Últimas notícias

Fique informado

IA e Machine Learning são prioridades para os CIOs brasileiros, diz estudo da Lenovo 

1 de agosto de 2023

Spotlight

Doc9 lança Guia Prático de Prompts para ChatGPT no Jurídico: Como Maximizar a Eficiência com a Inteligência Artificial

Para obter os melhores resultados com o ChatGPT no contexto jurídico, siga as dicas importantes do Guia Prático de Prompts da doc9.

28 de maio de 2024

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada da Cibersegurança?

A inteligência artificial é fundamental para a cibersegurança e pode ajudar empresas a estarem melhor preparados para ataques hackers

28 de julho de 2023

Algoritmos levarão a melhor sobre a opinião humana, projeta Daniel Kahneman

No encerramento do FEBRABAN TECH 2023, vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman diz que a inteligência artificial vai superar os humanos na tomada de decisões, mas pode demorar décadas para isso acontecer

28 de julho de 2023

O gargalo da Inteligência Artificial no setor financeiro brasileiro

A Inteligência Artificial para fins de análise de crédito e motores de recomendação ainda estão evoluindo lentamente no setor financeiro

15 de dezembro de 2022

IA e Machine Learning estão mudando o ambiente de tecnologia para os CIOs no Brasil mais do que em qualquer outro país

IA e Machine Learning estão mudando o ambiente de tecnologia para os CIOs no Brasil mais do que em qualquer outro país: 95% dos CIOs brasileiros identificam os desenvolvimentos de AI/ML como tendo impacto significante na maneira como utilizam tecnologia no ambiente de trabalho, contra 81% de CIOs globais.

Porém, a maioria deles (88% no Brasil e 83% globalmente) se preocupam com a possibilidade de não ter recursos suficientes para investir eficazmente em inovação para a infraestrutura de TI da sua organização 

Uma pesquisa anual global com CIOs1 realizada pela Lenovo revela que Inteligência Artificial e Machine Learning (ML) estão entre as prioridades mais urgentes dos CIOs brasileiros, com menção de 45% das pessoas entrevistadas.

Além disso, o estudo também mostrou que, para os chefes de tecnologia das organizações brasileiras, IA e Machine Learning estão tendo impacto significante na maneira como utilizam tecnologia no ambiente de trabalho (95%), afirmação maior do que em qualquer país, uma vez que a média global ficou em 81%.

Apesar disso, sete em cada dez CIOs brasileiros estão enfrentando dificuldades para adoção dessas tecnologias, com 71% apontando AI e ML como um desafio. As lideranças de TI também elencaram Segurança Cibernética (54%) e Privacidade dos Dados (38%) como prioridades.

“Considerando o foco em tecnologias de ponta, como IA, existe uma lacuna evidente que os parceiros de soluções de TI, como a Lenovo, podem ajudar a preencher. A capacidade de projetar e fornecer uma ampla variedade de soluções de hardware para a borda e para a nuvem, e alimentadas por IA, não apenas simplifica as operações do dia a dia, mas também capacita as organizações para inovarem com agilidade e maximiza a sua pilha de tecnologia para concretizarem suas ambições de negócios”, declarou Ken Wong, Presidente do Lenovo Solutions and Services Group

Adversidades econômicas e dificuldades de orçamento desafiam CIOs 

A pesquisa mostrou, ainda, que diante das adversidades econômicas e orçamentos restritos, os CIOs do Brasil (88%) e de todo o mundo (83%) estão preocupados com o fato dos orçamentos serem insuficientes para investir adequadamente na inovação e na transformação digital, e quase a metade dos CIOs (49% no Brasil e 48% no mundo) afirmaram estar “extremamente” ou “muito” preocupados.

Ao passo que novas tecnologias emergem cada vez mais rápido e escolhas devem ser feitas para manter o progresso tecnológico diante da carência de recursos, 43% dos CIOs no Brasil (48% globalmente) têm maior probabilidade de priorizar a inovação em novas tecnologias em vez de otimizar a sua atual pilha tecnológica.

Há muito em jogo, e 65% dos CIOs brasileiros (60% globais) relatam que um congelamento nos investimentos em inovação impactaria seus negócios de imediato ou dentro de semanas na automação comercial, transformação do modelo de negócios, data analytics e iniciativas ESG (ambientais, sociais e de governança).

Além disso, 45% dos CIOs do país não consideram suas organizações suficientemente resilientes, número maior do que os 33% ao redor do mundo.

“O trabalho do CIO nunca foi tão desafiador, e as descobertas indicam que eles estão assumindo riscos cada vez maiores em resposta. Quanto mais complexo for o cenário tecnológico, mais desafiador será para o CIO implementar a transformação digital por toda a organização e priorizar iniciativas e investimentos que trarão bons resultados comerciais”, afirma Wong.

No entanto, novas formas de adquirir tecnologia têm surgido na tentativa de mitigar gastos desnecessários, como as ofertas “as a Service” (aaS).

A implementação de soluções aaS simplifica e otimiza o gerenciamento das soluções, permitindo que os líderes de TI se concentrem na inovação e sejam mais ágeis para atender as necessidades das suas organizações que mudam constantemente.

Um modelo de consumo pay-as-you-go – da compra à implementação e da gestão da infraestrutura ao hardware e licenciamento – empodera os CIOs e os times de TI para focar em inovações ou em imperativos mais estratégicos, um benefício que a maioria dos CIOs reconhece.

A grande maioria (92%) dos CIOs ao redor do mundo está considerando a possibilidade de adicionar novas soluções aaS às suas pilhas tecnológicas ao longo dos próximos dois anos.

A ideia é apoiada por 71% dos CIOs que declararam que entre 11% e 50% da sua TI atualmente é entregue em uma base aaS. Software aaS, infraestrutura aaS e dispositivos aaS são citados por mais da metade dos CIOs como muito mais ou um pouco mais utilizados que no ano anterior.

O estudo completo está disponível em TechToday.

Sobre o Estudo Global de CIOs 2023 da Lenovo 

O trabalho de campo para este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa quantitativa em março de 2023, com um total de 682 CIOs globais.

A amostra da pesquisa compreendeu um número quase igual de entrevistados de cada mercado: Brasil, China Continental, Alemanha, Hong Kong RAE, Índia, Japão, Cingapura, Reino Unido e Estados Unidos. Entre os respondentes estão CIOs de empresas e organizações com no mínimo 250 funcionários.

Sobre a Lenovo 

A Lenovo (HKSE: 992) (ADR: LNVGY) é uma potência global da tecnologia avaliada em US$ 62 bilhões, ocupa a 171ª posição no ranking da Fortune Global 500, possui 77 mil funcionários no mundo e atende a milhões de clientes todos os dias em 180 mercados.

Com foco na ousada visão de entregar tecnologias mais inteligentes para todos, a Lenovo ampliou seu sucesso como a maior fabricante de PCs do mundo e expandiu-se para outras áreas em crescimento que promovem o avanço das tecnologias da ‘Nova TI’ (cliente, borda, nuvem, rede e inteligência), inclusive servidores, armazenamento, mobile, software, soluções e serviços.

Essa transformação, juntamente com as inovações da Lenovo capazes de mudar o mundo, está construindo um futuro mais inclusivo, confiável e inteligente para todos, por toda parte. Para mais informações, visite o site da Lenovo e leia sobre as últimas notícias no nosso StoryHub.

Especialista explica como a inteligência artificial e a tecnologia podem ser aliados das empresas na adaptação ao ESG

A Inteligência Artificial pode ser uma grande aliada da Cibersegurança?

Inteligência Artificial impulsiona a experiência do cliente com chatbots e avatares interativos em holografia

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!

CATEGORIAS

Destaques IA Mercado