Últimas notícias

Fique informado
Edward Snowden está pronto para voltar para os EUA

Edward Snowden está pronto para voltar para os EUA

4 de março de 2015

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Snowden: Spy Agencies ‘Screwed All of Us’ in Hacking Crypto Keys

NSA whistleblower Edward Snowden didn’t mince words during a Reddit

24 de fevereiro de 2015

Nicholas Cage viverá Snowden nos cinemas

Depois do documentário sobre a vida de Edward Snowden ter

23 de fevereiro de 2015

Edward Snowden recebe o “Nobel Alternativo”

Ao receber Nobel alternativo, Snowden defende sociedade mais aberta e

2 de dezembro de 2014

Snowden: Segurança Cibernética dos EUA coloca outros países em risco

Um programa de segurança cibernética dos Estados Unidos, batizado MonsterMind,

14 de setembro de 2014

Entrevista de Edward Snowden ao Fantástico

‘Se o Brasil me oferecer asilo, aceito’, diz Edward Snowden Edição

2 de junho de 2014

O mais ilustre ex-agente da agência nacional de segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, está pronto para voltar para casa. Essa é a afirmação dada por seu advogado russo, Anatoly Kucherena, em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (3).

De acordo com Kucherena, isso acontecerá mediante a algumas condições, “Snowden está pronto para voltar aos Estados Unidos, mas com a condição de que lhe será dada a garantia de um processo legal e imparcial”, diz o advogado.

O ex-agente vive na Rússia desde 2013 quando divulgou à imprensa informações de segurança nacional a respeito de espionagem cibernética dos EUA. O país comandado por Vladimir Putin ofereceu asilo ao denunciante até Agosto de 2014, estendendo seu prazo de permanência no país por três anos após a data ter expirado.

Em 2013 foi divulgada uma carta escrita pelo procurador geral Eric Holder, em que foi anunciado que Snowden não teria que enfrentar pena de morte caso voltasse a território nacional, porém o advogado do ex-agente diz que precisa também de garantias de um julgamento justo. “Eles garantem que Snowden não será executada, não que ele vai receber um julgamento justo, afirma Kucherena.

Para Jesselyn Radack, um dos consultores jurídicos americanos de Snowden, a afirmação de Kucherena ecoa o que eles dizem a muito tempo. Caso Snowden voltasse seria passível que fosse enfrentar acusações com o mesmo fervor das denúncias de espionagem da Primeira Guerra Mundial. “Snowden voltaria para os Estados Unidos para um tipo de barganha que o general Petraeus recebeu”, disse Radack.

O consultor referia-se ao caso do ex general David Petraeus que admitiu passar informações oficiais do governo a sua amante enquanto liderou a Agência Nacional de Segurança.

Não é a primeira vez que Snowden diz publicamente que deseja voltar para os EUA. Em entrevista à Brian Williams da NBC em maio de 2014, ele expressou o desejo de voltar, mas não para “entrar em uma cela de prisão para servir como um mau exemplo, e sim para ser modelo para outras pessoas que vêem algo acontecer a respeito da violação à constituição”, disse.

A história de Edward Snowden já foi retratada pela mídia incansavelmente e chegará aos cinemas com um filme baseado no livro escrito por seu advogado,  Anatoly Kucherena. O longa terá no elenco nomes como Nicholas Cage e Joseph Gordon -Levitt.