O crescimento de IoT em um mundo cada vez mais conectado: do controle por voz até cidades inteiras conectadas
19 de maio de 2021Por José Renato de Mello Gonçalves
Dispositivos antecipadas pelo comando do assistente de voz, utilizam a Internet das Coisas (IoT), ganharam espaço e se tornaram uma tendência em ascensão
“Quais são as minhas reuniões agendadas para hoje?”. Essa e outras frases, antecipadas pelo comando do assistente de voz, se tornaram rotina para muitas pessoas.
Desde que a sociedade precisou passar mais tempo dentro de casa, dispositivos que utilizam a Internet das Coisas (IoT), como Alexa, Google Home, entre outros, ganharam espaço e mostraram que essa tecnologia é uma tendência em ascensão.
Em um mundo cada vez mais digital em que vivemos, o IoT tem se expandido rapidamente. A expectativa é que, até 2022, 18 bilhões de dispositivos estejam conectados.
Iluminação, fechaduras e até mesmo geladeiras inteligentes são apenas alguns exemplos de itens que já existem. No entanto, a integração domiciliar depende de um grande investimento em tecnologias para aprimorar assistentes virtuais, a capacidade de conectividade e a troca de informações com aplicativos IoT centralizados.
A tecnologia é tão eficiente para a atualidade que, segundo uma reportagem do Valor Econômico, em 2013, a taxa de erro das palavras em reconhecimento de voz era de 23%, um número considerado alto para que a funcionalidade pudesse ser considerada um sucesso.
Com todos os aprimoramentos feitos até agora, esse número não chega a 5%, dizem os especialistas. E, embora no Brasil, esse tipo de tecnologia ainda não seja tão acessível, devido ao alto investimento para transformar a residência inteira em uma casa inteligente, profissionais de TI têm se dedicado a oferecer aos usuários e consumidores uma boa experiência, levando em conta a capacidade dos dispositivos em entender o idioma falado.
Conectividade e integração para além dos muros, a inovação do IoT
A praticidade das inovações que permitem uma conexão entre dispositivos já começou a ser pensada para fora das casas. Essa inovação é tão abrangente que é capaz de trazer uma integração em um nível muito maior do que se pode imaginar.
Pensando nisso, a Orange aceitou o desafio de projetar a ‘Nova Capital Administrativa’ inteligente do Egito, que fica a 45km de distância do Cairo, e que vai contar com tecnologias avançadas para integração e conexão de processos.
A conectividade IoT complementa e adapta necessidades de diferentes segmentos de negócios, fazendo com que os projetos possam oferecer novas maneiras de uso.
Uma das grandes vantagens dessa tecnologia é a redução de custos e melhoria da produtividade por meio da otimização de processos, além de ser capaz de gerar novas fontes de receita através de novas ofertas e modelos de negócios, aumentando a fidelização dos clientes e, ainda, o aumento da conformidade regulatória de proteção de dados em decorrência do monitoramento remoto.
Existe, ainda, um gigantesco potencial que pode ser explorado pelas corporações em relação a essa tecnologia. Com tantas possibilidades, que passam por simples inovações dentro de casa, ou até mesmo cidades inteiras conectadas e gerenciadas.
Podemos apostar que esse recurso, tão explorado nos últimos tempos, terá um crescimento exponencial. Por isso, fica a reflexão: o que mais ainda pode ser conectado? Para mim, o limite está relacionado a capacidade da criatividade humana… então a pergunta seria, qual o limite para nossa criatividade?
Sobre a Orange Business Services
A Orange Business Services é uma empresa de serviços digitais, originalmente operadora de redes, e a divisão corporativa global do Grupo Orange. Ela conecta, protege e inova com empresas de todo o mundo, para apoiar o crescimento sustentável dos negócios.
Aproveitando sua experiência em conectividade e integração de sistemas em toda a cadeia digital, a Orange Business Services está preparada para oferecer suporte a negócios globais, com soluções como redes definidas por software, serviços multicloud, gestão de dados e IA, serviços de mobilidade inteligente e segurança cibernética.
Isso agrega segurança às empresas em todos os estágios do ciclo de vida dos dados, de ponta a ponta, desde a coleta, transporte, armazenamento e processamento à análise e compartilhamento.
Com as empresas buscando cada vez mais inovação, a Orange Business Services coloca seus clientes no centro de um ecossistema colaborativo e aberto. Isso inclui seus 27.000 funcionários, os ativos e a experiência do Grupo Orange, seus parceiros de tecnologia e negócios, além de um conjunto de startups cuidadosamente selecionadas.
Mais de 3.000 empresas multinacionais, bem como dois milhões de profissionais, empresas e comunidades locais na França, confiam nos serviços da Orange Business Services.
A Orange é uma das principais operadoras de telecomunicações do mundo, com receita de 42 bilhões de euros em 2019 e 253 milhões de clientes em todo o mundo, em 30 de junho de 2020. A Orange está listada na Euronext Paris (ORA) e na Bolsa de Valores de Nova York (ORAN).
Em dezembro de 2019, a Orange apresentou seu novo plano estratégico “Engage 2025”, orientado pela responsabilidade social e ambiental. Acelerando em áreas de inovação, como serviços B2B, dados e Inteligência Artificial, o Grupo Orange se posiciona como um empregador atraente e responsável.
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