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Usar inteligência artificial para atender o cliente deixou de ser opcional

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O cliente busca cada vez mais soluções completas, rápidas e otimizadas para qualquer problema a todo momento

A inteligência artificial não é um conceito novo. Há bastante tempo a tecnologia está presente em diversos setores, e já vem resolvendo diversos problemas da sociedade e facilitando o cotidiano. No atendimento ao cliente, a IA é essencial para aprimorar a experiência do cliente, ao passo que a IA Conversacional é o que separa uma experiência humanizada de um atendimento robótico.

Por meio dela, o modelo de atendimento se torna mais ágil, permitindo que a empresa tenha mais facilidade e eficiência no processo. Os assistentes virtuais ou chatbots são excelentes facilitadores, sobretudo, no primeiro contato com o cliente para aquisição dos dados que auxiliam na busca do cadastro e para compreender a complexidade da situação. Isso faz com que as soluções sejam apresentadas ao consumidor em poucos minutos ou até mesmo segundos.

Cada vez mais familiarizados com a tecnologia e com o imediatismo que ela proporciona, consumidores exigem resoluções rápidas, personalizadas e um maior controle das gestões para uma experiência satisfatória.

Fernando Géa, Country Manager Brasil da Aivo

Segundo Fernando Géa, Country Manager Brasil da Aivo, empresa de Inteligência Artificial Conversacional focada na experiência do cliente, integrar a IA ao processo de atendimento ao cliente deixou de ser opcional. “Esta tecnologia possibilita a customização de produtos, ganho de produtividade e auxilia na tomada de decisões. As empresas precisam compreender que, atualmente, o principal ponto de contato do cliente para com as marcas está, em maior ou menor escala, mediado pela IA”, afirma.

Abaixo, o especialista listou os principais ganhos que a IA Conversacional promove para a experiência do cliente, confira:

Atendimento eficiente a qualquer hora

Não existe nada mais frustrante do que esperar horas para resolver um problema, explicar a mesma questão várias vezes ou ter que deduzir a disponibilidade de um produto. A IA Conversacional além de fornecer respostas rápidas, otimizadas e em qualquer horário do dia para o cliente, promove interações modernas, instantâneas e eficazes. Ou seja, a funcionalidade oferece a resposta exata de uma maneira mais resolutiva, simples e com poucas perguntas. 

Essa percepção de suporte rápido e constante é fundamental para a experiência do cliente. Ao sentir-se devidamente atendido, o consumidor se aproxima da empresa, criando um sentimento de lealdade e fidelização. Por isso, a IA Conversacional quando bem implantada pode ser a peça-chave para o sucesso do negócio, ou seja, para torná-lo referência no mercado”, afirma Fernando.

Automatização do atendimento

A automatização do atendimento permite, principalmente, otimizar o tempo dos clientes. A IA Conversacional atua para oferecer uma experiência mais humanizada e menos robótica, o que impacta diretamente na jornada de compra do consumidor do início ao fim.  

Diante do novo consumidor, o segredo está na experiência, por isso os chatbots são desenvolvidos para se adaptar às reais necessidades e personalidades de cada cliente. “Frequentemente nos deparamos com bots que não conseguem responder a interações complexas ou que não são resolutivos de maneira natural e fluente. Isto acontece justamente porque nem todos funcionam com IA Conversacional”, explica o executivo.

A tecnologia busca conduzir com fluência as diversas etapas do atendimento ao cliente. Capaz de compreender emojis, mensagens de voz, erros de digitação e regionalismos, o foco é fornecer uma solução que atende mais clientes em menos tempo, sempre de forma otimizada, sem interrupções e por meio de diversos canais.

Monitoramento da satisfação do cliente 

Obter métricas em tempo real e dispor de relatórios e estatísticas sobre a satisfação dos consumidores, é indispensável para um atendimento centrado no cliente. Os dados auxiliam na tomada de decisões dos negócios, ao fornecer informações valiosas que permitem conhecer melhor o público-alvo e oferecer o que estes realmente buscam. 

Entender o cliente e oferecer um produto ou serviço de acordo com as suas necessidades, é uma das principais vantagens competitivas do mercado. A integração da IA fornece respostas adequadas a cada usuário de maneira empática, além de recomendar produtos baseados nas preferências de cada um. Quanto mais personalizado for o atendimento, maiores são as possibilidades de transformar prospects em clientes”, conclui Fernando.

Sobre a Aivo – Uma empresa global fundada em 2012 na Argentina, especializada em soluções de inteligência artificial aplicadas ao atendimento ao cliente para o segmento empresarial. Até o momento, possui mais de 200 clientes e mais de 300 milhões de interações com usuários. Atualmente está presente em 22 países da América do Norte, América do Sul e Europa.

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