente alto quando o processamento criptográfico é repassado para o HSM.

O Sistema de Pagamento Instantâneo seguirá padrões diferentes do Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB). Os HSMs da DINAMO Networks farão a guarda das chaves de criptografia assimétricas, utilizadas para as assinaturas digitais das transações. Toda operação será criptografada e guardada internamente no HSM DINAMO. Que com o seu sistema de segurança lógica e física torna protegido os dados contra roubo.

Marco Zanini – CEO da Dinamo Networks Foto: Crypto ID

Para o especialista em segurança digital e CEO da DINAMO, Marco Zanini, com o novo modelo de pagamento, Bancos e Fintechs otimizarão seus modelos de negócios. “Com processos mais ágeis e seguros todo o mercado e consumidores serão beneficiados com esse avanço tecnológico”, afirma Zanini.

O executivo explica que os HSMs DINAMO possuem nativamente o módulo de autenticação forte (One Time Password – OTP), possibilidade acima de 4 mil transações por segundo, guarda de milhares de chaves no equipamento, além de realizar a criptografia de dados, que atende a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Todas essas “features” são necessárias e agregam valor para as empresas do mercado financeiro.

Na prática, para realizar um pagamento instantâneo, o cliente deverá cadastrar na base de dados do Banco Central, uma única vez, seus dados pessoais e bancários. Para os acessos posteriores ao sistema, o usuário deverá inserir o número do seu CPF. Para isso, será necessário utilizar um smartphone com acesso à internet, ter conta em uma instituição financeira e o aplicativo de Pagamento Instantâneo.

Já os estabelecimentos comerciais precisão somente do código de identificação, QR Code, para que os clientes realizem a leitura por meio de seus celulares. O código conterá todas as informações para a transferência instantânea dos recursos.

O Banco Central será o desenvolvedor, o operador e o gestor da base de dados única e centralizada de endereçamento do ecossistema. Essa base de dados armazenará as informações das chaves ou apelidos que servem para identificar as contas transacionais dos usuários recebedores de maneira intuitiva e simplificada, permitindo que o usuário pagador utilize informações que ele já possui sobre o usuário recebedor para iniciar o pagamento.

Atualmente mais de 35 países ao redor do mundo já utilizam o modelo de pagamento instantâneo. Um exemplo é a China, que já usa essa forma de pagamento, por meio dos aplicativos AliPay e WeChat Pay. O AliPay com mais de 100 milhões de transações diárias e mais de 520 milhões de usuários, responde por 70% dos pagamentos móveis na China.

O Banco Central já divulgou o cronograma de ações para o início das operações do Pagamento Instantâneo. Todos os testes serão iniciados em meados de 2020 e entrará em operação até Novembro de 2020.

O contrato com a DINAMO Networks para a aquisição dos HSMs foi assinado em novembro. Os appliances garantirão confidencialidade, integridade e segurança de informações de milhares de transações por segundo operadas pelo Banco Central.

DINAMO é selecionada pelo Banco Central – Ouça

DINAMO Networks e GoLedger selam parceria e laçam solução em Blockchain com HSM, LGPDGo – Ouça

A evolução e resistência aos Certificados Digitais – Por Marco Zanini