Últimas notícias

Fique informado

Inteligência Artificial Machine Learning, Computação na Nuvem e 5G serão as tecnologias mais importantes para 2022, mostra pesquisa do IEEE

2 de dezembro de 2021

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Levantamento da maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade aponta que 95% dos especialistas acreditam que IA conduzirá a maior parte da inovação nas indústrias. Para os brasileiros, o setor financeiro é o mais impactado pela tecnologia.

Uma das tecnologias mais citadas por especialistas brasileiros na pesquisa foi a banda 5G, que, na opinião dos entrevistados, deverá trazer grandes benefícios especialmente à telemedicina, incluindo cirurgia remota e transmissões de registros de saúde e ensino e educação em distância

Para Filipe Torres, membro do IEEE e especialista em engenharia de sistemas eletrônicos e automação da Universidade de Brasília (UnB), a Inteligência Artificial “é o setor da tecnologia que está mais em alta no mundo hoje, devido às diversas aplicações”.

Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Computação na Nuvem e 5G serão as tecnologias mais importantes para o ano que vem, na opinião de líderes globais de tecnologia dos Estados Unidos, Reino Unido, China, Índia e Brasil. Este é o resultado da pesquisa O Impacto da Tecnologia em 2022 e Além: um Estudo Global do IEEE, realizado pelo Instituto dos Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade, entre os dias 8 e 20 outubro de 2021.

O estudo envolveu 350 diretores de tecnologia, diretores de informação e diretores de TI. Um em cada cinco especialistas (21%) apontaram a IA e Machine Learning como os principais destaques tecnológicos para 2022. Computação na nuvem (20%) e a banda 5G (17%) também foram citadas. E 95% deles concordam – incluindo 66% que concordam fortemente – que a IA conduzirá a maior parte da inovação em quase todos os setores da indústria nos próximos 5 anos.

Para Filipe Torres, membro do IEEE e especialista em engenharia de sistemas eletrônicos e automação da Universidade de Brasília (UnB), a Inteligência Artificial é uma área considerada nova e com muito ainda a ser descoberta. “É o setor da tecnologia que está mais em alta no mundo hoje, devido às diversas aplicações. No Brasil, vejo que IA pode ser aplicada na área de saúde e educação, impactando treinamentos, classificações, metodologias e simulações dessas áreas.”

Pesquisa no Brasil. Os líderes brasileiros em TI, entrevistados pelo IEEE, acreditam que o setor de serviços financeiros (54%), seguido por entretenimento (48%) e manufatura (44%) foram as três áreas mais impactadas pela tecnologia em 2021. Para 64% deles, o crescimento tecnológico será incontrolável nos próximos anos. E 48% acreditam que, nos próximos 10 anos, metade ou mais do que é feito por humanos será aprimorado por robôs.

Banda 5G. Uma das tecnologias mais citadas na pesquisa foi a banda 5G, que deve chegar ao Brasil em meados no ano que vem. Quando perguntados quais das seguintes áreas o 5G mais beneficiará no próximo ano, os líderes de tecnologia apontaram:

  • telemedicina, incluindo cirurgia remota e transmissões de registros de saúde (24%)
  • ensino e educação em distância (20%)
  • comunicações pessoais e profissionais do dia a dia (15%)
  • entretenimento, esportes e transmissão de eventos ao vivo (14%)
  • fabricação e montagem (13%)
  • transporte e controle de tráfego (7%)
  • redução de carbono e eficiência energética (5%)
  • agricultura (2%)

Dispositivos conectados. Como resultado da mudança para o trabalho híbrido e a pandemia, mais da metade (51%) dos entrevistados afirmam que o número de dispositivos conectados aos seus negócios – como smartphones, tablets, sensores, robôs, veículos e drones –, aumentou até 1,5 vezes. Para 42% dos entrevistados o número de dispositivos aumentou mais de 1,5 vezes. 

No entanto, as perspectivas divergem globalmente quando perguntados sobre o gerenciamento destes dispositivos: 78% na Índia, 64% no Brasil e 63% nos EUA concordam que o crescimento dos dispositivos será incontrolável, enquanto uma grande parcela na China (87%) e pouco mais da metade (52%) no Reino Unido discordam. 

Para saber mais sobre o estudo e o impacto da tecnologia em 2022, visite https://transmitter.ieee.org/impact-of-technology-2022/.

Sobre a Pesquisa

“O Impacto da Tecnologia em 2022 e Além: um Estudo Global do IEEE” entrevistou 350 CIOs, CTOs, diretores de TI e outros líderes de tecnologia nos EUA, China, Reino Unido, Índia e Brasil em organizações com mais de 1.000 funcionários em vários setores do setor, incluindo serviços bancários e financeiros, bens de consumo, educação, eletrônica, engenharia, energia, governo, saúde, seguros, varejo, tecnologia e telecomunicações. Os levantamentos foram realizados de 8 a 20 de outubro de 2021.

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Por meio de suas relevantes publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais e educacionais, o IEEE é a voz confiável em uma ampla variedade de áreas que vão desde sistemas aeroespaciais, computadores e telecomunicações até engenharia biomédica, energia elétrica e eletrônica de consumo. Saiba Mais.

Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!