Depois de causar alguns problemas à Microsoft por conta do “Project Web” que visa deixar a internet mais segura, o Google lançou uma nova iniciativa que dessa vez terá o apoio de seu rival de mercado.
Chamado de “trusted source”, o programa criado pela empresa visa reduzir a quantidade de falsos-positvos dos anti-vírus eu prejudicam diretamente o sistema operacional do Windows.
Os Falsos Positivos, para quem não sabe, acontecem quando o anti-vírus acusa um programa ou arquivo de ser malicioso sem que ele realmente seja. Isso prejudica o funcionamento dos computadores e os impedem de serem ligados em alguns casos.
O objetivo do programa então, é criar um catálogo para que os desenvolvedores confiáveis possam compartilhar seus arquivos e sejam marcados como seguros. Com isso as empresas que são notificadas de maneira errônea pelos anti-vírus recebem uma notificação e podem tomar as providências necessárias.
Para apresentar o projeto, o Google listou uma série de problemas que acontecem nos casos de Falso-Positivo apenas para os usuários. São eles:
– Os usuários não conseguem usar seus programas e com isso os negócios dos desenvolvedores são afetados;
– As equipes de suporte são sobrecarregadas devido ao falso problema;
– Usuários podem ser incapacitados de terminar tarefas;
– A imagem das empresas de segurança pode ficar seriamente comprometida;
A explicação para o apoio da Microsoft vai além dos interesses em segurança, já que o projeto é advindo da ferramenta VírusTotal comprada em 2012 de forma quase independente, por isso o envolvimento direto de sua concorrente.