Os robôs são programados para coletar estes resíduos, que posteriormente serão descartados de forma responsável
A ClearBot está trabalhando na busca por soluções com projetos de robôs que utilizam inteligência artificial (IA) para identificar diferentes tipos de resíduos plásticos marinhos e coletar informações sobre esses poluentes nos oceanos, protegendo a vida aquática.
A cada ano, cerca de 11 milhões de toneladas de plástico chegam aos oceanos. O material é uma das grande ameaças ambientais e soluções para diminuir a produção e aumentar a coleta e destinação sustentável de plástico são urgentes.
Os robôs são programados para coletar estes resíduos, que posteriormente serão descartados de forma responsável.
“A ClearBot tem uma IA única e tecnologia avançada de machine learning que permitirão e capacitarão governos e organizações de todo o mundo a ampliarem seus esforços de sustentabilidade”, afirma Patricia Liu, diretora da Razer, empresa de produtos para o universo gamer que anunciou uma parceria com a ClearBot no desenvolvimento dos robôs.
“Pedimos a outras startups inovadoras que procurem a Razer em busca de oportunidades de colaboração enquanto nos empenhamos para tornar o mundo um lugar mais seguro para as gerações futuras”, diz Patricia Liu, diretora da Razer
Limpeza inteligência artificial
Engenheiros e designers da Razer estão trabalhando para transformar um protótipo em um produto que possa ser produzido e comercializado em larga escala. Com a parceria, o design do robô evoluiu para um modelo mais inteligente e eficiente.
A nova versão do robe é totalmente automatizada e equipada com recursos de ponta de IA e machine learning. Com estes recursos, o equipamento é capaz de detectar plásticos marinhos em até dois metros de distância mesmo em águas agitadas e coletar até 250 kg de plásticos em apenas um ciclo, funcionando com energia solar.
“Com o novo modelo de robô, estamos confiantes para ampliar nosso alcance globalmente a fim de proteger as águas marinhas, começando com parceiros como os operadores de portos marítimos na Ásia e ONGs que já manifestaram interesse no projeto”, explica Sidhant Gupta, CEO da ClearBot.
Para impulsionar a participação da comunidade, a ClearBot lançou um programa de coleta de dados sobre resíduos plásticos marinhos: é possível enviar fotos de resíduos plásticos marinhos encontrados em águas abertas para o site da ClearBot. A equipe de pesquisa e design irá adicionar essas informações ao banco de dados existente da ClearBot para ajudar a melhorar o algoritmo de detecção de resíduos do robô.
Fonte: Ciclo Vivo
O papel da pandemia para o avanço da Inteligência Artificial nas empresas