Você já ouviu falar em internet Li-Fi? Transmitida por luz, esse tipo de transmissão da internet começou a ser explorada em meados de 2011 como uma sugestão para substituir o Wi-fi.
Embora não apresente grandes avanços usuais desde então, pesquisadores da universidade de Oxford, divulgaram essa semana uma estudo em que mostram como conseguiram atingir a incrível velocidade de 224Gbps através de uma conexão bi-direcional por ondas de luz.
Considerado um grande feito, esse tipo de tecnologia ainda da seus primeiros passos e está longe de ser comercializada como estamos acostumados com o wi-fi, porém o teste permitiu conhecer a fundo o nível de velocidade que podemos alcançar.
De acordo com estudos realizados pelo Consórcio Li-fi, esse tipo de tecnologia quando desenvolvida e pareada com as conexões sem fio atuais atingiriam uma velocidade muito superior a de 600 mbps que temos hoje.
A principal diferença entre o Li-fi e o Wi-fi, é que a primeira utiliza ondas de luz tanto infra-vermelhas como comuns para transmitir o sinal de internet, diferente da atual que é movida por ondas de rádio. Isso representa confiança àqueles que se interessam por segurança na internet, já que seu campo de “atuação” nesse caso é delimitado.
De acordo com os especialistas, a agilidade da internet alcançada no teste permitiria transmitir em um segundo 18 arquivos de 1,5 GB. Se comercializada isso representaria maior comodidade e otimização de processos, além de permitir que a internet chegasse a todo ponto com suporte para iluminação led, o que levaria a comunicação a outros pontos do planeta.