Últimas notícias

Fique informado

Novo Google: Avanço com IA desafia a OpenAI

20 de maio de 2024

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Samsung decide desenvolver seu próprio sistema de Inteligência Artificial

Apresentamos o tema Inteligência Artificial – IA, com foco em notícias e artigos voltados para identificação digital e segurança da informação.

10 de abril de 2023

Os recursos do “novo Google” permitirão que os usuários recebam planos específicos, respostas em formato de vídeo e páginas organizadas

Há cerca de 25 anos, o Google surgiu, revolucionando a maneira como pesquisamos e esclarecemos nossas dúvidas. Agora, a gigante das buscas está prestes a redefinir essa experiência mais uma vez.

Nesta semana, durante o Google I/O 2024, a empresa anunciou a integração da inteligência artificial generativa em seu buscador, oferecendo uma nova maneira de apresentar informações personalizadas e aprimoradas automaticamente. Mas o que mudará com a atualização?

“Na versão anterior, o Google não era capaz de responder a perguntas tão complexas e, frequentemente, exigia que o usuário reformulasse a frase para encontrar uma resposta final entre as diversas opções fornecidas. Agora, teremos a capacidade de ser ainda mais precisos em nossas buscas, recebendo informações compiladas de forma semelhante ao que o ChatGPT faz”, explica Erich Casagrande, Líder de Marketing da Semrush, plataforma SaaS especializada em gerenciamento de visibilidade online, e especialista em SEO. 

O especialista exemplifica: “Suponha que você esteja procurando um restaurante italiano que (1) tenha um ótimo macarrão à carbonara, (2) esteja perto de você e (3) seja bem avaliado pelos clientes. No mecanismo de busca convencional, você precisaria realizar pesquisas separadas para encontrar informações que abordassem todas essas nuances. Com o mecanismo de busca integrado ao Gemini, é possível inserir todos esses critérios em uma única frase de pesquisa. Além de economizar tempo, essa atualização é assertiva”

Segundo ele, essa mudança é uma resposta ao sucesso do ChatGPT da OpenAI, que serviu como um alerta para o Google, indicando que é hora de acelerar o ritmo de inovação: “Estamos presenciando uma competição acirrada entre as empresas para oferecer a melhor experiência de busca e interação com a inteligência artificial. O fascinante é que o verdadeiro ganhador dessa competição será o usuário, que terá acesso a tecnologias inovadoras à sua disposição. Para os profissionais de SEO, isso significa a necessidade de se manterem atualizados com as últimas tecnologias e adaptarem suas estratégias conforme o cenário evolui. Estamos testemunhando uma era emocionante de avanços tecnológicos que moldarão o futuro da busca online”. 

Mas as novidades não param por aí. Os demais recursos do “novo Google” permitirão que os usuários recebam planos específicos, respostas em formato de vídeo e até páginas organizadas. “Sem dúvidas, essa é uma das principais atualizações do Google desde a sua criação, lá em 1998. Agora, é aguardar para ver como essas mudanças impactarão a vida dos usuários”, explica Casagrande. 

A nova versão do Google começou a ser disponibilizada esta semana exclusivamente para os usuários nos Estados Unidos. De acordo com a empresa, a atualização será expandida para outros países em breve, embora ainda não tenham sido especificados quais e quando. O objetivo do Google é proporcionar acesso às buscas com IA generativa a mais de 1 bilhão de pessoas até o final de 2024.

Sobre a Semrush

A Semrush é uma plataforma SaaS líder de gerenciamento de visibilidade online que permite que empresas em todo o mundo executem campanhas de otimização de mecanismo de pesquisa, pagamento por clique, conteúdo, mídia social e pesquisa competitiva, obtendo resultados mensuráveis de marketing digital. A empresa oferece insights e soluções para empresas criarem, gerenciarem e medirem campanhas em vários canais de marketing. Com cerca de 108.000 clientes pagantes, a Semrush está sediada em Boston e tem escritórios na Filadélfia, Trevose, Austin, Dallas, Amsterdã, Barcelona, Belgrado, Berlim, Limassol, Praga, Varsóvia e Yerevan.

Planejamento estratégico: qual o impacto da IA na tomada de decisão? 

Supermercados investem em robôs com IA integrada que permite conversas avançadas com os clientes

IOB inova com Inteligência Artificial para mercado contábil

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

CATEGORIAS

Destaques IA Notícias