Preços no Natal podem ficar mais atrativos com uso de Inteligência Artificial
21 de dezembro de 2022É o momento de atuar estrategicamente definindo os produtos que são alvo da promoção de Natal e os que não são
Por Ricardo Ramos
O Natal está bem próximo. Trata-se da data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro. Nas ruas, as lojas físicas já estão enfeitadas e o e-commerce entrou na onda para atrair compradores.
É o momento para faturar bastante, pois nessa época do ano as pessoas estão mais dispostas a gastar, mas, nunca esquecendo, de obter rentabilidade.
A dificuldade, no entanto, é ter um preço assertivo e possuir um estoque de tamanho adequado para atender a alta demanda e, claro, vender bem, sem que haja rupturas daqui até o dia 25, ou muitos itens remanescentes.
Uma equação difícil e que pode ser resolvida com o uso de soluções de pricingbaseadas em inteligência artificial (IA).
Para quem não sabe, a Inteligência Artificial faz mais do que sugerir preços de vendas. Ela usualmente carrega dados de um período de até dois anos, analisa diversas variáveis internas e externas da empresa, e aprende com base na movimentação e informações diárias e toma decisões de acordo com metas estabelecidas pelos gestores.
Para tanto, o varejista usuário da solução de pricing, cuja tecnologia é baseada em IA, precisa apenas estipular as variáveis que fazem sentido para o seu modelo de negócio e que serão trabalhadas pela IA.
O uso de Inteligência Artificial é muito relevante para as estratégias de pricing das companhias, mas em momentos de campanhas de vendas acirradas, como no Natal, ela pode ser uma grande aliada na maximização do resultado da companhia.
É o momento de atuar estrategicamente definindo os produtos que são alvo da promoção de Natal e os que não são.
Isso porque os preços dos produtos que são alvo da campanha, anunciados em TV, rádio, internet, etc não devem nunca ser mexidos.
Isto é muito relevante e está intrinsecamente ligado com a percepção da marca, com o reconhecimento de valor do produto e também com o “funcionamento correto” da campanha de Natal.
É importante honrar com o que foi prometido e comunicado ao consumidor. Se foi anunciado um preço X, um desconto Y, isso tem de se manter inalterado, com muitas ou poucas vendas durante a data.
Este olhar estratégico para os produtos alvo da campanha de Natal é favorecido pelas soluções de Inteligência Artificial aplicadas ao pricing, uma vez que apesar de a IA ser autônoma, ela não é uma caixa preta.
Ela tem simuladores que trazem uma série de variáveis que podem ser analisadas. Assim, o gestor pode usá-los algum tempo antes do Natal para fazer diversas simulações e previsões com os produtos definidos para serem o atrativo durante a campanha e cujos preços não podem ser mudados.
Assim, é possível entender qual dos resultados será melhor para a estratégia de vendas e colocá-los em prática.
Além disso, a IA usa uma quantidade gigantesca de dados e terá acesso ao histórico do Natal anterior. Com isso conseguirá ver quais são as variáveis que têm impacto na data e fazer o planejamento de usar essa informação de forma estratégica.
Os produtos alvo da campanha são os atrativos para que haja demanda no site ou na loja física. Contudo, há os ítens que não estão com destaque na grande mídia. Esses sim podem ter seus preços alterados.
São usualmente produtos long tail ou, traduzindo, de cauda longa. Nesse caso, o lojista aproveita a demanda que está acessando o site ou loja física impulsionado pelo Natal.
Nesse momento, o consumidor já estando “dentro da loja” tende a fazer mais buscas e está exposto a outras oportunidades de venda.
Ai sim, este tipo de produto pode e deve ter precificação dinâmica e ser alvo do trabalho da Inteligência Artificial durante toda a campanha de Natal.
Vale ressaltar que neste caso o preço não será determinado no modo automático de otimização, que é quando a IA controla diversas variáveis simultaneamente (cobertura de estoque, margem, faturamento, demanda, entre outras).
Para eles, durante o evento, deve ser usado um modo específico de otimização, por exemplo, especificar que no Natal a meta é maximizar o faturamento desses produtos específicos.
Assim, a IA desconsidera a otimização de estoque e passa a considerar o máximo em vendas até o estoque acabar.
Como vemos, a inteligência artificial se torna uma excelente resposta para a gestão estratégica e tática do pricing em empresas dos mais diversos setores durante o Natal, de forma a maximizar os seus resultados.
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